quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MUNICÍPIO REALIZA SEMANA PEDAGÓGICA COM FOCO NA MELHORIA DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS EM JANDUÍS



A 17ª Semana Pedagógica de Janduís que começou hoje, 8, adotou como tema “Avaliar, Refletir e Planejar para Ensinar Melhor”. De acordo com o secretário de Educação Antônio Cácio dos Santos o evento promoveu uma discussão sobre os índices educacionais do ano de 2009 e as melhorias as práticas pedagógicas para o corrente ano.

“A Semana Pedagógica é um ato convocatório. Um momento de rever as questões educacionais e avançar o processo educativo no município de Janduís. E está dentro da carga horária dos professores como preparação para o ano letivo”, explicou. Ele reforça que no ano passado, o Município conseguiu pagar os 2/3 do piso salarial nacional dos professores, apesar da forte crise financeira vivenciada por todos os municípios brasileiros.

Além dessa garantia financeira, a secretaria realizou formações específicas, capacitações dos profissionais da educação e apoio para os professores que fazem especialização em outras cidades.

Entretanto, segundo o secretário, os índices de 73% de aprovação, 21,3% de reprovação e 5,7% de evasão dos alunos precisam de uma reflexão mais profunda. Segundo o instituto Alfa e Beto, Janduís conta com alunos do ensino fundamental na condição de analfabetos funcionais. Ele cita o caso de uma turma de 19 alunos onde 16 se encontram nesse estágio. “São turmas que não obtiveram êxito, apesar da garantia dos salários e investimentos em capacitação”, alertou.

O prefeito Salomão Gurgel diz que essa preocupação dos professores de Janduís, e de todo o país, têm respaldo do Movimento Municipalista. Ele afirma que os prefeitos têm esse entendimento de que os municípios não possuem condições de arcar com as responsabilidades impostas pelo aumento do piso salarial nacional dos professores. Inclusive, relembra, há uma discussão nacional de que o ano letivo só deve ser iniciado após uma resposta do governo federal sobre esse assunto, garantindo recursos para fazer o pagamento dos professores.

Ele informa que o pagamento dos 2/3 do piso salarial no ano passado gerou uma dívida de R$ 600 mil aos cofres públicos. A complementação foi feita com recursos de outras contas da prefeitura e do pagamento dos fornecedores.

"A crise é estrutural. Todos os servidores estão recebendo seus vencimentos com atraso", apontou. O prefeito compreende a reivindicação dos professores, mas destaca que também é preciso ter mais empenho e comprometimento com a educação. "Os sindicalistas discutem somente aumento de salários. É necessário fazer uma discussão a respeito dos índices educacionais e a semana pedagógica é esse momento de planejamento e avaliação da educação", pronunciou.

Nenhum comentário: