quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Giro Turístico - Encanto/RN

Cidade do Encanto
Terra de São Sebastião


“É ali o local do Encanto”



O município de Encanto, encravado no Alto Oeste Potiguar, localiza-se na Microrregião de São Miguel, Mesoregião do Oeste Potiguar, Zona do Sertão. Ocupa uma área de 125 km2 e tem a sua população estimada em aproximadamente 4.798 (quatro mil, setecentos e noventa e oito) habitantes, sendo 2.681 (dois mil, seiscentos e oitenta e um) habitantes na Zona Rural e 2.117 (dois mil, cento e dezessete) habitantes na Zona Urbana.

Sua origem é voltada para o folclore, que segundo a lenda, esta servia de passagem aos comboieiros e vaqueiros às demais cidades.

E em uma dessas passagens, um viajante de nome desconhecido, passando por este local com sua carga de algodão, teve como surpresa a visão de uma casa, que nos dias anteriores não constava a sua existência. Com o pressentimento que havia algo estranho, caminhou até a casa com o pretexto de pedir água. Não encontrando ninguém, levou como prova de que ali estivera “Talheres de Ouro”. Chegando a São Miguel, contou o fato aos amigos e mostrou-lhes as referidas provas. Dias depois voltou ao local e constatou que a casa havia desaparecido.

Daí em diante, todos que passavam pelo local do acontecimento, diziam: “É ali o local do Encanto”. Assim nasceu a cidade de Encanto, chão querido e amado por todos.


História Religiosa

Data de 1877, quando houve a grande epidemia de cólera e uma seca muito grande na região. Os senhores José Miguel da Silva e João Antonio da Silva juntos a outras famílias doaram o terreno de mais ou menos 980 m², ao patrimônio de São Sebastião.

As senhoras da família lima fizeram uma promessa a São Sebastião que já era defensor das pestes, fome e guerra. A população foi libertada da doença, pois já havia matado muita gente. Colocaram a imagem de São Sebastião embaixo de uma latada, onde hoje é a casa dos herdeiros do Sr. José Apolônio da Costa. Ali começaram a rezar todas as noites e transformaram a latada numa pequena capela.

A capela tornou-se pequena e construíram uma igreja maior, logo ao lado da anterior porque o terreno era menos acidentado. Em 1905, no paroquiato do Pe. Tertuliano Fernandes foi obtida a licença diocesana e o senhor Joaquim Jerônimo da Silva encarregou-se da construção.

Nenhum comentário: