quinta-feira, 27 de maio de 2010

MUNICÍPIO FAZ ADESÃO AO PROJETO BALDE CHEIO


Na última segunda-feira, 24, técnicos do Banco do Nordeste (BNB) estiveram em Janduís para apresentar o projeto Balde Cheio. Os secretários de Agricultura e Recursos Hídricos, Emanuel Almeida de Araújo, e de Infraestrutura, Elvécio Gurgel de Sales, representaram o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro, que no mesmo horário era recebido em audiência pelo governador Iberê Ferreira de Souza.

O projeto disponibiliza um técnica da Embrapa para fazer o acompanhamento de até um ano e meio nas comunidades que aderirem ao Balde Cheio. Junto a esse acompanhamento, um técnico da Prefeitura de Janduís vai receber treinamento a fim de dar continuidade aos trabalhos realizados no Município.

Inicialmente, o projeto vai acompanhar entre dois e três projetos implantados na zona rural que servirão como modelo referencial. Com o bom andamento dos trabalhos, o projeto Balde Cheio poderá fazer o acompanhamento de até 20 produtores municipais.

O programa tratará a produção leiteira no município como um negócio rentável, gastos, forragens, custos de produção, priorizando todos os quesitos necessários para que a produção de leite no município possa alcançar níveis de produção excelentes.

Na reunião foram apresentados exemplos na Paraíba, Estado que já contempla os resultados deste projeto, em um desses exemplos o técnico relatou sobre um produtor que produzia 15 litros de leite por dia numa área de seis hectares e depois do acompanhamento do projeto aumentou a produção para cerca de 150 litros por dia na mesma área.

Entendendo a importância da implantação do Balde Cheio para o desenvolvimento do setor agropecuário de Janduís, o prefeito Salomão Gurgel confirmou a adesão do Município ao projeto. “Nossa meta, nos próximos dois anos, é dar as condições necessárias para o desenvolvimento da bacia leiteira e impulsionar a produção de derivados do leite na zona rural”, assegurou o prefeito Salomão Gurgel.

Nenhum comentário: