domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um Exemplo para Janduís: Menor cidade do RN possui pólo universitário




VIÇOSA - Seguindo uma tendência regional, Viçosa, a menor cidade do Rio Grande do Norte, é mais um município a criar um pólo universitário, a partir da instalação de uma representação local da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

A prefeitura em parceria com a instituição está formando turmas do curso de Pedagogia, a primeira foi no processo seletivo do vestibular 2008.1.

Através das coordenadoras do Pólo de Mossoró, Lenilce Machado e Alaene Lopes, foi viabilizado junto à prefeita Maria Jose Oliveira, a criação do pólo da Uva em Viçosa. Dando aos viçosenses a oportunidade de cursarem uma universidade sem se deslocarem até outro município, como é o caso dos alunos de Janduís que cursam nas cidades de Caraúbas, Patú, Assú e muitas vezes abandonam o município para estudar em cidades maiores como Natal e Mossoró.

Em Viçosa com essa iniciativa a prefeita Maria José mostra a sua preocupação com a educação no município, não medindo esforços para beneficiar a população, numa demonstração que tem uma administração totalmente voltada para a comunidade.

O núcleo local da UVA funciona nas dependências da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, localizada no centro da cidade.

UVA difunde unidades em outras cidades da região

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi criada através da Lei Municipal 214 de 23 de outubro de 1968 pela prefeitura de Sobral (CE) e começa a garantir espaços com a instalação de unidades em solo potiguar.

Na região das serras potiguares, por exemplo, a instituição de ensino superior instalou recentemente uma unidade na cidade de Riacho da Cruz que já selecionou os alunos para a primeira turma.

O Poder Executivo estadual através da Lei 10.933 de 10 de outubro de 1984 criou sob a forma autárquica, a UVA, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará.

Foram encampadas pela UVA a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, todos integrantes da Fundação Vale do Acaraú e a Faculdade de Filosofia da Diocese de Sobral.

A UVA foi transformada de autarquia especial em Fundação, através da Lei 12.077-A de 1º de março de 1993.

E foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer 318, homologado pelo governador Ciro Ferreira Gomes e pela Portaria Ministerial de 31 de maio de 1994, publicada no Diário Oficial da União de 1º de junho do mesmo ano.

Um comentário:

Damiao disse...

Primeiro quero parabenizar pelo blog, estive nesta cidade maravilhosa em 2004 e gostei bastante, mas, mudando de assunto sou guia de turismo e blogueiro e gostaria se possivel de fazer uma parceria muito simples, você me adiciona e te adiciono meu blog é http://www.englishtips-self-taught.blogspot.com Tour guide sou de Carnaúba dos Dantas