quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Giro Turístico - São Vicente/RN


O município de São Vicente surgiu às margens do Riacho da Luíza, cujo nome foi dado em homenagem a uma velha índia cariri que habitou na região antes de 1726.
Por ser uma região tradicionalmente agrícola, aproveitada pelos aborígenes em grandes plantações de milho, em determinado momento histórico, mereceu o nome de Milharada dos Gentios.

Em 9 de janeiro de 1719 a região era detalhada em Sesmaria sob a titularidade de Gervásio Pereira de Morais, compreendendo o Riacho das Milharadas dos Gentios e o Riacho de Olho D’água das Pedras, a Serra do Quinqüê e outros toponímios.

Em 1787 a região se apresenta como de propriedade de Domingos Alves dos Santos.

A fundação da municipalidade, todavia, é atribuída a Joaquim Adelino de Medeiros, conhecido por Capitão Cocó e casado com Vicência Maria da Conceição.

A fazenda Luíza, do citado capitão, continha grande, robusta e antiga quixabeira (tombada pela força da natureza em 1958), sob a qual viajantes, comerciantes e moradores reuniam-se, dando incício a um pequeno mercado.

Casas, então, começaram a ser construídas, facilitando, inclusive a vida daqueles que tinham negócios a realizar entre Florânia e Currais Novos.

Uma capela foi erguida, sob o regime de mutirão, em 1898, homenageando São Vicente Férrer.

Em 31 de outubro de 1938, o povoado ao redor daquela quixabeira foi considerado legalmente um Distrito do município de Florânia, chamado São Vicente.

Entretanto, em 1943, o Distrito teve seu nome alterado para Luíza, voltando a ser São Vicente, após cinco anos, e em 11 de dezembro de 1953, torna-se município autônomo do Rio Grande do Norte (Lei Estadual nº 1.030 de 11 de dezembro de 1953).


Ecologia

O Projeto Zuza, juntamente com os colaboradores da Matriz de São Vicente, a padaria Center Pães, a Prefeitura, a Câmara Municipal, Pastoral da Criança, C.A.C., PETI, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores, Lan House, Polícia Civil, Academia Physicus, Emater, Casa das Famílias, Caern e Radio Líder FM, organizaram a partir de 17 de março de 2007 estratégia para conscientização da população acerca do aquecimento global e da necessidade de preservação do meio ambiente. Estima-se que, por dia, 80 sacolas plásticas deixam de ser encaminhadas ao lixo quando trocadas pelas sacolas de pano, gratuitamente, distribuídas entre os fregueses.

Pinturas Rupestres

As inscrições rupestres são uma atração local, com pinturas em rochas abrigadas do sol na cor vermelha, todas elas localizadas no Sitio Piauí, todavia, ainda de difícil acesso por conta de trilhas em matas fechadas e altas serras. O Sítio Arqueológico chama-se Cascata.


Nenhum comentário: