terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Giro Turístico Internacional: Portimão



Portimão é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 55 000 habitantes residentes (2011). O centro da cidade está situado a cerca de 2 km do mar e é um centro importante de pesca e turismo.


História

Situada na margem direita do rio Arade, virada para o mar, Portimão cresceu privilegiando as atividades marítimas, a indústria de conservas de peixe e a construção naval. Mas não deixou de lado a salinicultura e o comércio de produtos rurais como os frutos secos – alfarroba, figo e amêndoa – e ainda a madeira e a cortiça. A partir de meados do século XX, o crescimento do turismo marcou, definitivamente, uma viragem no concelho e na sua economia, que dura até hoje.

Neolítico

Vestígios arqueológicos comprovam a presença humana em Portimão desde o período neolítico. Na zona de Alcalar encontra-se uma importante necrópole neolítica, da qual resta o "monumento n.º 7" composto por uma câmara circular de placas de xisto a que se acede por um corredor, a exemplo de monumentos idênticos espalhados por toda a Europa ocidental, com destaque para os monumentos encontrados na Irlanda.
O pavimento é de xisto e grés calcário. A cripta funerária, com dois nichos rituais laterais, era rematada por duas lajes, e protegida por uma mamoa. Perto de Alcalar existe outra necrópole em Monte Canelas.


Romanização

O vestígio mais marcante ainda existente, situa-se perto da aldeia da Figueira, na zona da Abicada, na confluência de duas ribeiras, onde se pode encontrar uma estação arqueológica romana com várias salas.Também na zona da Coca Maravilhas foi descoberta uma cisterna desse período, que se apresenta muito bem conservada. No rio Arade foram encontrados vários achados arqueológicos, entre eles moedas de ouro .


Século XV

Da altura do rei D.Afonso III é um foral que fala do sitio de Portimão. Sob o rei D.Afonso V, a pedido de 40 moradores, nasce S. Lourenço da Barrosa que originará a Vila Nova de Portimão.


Século XX

Portimão no início do século devido ao seu desenvolvimento industrial tornou-se um dos grande centros da luta operária, sendo José Buísel (anarco-sindicalista) um dos seus principais líderes.
No ano de 1924, nomeadamente a 11 de Dezembro, a "vila nova " é elevada a cidade pelo então Presidente da República Manuel Teixeira Gomes. No mesmo ano é fundada a primeira comunidade cristã da Assembleia de Deus em Portugal, através do missionário José de Matos.
Após o pico e queda da indústria conserveira nas décadas de 1950 a 1970, a cidade observou um modelo de desenvolvimento de centro turístico, à semelhança do resto do Algarve, apresentando uma ampla oferta em hotéis, restaurantes e comércio local.
Tornou-se destino de férias popular principalmente devido à famosa Praia da Rocha e é também considerada como cidade com grande potencial para apreciadores de pesca grossa (ex: espadarte), entre outros desportos náuticos, como o jet ski, a vela, o windsurf, mergulho ou pesca submarina.


Principais Praias


  • Praia da Rocha - Localizada na cidade de Portimão, a Praia da Rocha é uma das praias mais conhecidas do Algarve, com fama internacional. Descrita como uma série de areais acompanhados com rochedos de formas caprichosas. Os bares que se encontram na praia, foram recentemente remodelados conferindo um maior atractivo para visitas de turistas. Recentemente também é local favorito para a realização de muitas festas comemorativas.
  • Três Castelos - Praia com areal mais delgado, mas com excelentes águas rodeadas por rochas com grandes potencialidades para a pesca submarina
  • Praia do Vau - Após a costa mais estreita dos Três Castelos, surge o Vau. É um areal mais pequeno mas bastante acolhedor e de cariz familiar, circundado por falésias argilosas a que se atribui qualidades medicinais.
  • João de Arens - Uma pequena extensão de areia entre falésias de difícil acesso, muito tranquila e pouco frequentada, rodeada por ilhéus. É frequentemente procurada por amantes do naturismo.
  • Praia do Alemão - Praia que fica localizada ao lado do João de Arens. É uma praia isolada, e é uma das escolhidas por Mário Soares para o seu lazer, sendo uma das razões da sua escolha, o facto de possuir uma vivenda no mesmo local.
  • Prainha e Três Irmãos - Já na freguesia de Alvor, estas praias encontram-se na sequência da linha da costa, separadas entre si por rochedos com túneis escavados pelo mar.
  • Alvor - Uma praia com extenso areal a perder de vista até ao estuário da ria de Alvor. A presença de importantes complexos hoteleiros e equipamentos vários fazem desta praia um importante e conhecido centro turístico internacional.


Nenhum comentário: