sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff tomou posse como primeira Presidenta da República do Brasil

Dilma Rousseff, economista de 63 anos, tomou este sábado posse como primeira Presidenta da República do Brasil, numa cerimónia celebrada na sala plenária do Congresso, em Brasília.


"Prometo manter e defender a Constituição, cumprir as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unidade, a integridade e a independência do Brasil", leu Rousseff, numa sessão solene conduzida pelo presidente do Senado, José Sarney.

Em seguida, o novo vice-presidente, Michel Temer, um advogado de 70 anos, recitou o mesmo compromisso.

Após a leitura do juramento, Sarney, que foi Chefe de Estado entre 1985 e 1990, declarou Rousseff e Temer como Presidenta e Vice-Presidente do Brasil, respectivamente, para um mandato que termina em 2014.


Elogios a Lula

Na abertura do seu discurso, Dilma Rousseff agradeceu a "ousadia" do povo brasileiro em eleger uma mulher para o mais alto cargo do Executivo, depois de ter escolhido um homem do povo para liderar o País nos últimos 8 anos.

"Esta será a primeira vez que a faixa presidencial cairá no ombro de uma mulher", fez questão de lembrar Dilma, dizendo-se consciente de que recebe a faixa com uma "imensa responsabilidade". "Venho antes de tudo para dar continuidade ao maior processo de afirmação que este Pais já viveu em tempos recentes", afrimou, num primeiro elogio a Lula da SIlva.

"Venho para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a mais rigorosa experiência política da minha vida", acrescentou a presidente brasileira.

O vice de Lula, José Alencar, que está internado em São Paulo, também não foi esquecido: "Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro brasileiro, um incansável lutador, um companheiro que esteve ao lado do presidente Lula por todos esses anos, o vice-presidente José Alencar."

Dilma disse ainda que o governo "resgatou" milhões de brasileiros da pobreza e agora caminha para buscar novas soluções, que têm como fim erradicar a miséria.

A Presidente prometeu ainda controlar a barrar a inflação e fez questão de deixar um aviso: "Não faremos a menor concessão ao protecionismo dos países ricos".

Chuva

Rousseff chegou à sede do Congresso sob chuva que a impediu de fazer o percurso até lá num automóvel descapotável, como é tradição nos atos de tomada de posse dos Presidentes brasileiros.

Dilma seguirá depois para o Palácio do Planalto, onde receberá de Lula a faixa presidencial.

À cerimónia da tomada de posse assistiram os chefes de Estado da Bolívia, Colômbia, Chile, El Salvador, Guatemala, Guiné-Bissau, Uruguai, Paraguai, Peru, Guiné-Conacri, Suriname e Venezuela, bem como o príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Presentes estiveram também os primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, da Bulgária, Boiko Borisov, e da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, bem como o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas

Nenhum comentário: