domingo, 2 de janeiro de 2011

Timbaúba dos Batistas

Giro Turístico


Timbaúba é o nome de uma árvore cujo fruto produz uma espécie de espuma, às vezes utilizado como sabão.


Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-de-açúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

Localização

Está localizado na microrregião do Seridó Ocidental ou zona homogênea de Caicó. Sua área territorial total é de 135 km², o que equivale a 0,27% do território estadual.

População

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 2.189 habitantes.

A Corrida de Jegues

A tradicional corrida de jegues acontece nos dias 6 e 7 de Setembro, dia da Independência, e reúne corredores de todo o Nordeste do Brasil. A festa já está inserida no calendário turístico do Rio Grande do Norte e é promovida pela Prefeitura Municipal. Estima-se que nos dois dias cerca de 30 mil pessoas visite Timbaúba dos Batistas.

As Bordadeiras

As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, possuem o reconhecidamente nacional pela alta qualidade de seus trabalhos. Elas foram as responsáveis pelas toalhas que ornaram a mesa de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, em sua visita de 2007 ao Brasil. Suas peças ganharam o mundo, nas mãos de turistas que vêm ao Brasil. Mercados como Recife e Fortaleza, além de Natal, são os grandes consumidores dos seus produtos.

Nenhum comentário: