quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MENSAGEM ANUAL DESTACA INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM SAÚDE E PRIORIZA REFORMA EDUCACIONAL


A mensagem anual do Executivo ao Legislativo Municipal foi feita na última terça-feira. Na oportunidade, o secretário de Planejamento do Município, Karlmarx Gomes Bezerra, representou o prefeito Salomão Gurgel.

Na mensagem, foi feito um relato sobre as dificuldade financeiras enfrentadas no exercício de 2010, ocasionadas pela crise financeira mundial. "O ano de 2010 foi marcado por grandes desafios e duras provações. Foi um ano de dificuldades e incertezas, em que enfrentamos os resquícios da Crise Financeira Mundial, que se abateu sobre os municípios durante todo o ano passado".

Diante das dificuldades, a equipe da Prefeitura precisou redobrar os trabalhos para manter funcionando os serviços de saúde, educação, agricultura e assistência social.

Na saúde, o destaque foi os recursos adquiridos para a reforma da Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Permissão, a aquisição de nova ambulância e a reforma do Hospital-Maternidade Maria Cristina Maia que, em 2011, o Município pretende garantir mais recursos para concluir a obra.

Outra conquista do Município foram os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, para o Saneamento Básico, liberados através da Funasa. A liberação da primeira parcela foi feita na semana passada.

"Ao todo, já dispomos de R$ 1.700.000,00 para sanear 65% de Janduís. E já contamos com um projeto pronto para pleitear os recursos necessários para sanear toda a cidade".


A educação também foi avaliada na Mensagem Anual do Poder Executivo à Câmara Municipal.

"Na educação, também tivemos condições de avançar com a melhoria dos índices educacionais. Contudo, a nossa meta fundamental, a partir de agora, é a reforma completa do sistema educacional proporcionando aos trabalhadores da educação um Plano de Cargos, Carreira e Salários que seja condizente com os desejos dos profissionais, no tocante às garantias de trabalho, visto que todas as conquistas no aspecto salarial e outras vantagens remuneratórias precisam estar em consonância com a capacidade de pagamento do Poder Público Municipal.

Essa é uma questão salutar, que o Município não enxerga somente sob a ótica de números e de finanças. Mas, sobretudo, analisa diante da perspectiva de uma mudança profunda no sistema educacional, que permita a qualificação profissional dos professores e garanta um ensino altamente capacitado para as crianças e adolescentes de Janduís.

Temos a plena consciência de que, por se tratar de uma mudança estrutural no conceito de “ensinar” e de se relacionar com a filosofia da “nova escola”, enfrentaremos dificuldades e obstáculos, já que a melhoria do ensino público demanda do esforço coletivo e individual da Prefeitura, dos professores, dos pais e alunos. No entanto, temos a certeza de que alcançaremos os nossos objetivos e, dessa forma, proporcionaremos uma nova educação, mais ampla e amparada em conceitos pedagógicos modernos".

Fonte: Janduis Online

Um comentário:

Unknown disse...

Por favor elabore alguma postagem sobre o corte do transporte dos universitários de janduis por parte do secretario de educação do municipio, cerca de 40 estudantes universitario de janduis que cursam em patu, caraubas e assu estão pensando em deixar a faculdade por não terem condições de pagarem carro,apostilas,viagens de estágio e etc.. a situação é grave e complicada, a cidade corre o risco de ficar sem estudante universitários,muitos estão pensando em irem morar nas respectivas cidades,e quem não pode? a midia não deve silenciar, temos que tomar atitudes e cobrar do poder publico o direito dessas pessoas estudarem, não sou de janduis,mas sou colega de algumas pessoas de janduis e toda a região esta indignada com a situação