domingo, 2 de janeiro de 2011

Secretaria de Educação


A Secretaria Municipal de Educação tem como função:

• Desenvolver, implementar e zelar pela política de Educação no Município.

• Desenvolver, promover e apoiar programas e eventos difusores da Educação.

• Propor, desenvolver, adotar e adaptar métodos e técnicas capazes de fazer da Educação um processo atraente e acessível a todas as faixas da população.

• Propor inovações e modernizações de valor reconhecido na área da Educação, tornando-a instrumento de conscientização e formação de cidadania.

Em Janduís, a secretaria de Educação passa por um processo de modernização, possui uma das maiores frotas de ônibus da região, que levam os alunos da zona rural até o município. Também sempre está com novos projetos e apoiando a cultura do município.

Janduís ainda não possui faculdade, mas a prefeitura ajuda com o transporte dos alunos para cidades como Caraúbas e Patú. Em Messias Targino a prefeitura apoia aluganda uma pousada em cidades como Campina Grande para os estudantes, seria uma boa ideia caso Janduís também tivesse um projeto parecido.

Em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Janduís está com 3,3 pontos, média abaixo da Nacional, mas acima de muitos municípios potiguares, como o do vizinho Campo Grande que possui 2,7 pontos. Contudo Janduís pode crescer em um ritmo melhor como o de Messias Targino que passou de 2,6 em 2007 para 3,3 em 2009, aumento de 0,7 pontos contra 0,5 de Janduís.

Por Fim, é preciso comentar sobre o IFRN (Instituto de Pesquisa do Rio Grande do Norte) que no estado praticamente todos foram criados com ajuda de Fátima Bezerra, está na hora da Prefeitura de Janduís lutar por projeto grandes que mudem o município. Campo Grande já começou a projetar o IFRN e caso realmente seja construído lá, Janduís perderá todas as chances de possuir alguma instituição federal de ensino durante décadas.

Nenhum comentário: