quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Giro Turístico - Água Nova/RN


 Água Nova é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 416 km. Ocupa uma área de 50,683 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3 003 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 150º mais populoso do estado e o último de sua microrregião.


stória do atual município de Água Nova começou aquando da existência de um bebedouro, que possuía grande quantidade de água e de boa qualidade, localizava-se às margens do Riacho do Meio e atraiu os moradores que moravam nas redondezas. A partir daí, surgiu uma comunidade que começou a crescer lentamente, e que era formada por várias fazendas e pequenas propriedades. Essa era a comunidade de Água Nova, no princípio conhecida como Nossa Senhora de Fátima de Água Nova.
No século XX, mais especificamente em 1963, foi criado o distrito de Água Nova, pertencente ao município de Riacho de Santana (este último foi um distrito elevado à categoria de município em 1962, desmembrado de Pau dos Ferros). Em 27 de dezembro de 1963, o distrito de Água Nova foi elevado à categoria de município, apenas um ano e sete meses após a emancipação política de Riacho de Santana (10 de maio de 1962), e instalado oficialmente quase um ano depois (4 de dezembro de 1964).


Artesanato

O artesanato também é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural água-novense. Em várias partes do município é possível encontrar uma produção artesanal diferenciada, feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Alguns grupos reúnem diversos artesãos da região, disponibilizando espaço para confecção, exposição e venda dos produtos artesanais. Normalmente essas peças são vendidas em feiras, exposições ou lojas de artesanato.

Turismo e Eventos

Água Nova possui alguns pontos turísticos espalhados em seu território, como a Serra do Bom Será, o Poço Verde (Olho d’Água Sítio Nafuê) e a Mãe d’Água (Sítio Serra do Carneiro).
Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Água Nova, juntamente ou não com empresas locais, investe no segmento de festas e eventos. Essas festas, muitas vezes atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade. As atividades ocorrem durante o ano inteiro. Entre os principais eventos, destacam-se principalmente a Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira municipal, realizada anualmente no dia 13 de maio; o Carnaval "Água Fest", tradicional carnaval realizado em Água Nova em um período fora de época, que ocorre anualmente no mês de maio, e a festa de emancipação política do município, que ocorre sempre no dia 27 de dezembro, data em que o município se emancipou de Riacho de Santana.


Nenhum comentário: