sábado, 11 de dezembro de 2010

Giro Turístico - São Miguel/RN


Numa altitude de 780 metros acima do nível do mar, na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte, com um clima frio e seco, sempre a uma temperatura agradável que varia de 13º aos 23º, encontra-se o município de São Miguel. Terra que se desenvolveu sobre a influência da colonização portuguesa, embora tenha recepcionado diversas culturas ao longo dos anos, inclusive visitantes americanos que deixaram alguns dos seus traços no local.

O português Manoel José de Carvalho acompanhado de uma comitiva formada por filhos e escravos, veio do Estado do Ceará em busca de conhecer novas terras que pudessem ser povoadas e dessem condições de sobrevivência. Conta à tradição que durante a jornada, o português encontrou por diversas vezes uma revoada de pássaros que considerou um sinal do céu para encontrar água mais à frente.

Finalmente chegaram a uma Lagoa que pela beleza das águas e a exuberância da fauna e da flora conquistou os viajantes. No dia 29 de setembro de 1750, cuja data festejava o dia do Arcanjo São Miguel, naquele momento acabara de nascer uma vila. Manoel José de Carvalho disse, “estamos na Lagoa de São Miguel, aqui ficarei e um povoado se construíra ao redor de onde estamos”, comemorou.

Neste lugar foi encontrado uma vegetação diversificada com variedade de aroeiras, paus-d’arcos, canafístulas, marmeleiros e mandacarus, o que dava a região uma beleza singular. Durante a caminhada, muitos lugares foram registrados e nomes que foram dados por Manoel José de Carvalho permanecem até hoje. Como a Lagoa dos Mil Homens, pela beleza e extensão, Lagoa São João, em homenagem ao santo protetor e Lagoa dos Cedros, pela quantidade de cedros observados próximo ao local.

Nenhum comentário: