quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ações de prevenção marcam Dia Mundial de Luta Contra a Aids


Com o tema "A participação do jovem na luta contra a Aids", a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza uma intensa programação para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro. O tema da campanha é uma alusão à importância da atenção da juventude para a responsabilidade de se proteger da doença. A expectativa da Sesap, segundo a responsável pelo Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina Silva, é conseguir mobilizar o máximo da população para a prevenção e diagnóstico precoce.

Na programação do dia 1º haverá a I Mostra Posithiva com uma exposição de material gráfico e filmes, entre os dias 1º e 8 de dezembro, no Sesc do Centro da cidade. A partir das 14h, com concentração na Praça Cívica, haverá a 2ª Caminhada do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas com o tema "Jovens caminhando na luta contra a Aids" a chegada será no Sesc onde também haverá a entrega dos prêmios para o vencedor do concurso de cartazes (lançado em novembro).

A solenidade de abertura do Dia Mundial de Luta Contra a Aids será durante o Carnatal no estande do Programa Estadual DST/AIDS, ao lado do escritório da Caern. Haverá a apresentação do Coral Vozes da Vida, do Hospital Giselda Trigueiro. Logo após, iniciam os testes rápidos para diagnóstico do HIV, o "Fique Sabendo". O estande permanece durante todo o período do evento. Na quinta-feira o horário é das 18h às 23h. Na sexta, sábado e domingo os trabalhos se iniciam às 15h e se encerram às 22h.

Desde o início da epidemia, em 1983, até dezembro de 2010, o estado registrou 3.708 casos de Aids em adultos. Segundo dados da Sesap, a epidemia é crescente no estado desde o seu início e a tendência é continuar crescendo. O Rio Grande do Norte encontra-se em 21º lugar em número de casos da doença em adultos. Quanto à mortalidade, de 2000 a 2010, segundo o Boletim Epidemiológico 2011, foram registrados 697 (69% para homens e 31% para mulheres) casos de óbitos por Aids.

Nenhum comentário: