quarta-feira, 21 de abril de 2010

Igreja e Bairro de São Bento
Passado, presente e futuro de Janduís


A comunidade católica de Janduís desde 2008 celebra no começo do mês de julho a Festa de São Bento. O evento é realizado na capela do conjunto Verde Teto no bairro homônimo ao santo padroeiro. A procissão de abertura leva as imagens de São Bento e Santa Teresinha até a capela. A programação inclui a Noite dos Idosos, dos Artistas da Terra e dos Janduienses Ausentes. Paralelo às celebrações religiosas acontecem atrações musicais locais, forró pé de serra e apresentações de grupos culturais de Janduís. A Festa de São Bento representa um resgate da história do Município e a confirmação da fé dos janduienses nos seus padroeiros locais. São Bento é considerado o primeiro padroeiro da localidade, bem antes da Emancipação Política de Janduís. Nada oficial, pois a padroeira de Janduís é Santa Teresinha, que tem sua festa comemorada no mês de outubro. A idéia de promover a I Festa de São Bento veio após a construção da capela no conjunto verde-teto. O prédio foi doado pela prefeitura à igreja que, em parceria com a própria comunidade, organizou a capelinha.

Atualmente a festa é programada para quatro dias. É um resgate católico que começa a se fazer em Janduís, que está crescendo bastante para aquela região. O Bairro de São Bento, que é formado por vários conjuntos, é o principal responsável pelo grande crescimento de Janduís, nos últimos anos centenas de casas foram construídas e outras dezenas estão em construção pela Prefeitura de Janduis ou por recursos próprios dos moradores. Também é notável o crescimento do comércio e da infraestrutura, foram construídos estabelecimentos comerciais, dezenas de ruas foram pavimentadas na região e atualmente estão sendo construídas 2 praças no bairro, com isso, a prefeitura espera desenvolver o comércio da região e de toda a cidade, igualmente como está acontecendo na praça Jailma Vieira.

Fotos


I Festa de São Bento

Foto da Igreja e de uma das futuras praças que estão sendo construídas no Bairro (foto antiga)

Continua em construção dezenas de casas no Bairro


Vista parcial do Bairro


Algumas casas que foram construídas em 2009 pela prefeitura e governo federal

Um comentário:

Blog CaraúbasHotNews disse...

Valeu amigo, por ser um dos admiradores do nosso blog, adicionamos seu blog na lista de nossos acessos. Parabens pelo seu blog, sucessos e feliz 2010!!