sábado, 9 de abril de 2011

RN Contabiliza 1.470 Casos Confirmados de Dengue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa de Controle da Dengue, divulgou, ontem (7), o mais recente boletim epidemiológico da dengue no RN.

Desde o início do ano até o último dia 2 de abril, o RN contabiliza um total de 6.643 casos notificados, dos quais 1.470 foram confirmados.

Conforme os últimos dados, o número de municípios que apresentam incidência alta em dengue corresponde a 35, enquanto 45 estão com média, 68 com baixa e 19 com incidência silenciosa.

Segundo a técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, Lúcia de Fátima Araújo, "a Sesap recomenda às gestões municipais e à população em geral que eliminem criadouros do mosquito Aedes aegypti".

Além disso, destacou a técnica, "é preciso que os gestores municipais estruturem melhor os serviços de vigilância de suas localidades, de modo a possibilitar o controle efetivo da doença".

Prevenção

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
prevenção da dengue


Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br

Nenhum comentário: