segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

JANDUÍS ENFRENTA DIFICULDADES NA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS

Um grave problema vivenciado pelo município de Janduís no final do ano passado se repete agora no início de 2010. A cidade dispõe de recursos para contratar dois médicos para o Programa Saúde da Família (PSF), contudo não consegue contratar profissionais que queiram morar e trabalhar na cidade.

Localizado no médio-oeste potiguar, Janduís tem 6 mil habitantes. Duas equipes do Programa de Saúde da Família atenderiam a população da cidade e da zona rural. Contudo, apesar dos bons salários oferecidos, cerca de R$ 13 mil brutos, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico enfrenta sérias dificuldades em contratar médicos para atendimento nas zonas urbana e rural de Janduís.

Segundo o prefeito Salomão Gurgel, os médicos só querem trabalhar em cidades que ficam distantes 50 km de onde eles moram, geralmente em grandes centros urbanos, como Mossoró e Natal.

Salomão Gurgel aponta que o mercantilismo infelizmente impera na hora das contratações. Muitos médicos, quando contatados, questionam qual o “lance” da Prefeitura, como se os municípios estivessem fazendo leilão e quem desse mais poderia contratar o profissional.

Para Salomão Gurgel, a solução para essa problemática corre no formato de lei na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei nº 6550/2009, de autoria do deputado João Maia, torna obrigatória, aos médicos graduados em instituições de ensino superior pública, a atuação profissional em programa federal de atenção básica. A justificativa do deputado para criar a Lei está na deficiência que os municípios sentem em formar equipes para trabalhar no Programa Saúde da Família.

Com esse projeto, os profissionais médicos recém-formados teriam que trabalhar pelo menos um ano em cidades do interior diminuindo impacto da ausência de profissionais nos municípios interioranos. “Com médicos trabalhando no interior, poderíamos reduzir a migração para os grandes centros urbanos e o cidadão teria melhor assistência básica dentro do próprio município”, completou.

Apesar de não conseguir contratar médicos desde o início do ano, Janduís está conseguindo dar assistência básica de saúde à população por meio da contratação de médicos plantonistas.
O diretor-geral do hospital-Maternidade Maria Cristina Maia, Neto Freitas, assegura que a comunidade está bem assistida. “Providências são rapidamente tomadas. Contamos com equipe de auxiliares técnicos que resolvem questões básicas e médico-plantonista, em caso de urgência. Casos graves são encaminhados para outros municípios”, contou, lembrando que com plantões os gastos do município aumentam consideravelmente.

Nenhum comentário: