quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FIES


Saiba mais sobre o Financiamento Estudantil - FIES

Para se inscrever o aluno deve estar regularmente matriculado e atender às exigências do agente financeiro (Caixa). Todas as informações e ficha de cadastro estão disponíveis nos sites do Ministério da Educação - MEC, e do Fies.

O que é Financiamento Estudantil?

O FIES é um fundo criado pelo Governo Federal para financiar o ensino superior a estudantes. O Financiamento Estudantil - FIES veio substituir, com maior eficiência, o Programa do Crédito Educativo.


Quem pode participar?

Todo estudante regularmente matriculado em curso de graduação.


Onde se inscrever?

A inscrição deverá ser feita pela internet. Os candidatos devem acessar a página do MEC, www.mec.gov.br/fies ou www.caixa.gov.br/fies , ir ao ícone FIES e procurar o formulário. O estudante emite o comprovante de sua inscrição e, com ele, vai até o protocolo da sua Unidade, para confirmar sua inscrição.

Obs: Toda informação terá que ser comprovada através de documentação.


Qual o percentual de financiamento?

Até 50% da mensalidade e 75% para os cursos prioritários( graduação tecnológica e Medicina).


Quais as garantias exigidas pelo FIES?

O estudante deve possuir idoneidade cadastral e apresentar fiador com renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade.


Quais as condições exigidas pelo FIES?

Para o candidato selecionado, o financiamento é formalizado mediante contrato de abertura de crédito entre o estudante e o agente financeiro (CEF).


Quanto se pode financiar a mensalidade?

O FIES é um financiamento flexível. Você pode financiar o quanto precisar para estudar O percentual você escolhe no momento da sua inscrição, sendo limitado a 50% ou 75% do valor do semestre do curso escolhido. Esse valor pode ser reduzido no decorrer do curso, se você quiser, e o novo percentual passa a ser o limite máximo para financiamento.


Como são cobrados os juros?

A taxa de juros é fixa e será determinada no ato da assinatura do contrato (6,5% ao ano). Serão cobrados juros de até R$ 50,00, no trimestre, como forma de amortização.


E o financiamento, qual é o prazo para pagá-lo?

A partir da conclusão ou interrupção do curso, o estudante beneficiado pagará, nos primeiros 12 meses de amortização, um valor igual ao da parcela não financiada no semestre imediatamente anterior. Após esse período, o saldo devedor poderá ser parcelado em até uma vez e meia o prazo de utilização do Financiamento Estudantil- FIES.


Quais as obrigações do estudante financiado com o FIES?

Para continuar financiando a sua mensalidade escolar, o aluno deve:


•Estar regulamente matriculado no curso, não podendo se afastar por um período superior a um ano;
•Após ingressar no Fies, ter um bom desempenho acadêmico com, no mínimo, 75 % da aprovação nas disciplinas cursadas;
•Não apresentar restrição cadastral no período da renovação do contrato, inclusive o responsável legal, fiador e cônjuge;
•Estar em dia com as parcelas trimestrais dos juros;
•Comparecer no período a ser fixado pelo MEC para assinar a renovação do contrato (aditamento);

Faça sua inscrição, via internet, através do site www.mec.gov.br ou www.caixa.gov.br


Mais Informações

•www.mec.gov.br ;

•www.caixa.gov.br ;

•fies@sesu.mec.gov.br;

•Fala Brasil 0800 616161;


A partir do primeiro semestre deste ano, o FIES ganha novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano e os candidatos devem ter obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nenhum comentário: