sábado, 16 de abril de 2011

Especial: Ditadura Brasileira (1964-1985)

Ditador Castelo Branco

A exibição da novela Amor e Revolução pelo SBT fez o tema do regime militar voltar a ser notícia, para assombro dos antigos militares, que com um abaixo assinado tentam tirar a novela do ar.

Mas o que foi o Regime Militar?

O Regime militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da República de jure e de facto, João Goulart, assumindo provisoriamente o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves.

O regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968 a suspensão da Constituição de 1946, a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processo penal militar que permitiu que o Exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas "suspeitas", além de qualquer revisão judicial.


No início da década de 1970 a Ditadura Militar Brasileira aumentou o seu método repressivo e passou a adotar meios inteiramente ilegais de repressão, que implicavam em seqüestro, cárcere privado, tortura, assassinato e ocultação de cadáver. De acordo com o livro “Direito à memória e à verdade”, publicado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo Lula, 475 pessoas morreram ou desapareceram por motivos políticos naquele período. O termo desaparecido político passou a ser usado para designar os ativistas políticos que caíram vítimas da repressão brasileira nesta forma.

Durante décadas, sucessivos governos brasileiros, sejam eles militares e mesmo os civis que os sucederam, ignoraram o clamor dos familiares por alguma informação que esclarecesse o paradeiro de seus entes queridos. Dentre os grupamentos políticos que geraram os maiores números de desaparecidos no Brasil destacam-se: membros do Comitê Central (cúpula política) do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e vários ativistas do movimento conhecido como a Guerrilha do Araguaia.

Nomes da Ditadura

Atualmente os nomes dos velhos ditadores estão em nomes de ruas, bairro
s e cidades pelo Brasil como uma homenagem, mas porque homenagear pessoas que indiretamente são responsáveis por centenas de mortes e desaparecidos no Brasil?

Os Presidentes Ditadores foram:

Marechal Castelo Branco (1964 - 1967)
Marechal Costa e Silva (1967 - 1969)
General Garrastazu Medici (1969 - 1974)
General Ernesto Geisel (1974 - 1979)
Geral João Batista Figueiredo (1979 - 1985)

Nenhum comentário: