terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dificuldade para indicar o novo titular da Saúde Estadual


A governadora eleita Rosalba Ciarlini enfrenta dificuldades para indicar o secretário estadual de Saúde. Uma das principais pastas da administração, encontra resistência dos cotados na lista da chefe do Executivo. O primeiro nome que ela planejou foi o do deputado estadual Getúlio Rego (DEM). Mas esse, logo depois que a governadora ganhou, procurou-a para avisar que não tinha interesse em deixar o Legislativo. Em seguida, a governadora pensou na enfermeira Ana Tânia Sampaio, mas ela também foi descartada por ainda estar em estágio probatório na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é professora.

Rosalba Ciarlini também sondou o médico cardiologista Nelson Solano, diretor do Hospital do Coração, mas ele também não aceitou. Depois das sondagens, a governadora volta a investir no deputado Getúlio Rego (DEM). Caso ele aceite, Rosalba Ciarlini resolverá dois problemas: um secretário para Saúde e ainda acomodará José Adécio, primeiro suplente do DEM, na próxima legislatura da Assembleia.

A resposta que virá do deputado Getúlio Rego trará outras mudanças no primeiro escalão. Se o parlamentar do DEM não aceitar, Rosalba deverá acomodar José Adécio na Secretaria Estadual de Agricultura. E, nesse caso, deverá buscar outro cargo para o deputado federal Betinho Rosado, que ficará em uma secretaria para assegurar a permanência de Rogério Marinho na Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro suplente da coligação PMN, DEM e PSDB para a próxima legislatura.

Outra pasta nevrálgica da administração é a Segurança. Embora o nome ainda não tenha sido anunciado, a governadora já escolheu o titular, que será um delegado da Polícia Federal. Outras secretarias importantes para o desenvolvimento do Estado ainda não têm novos titulares. É o caso da Secretaria Estadual de Turismo. Um dos cotados é o atual secretário adjunto de Turismo de Natal Sandro Pacheco.

A governadora eleita Rosalba Ciarlini anunciou os nomes de mais cinco auxiliares do primeiro escalão. Os nomes não trazem qualquer surpresa, estampam acomodações políticas e indicações pessoais da chefe do Executivo. Foram escolhidos os titulares das Secretarias de Educação, Betânia Leite; de Trabalho e Ação Social, Luís Eduardo Carneiro; de Infraestrutura, Kátia Pinto; da Especial da Copa, Demétrio Torres; e de Articulação com os Municípios, Esdras Alves. Além deles, foram indicados os diretores de dois órgãos da administração indireta: a Caern será comandada pelo engenheiro Walter Gazi e o titular da Secopa acumulará a diretoria geral do DER.


Hoje a governadora eleita deverá divulgar uma nova listagem de secretários. Dos 23 cargos de primeiro escalão da administração direta, foram indicados, até o momento, 14 secretários. Já na administração indireta, dos 28 cargos apenas quatro foram escolhidos pela governadora. Os outros permanecem indefinidos ou não foram anunciados.


Mais Informações no Site:

http://tribunadonorte.com.br/noticia/rosalba-anuncia-nomes-de-mais-cinco-secretarios/168645

Nenhum comentário: