sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VAI INTENSIFICAR AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE, EM 2012



Neto Freitas


O secretário de Saúde Neto Freitas afirmou que as ações de prevenção e de promoção à saúde serão intensificadas, no decorrer de todo o ano de 2012. 

Avaliando positivamente, os resultados alcançados no ano passado, ele anunciou que alguns programas, desenvolvidos pela Secretaria, serão reativados, citando o projeto "Saúde na Praça", entre outras ações.

Além do mais, a meta é garantir a vinda de profissionais especializados em setores importantes como a ginicolocia e a urologia, proporcionando mais saúde para toda a população.

Outro avanço, relatado pelo secretário, é a implantação do Cartão SUS. De acordo com Neto freitas, essa iniciativa vai melhorar, de forma considerável, a vida da população. "Todo cidadão janduiense terá direito ao Cartão SUS", ressaltou.

Ele falou do empenho do prefeito Salomão Gurgel em garantir saúde de qualidade com mais assistência para toda a população. "Na nossa reunião de planejamento e avaliação, o prefeito Salomão Gurgel disse que o setor de Saúde, em 2012, terá um olhar diferenciando no sentido de proporcionar uma assistência ainda mais eficaz a todo o povo janduiense", falou.

Durante todo o ano de 2011, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico realizou uma série de campanhas de prevenção, orientando toda a comunidade sobre a importância de cuidar da saúde, praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável. Além do mais, foram feitas campanhas de conscientização contra os males do tabagismo do álcool e das drogas, nas escolas municipais. 


Além dessas orientações, realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família e pelos Agentes Comunitários de Saúde, o Município também desenvolveu uma campanha de prevenção contra o mosquito da dengue, capitaneada pelos Agentes de Endemias, através da Coordenação de Vigilância Sanitària, envolvendo toda a população janduiense na luta contra essa doença.

Com essa finalidade, foram realizadas vários mutirões campanhas nas escolas e praças da cidade, obtendo resultados excelentes mostrando a importância do trabalho desenvolvido pela Saúde Pública do Município.
Além dos trabalhos de prevenção, a equipe de Saúde realizou diversas campanhas de vacinação que tiveram êxito, comprovados nos seus indicativos que superaram as metas estabelecidas, graças ao empenho e a dedicação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico.

Outra importante ação da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico foi a realização da IV Conferência Municipal de Saúde, onde toda a população teve a oportunidade de opinar sobre os rumos da saúde pública, demonstrando, dessa forma, como se faz uma gestão participativa, onde o cidadão tem vez e voz.

O secretário de Saúde destaca a boa participação da comunidade nas campanhas de prevenção, citando a questão da dengue, onde os índices de infestação predial reduziram de forma significativa. "A população entendeu o recado da Secretaria de Saúde", assinalou. Segundo Neto Freitas, os resultados obtidos, dentro desse contexto, demonstraram o empenho de toda a equipe gestora da saúde, em Janduís.

Fonte: Janduís Online

Nenhum comentário: