segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Janduís ganha 1ª universidade

Aos interessados em uma formação superior no curso sem sair da cidade, a Universidade Vale do Acaraú (UVA) - IBRAPES, irá instalar sua 1ª turma na cidade de Janduís. Inclusive com inscrições já abertas para o vestibular.

O núcleo local da UVA funcionará nas dependências da Escola Municipal Leonel Cicero, localizada no centro da cidade.


Através da coordenação do Pólo de Mossoró, foi viabilizado junto à prefeitura, a criação do pólo da Uva em Janduís. Dando aos janduienses a oportunidade única de cursarem uma universidade sem se deslocarem até outro município.

UVA difunde unidades em outras cidades da região

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi criada através da Lei Municipal 214 de 23 de outubro de 1968 pela prefeitura de Sobral (CE) e começa a garantir espaços com a instalação de unidades em solo potiguar.

Na região das serras potiguares, por exemplo, a instituição de ensino superior instalou recentemente uma unidade na cidade de Riacho da Cruz que já selecionou os alunos para a primeira turma.

O Poder Executivo estadual através da Lei 10.933 de 10 de outubro de 1984 criou sob a forma autárquica, a UVA, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará.

Foram encampadas pela UVA a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, todos integrantes da Fundação Vale do Acaraú e a Faculdade de Filosofia da Diocese de Sobral.

A UVA foi transformada de autarquia especial em Fundação, através da Lei 12.077-A de 1º de março de 1993.

E foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer 318, homologado pelo governador Ciro Ferreira Gomes e pela Portaria Ministerial de 31 de maio de 1994, publicada no Diário Oficial da União de 1º de junho do mesmo ano.

Nenhum comentário: