sábado, 23 de janeiro de 2010

Especial

SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Padroeiro do Livramento


A festa do padroeira da comunidade de Livramento, em Janduís, acontece no período de 01 a 04 de outubro.
São Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1182, filho de rico mercador italiano e de uma nobre francesa, amável e piedosa. Pela vontade do pai, Pedro Bernardone, Francisco deveria dedicar-se também à carreira comercial.
Antes de sua conversão, participou ativamente como soldado quando Assis foi atacada pelos alemães. Posteriormente, participou nas expedições de Assis contra Perugia e contra a região da Púglia. Nessas ocasiões, Francisco tinha como missão destruir os obstáculos que os adversários interpunham à progressão das forças de Assis e construir meios para que suas tropas, ultrapassados os obstáculos, prosseguissem em sua marcha.
Terminado este período de guerras, Francisco decide, então, mudar de vida, desfazendo-se de seus bens materiais e de tudo aquilo que era mundano, ao que, até então, ele devotara todo o seu empenho. Abraça, então, a mais absoluta pobreza como sua companheira de vida, juntamente a humildade no trato com os outros, como sua norma de vida.
A ele, aos poucos, juntaram-se outros companheiros e, em 1209, em Roma, o Papa Inocêncio III aprova a nova Ordem Religiosa. Francisco e companheiros fizeram então, diante do Papa, seus votos solenes e Francisco é nomeado Primeiro Geral da nova Ordem Religiosa. Esta foi a origem dos Franciscanos, hoje divididos em várias famílias religiosas masculinas e femininas.
O dia 04 de outubro é tido como o dia de São Francisco de Assis.

Nenhum comentário: