terça-feira, 1 de março de 2011

II URSAP vai distribuir 93 mil camisinhas no carnaval


A II Unidade Regional de Saúde Pública - URSAP, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde, realiza a Campanha contra AIDS no Carnaval 2011. A campanha terá como público alvo as mulheres entre 15 e 24 anos, especialmente de baixa escolaridade e menor poder aquisitivo. Serão distribuídos 93 mil preservativos para os dias oficiais do Carnaval nos municípios da região oeste.

"A campanha mobiliza mulheres jovens na prevenção da AIDS e sugere que elas incentivem o parceiro a usar a camisinha nas relações sexuais" disse a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos. O público foi escolhido porque a infecção entre os jovens tem aumentado significativamente nos últimos anos. Há uma tendência de crescimento da infecção entre os segmentos mais pobres da população e para a feminilização da AIDS. "A medida objetiva tê-las como aliadas da Saúde para sensibilizar a geração atual a se cuidar e fazer sexo protegido", concluiui Iranilde.

A coordenadora do Programa DST/AIDS da II URSAP Magnólia Solano informa que a campanha de carnaval vai ter duas fases. Antes da folia, o foco vai ser na importância do uso da camisinha e na ideia de que cada folião já chegue à festa com seu preservativo no bolso. Depois do período de carnaval, o objetivo será estimular os foliões que tiveram relação desprotegida a fazer o teste HIV.
Dos 27 municípios da 2ª Ursap, 17 foram à sede da unidade para receber a cota extra de preservativos para o carnaval. O técnico do Programa Regional de DST/AIDS Jorge Mota espera que até o dia 03 de março todos os demais municípios compareçam para adquirir o insumo.

No município de Areia Branca, um dos principais carnavais do RN, a Secretaria Municipal de Saúde espera chamar a atenção da população sobre a AIDS, reforçando o trabalho de prevenção à doença. "Iremos realizar um trabalho de educação em saúde tendo em vista o grande número de visitantes no nosso município no período de carnaval. Haverá entrega de preservativos nos prostíbulos, cais, praias, avenidas, camarotes e outros pontos de folia da cidade", informa a secretária municipal de Saúde, Lidiane Campos Garcia.

Na cidade de Apodi, que conta com cerca de 100 mil foliões, sendo um dos maiores carnavais do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, no corredor da folia, um trabalho de esclarecimento sobre DST/AIDS com distribuição de preservativos e panfletos. Na cidade-praia de Tibau haverá a distribuição de preservativos aos foliões e turistas.

Já em Patu, serão realizadas diversas atividades educativas durante as festividades. De acordo com a secretária adjunta da Saúde do município, Ediana Dantas de Medeiros, "o município apresenta um elevado número de pacientes portadores do vírus HIV e nos últimos anos esse índice vem crescendo, o que requer estratégias capazes de orientar à população quanto à prevenção da doença".

Em Carnaubais, as equipes da Estratégia Saúde da Família - ESF - terão o papel de orientar e sensibilizar os foliões sobre o uso de preservativos para o sexo seguro. Serão distribuídos preservativos, panfletos e divulgação da ação na mídia.

2 comentários:

Ministério da saúde disse...

Olá blogueiro!
A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
Curta a vida. Sexo, só se for com camisinha, senão não dá! Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre!
Para mais informações: http://www.camisinhaeuvou.com.br/, http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
Atenciosamente,
Ministério da Saúde.

Enock Douglas disse...

Olá,

Gostaria se possível que o amigo blogueiro colocasse o link do meu blog na sua lista:

enockdouglas.blogspot.com

gostaria também de propor uma parceria na divulgação e publicação de postagens..

email: enockdouglas@hotmail.com

obrigado