quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Em1982, Janduis livrou-se de ditadores e coronéis!


1970, peguei um Jeep, talvez o de “seu” Hermes, e desabei pra Caicó. Daí, num ônibus  de “seu” Artur, frechei  pra Natal. “Seu” Mané Torres emprestou a meu pai 500 paus, não me lembro se era mil ou milhões, e me mandei pro Rio. Tinha poucos dias pra chegar em Moscou. Logo aonde, hein?  Na capital do mundo comunista.  No Brasil, a ditadura prendia, torturava e matava. Se me pegam... Finado Salomão!
Mas sabia o que queria e cheguei lá. Passei 11 anos na Rússia, formei-me em medicina, especializei-me em psiquiatria. Ainda tirei um ano pra estudar Filosofia, Economia Política, História do Movimento Revolucionário e Comunista Mundial, tudo isto no Instituto de Estudos Sociais da URSS, sob o comando do PCUS. Ricas lições da luta libertadora do povo brasileiro recebi de Luis Carlos Prestes, com que convivi e trabalhei no PCB, durante todo o seu período de exílio em Moscou. Nas horas de folga, participava dos movimentos de brasileiros no Exterior contra a ditadura militar, cada vez mais sanguinária no nosso Brasil.
Os militares ditadores me tiraram o passaporte e fiquei no Exterior, durante 10 anos, como cidadão sem Pátria. Se ia pra outro país, precisava de um Salvo Conduta, da ONU. Hoje, me orgulho muito de, estudante em Caicó, e universitário em Moscou, ter lutado contra a ditadura militar brasileira, que torturou e assassinou centenas de patriotas, entre os quais, muitos jovens destemidos e abnegados!
1982 marcou uma luta gloriosa do povo de JANDUIS. Ditadura agonizanteno Brasil, o domínio dos Maias no  RN, mas, em nossa terra, se ouviu o clamor do povo por Liberdade e uma Vida Mais Digna! Foi ai que começamos uma nova História, onde o Poder passou a ficar em boas mãos, “nas mãos do povo janduiense”! Outro orgulho meu!
Hoje, os meus adversários políticos deviam, pelos menos, reconhecer que, se não fosse a nossa vitória em l982, não seriam eles, que já foram poder e hoje estão na oposição, onde permanecerão por muitos anos pela vontade do povo e a Graça de Deus!, os nossos oponentes. Quem estaria no lugar deles seriam os filhos dos “coronéis e ditadores”, como acontece, ainda, na maioria dos municípios, do porte de Janduis...
Apenas, lamentamos que no meio de uma História tão bonita, como é a do povo de Janduis, existam pessoas que, mesmo com diploma na mão, pouco ou quase nada sabem e não querem aprender. Ou se são orientadas, o instrutor é muito ruim!

Salomão Gurgel

Um comentário:

Unknown disse...

Ola parceiro queremos lhe pedir para que substitua o nosso link pelo nosso novo endereço

http://www.blogrgnews.com/

Agradecemos, sua parceria é muito importante

RG NEWS - RAFAEL GODEIRO