terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ibope: Dilma Rousseff abre vantagem de 11 pontos



A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu 11 pontos percentuais de vantagem sobre o tucano José Serra, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem. Com 43% das intenções de voto, ela poderia vencer no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje. Serra tem 32% e Marina Silva (PV), 8%. Juntos, os outros cinco candidatos chegam a 1%.

Sem considerar a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, a petista temíndice de intenções de voto superior à soma de todos os outros adversários (41%). Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa ter mais votos do que o restante dos candidatos.

A pesquisa, concluída às vésperas do início do horário eleitoral, é a primeira a captar os efeitos maioria dos votos. Na divisão do eleitorado por regiões, Serra só se mantém na liderança no Sul. onde praticamente não houve variação do eleitorado desde 5 de agosto. O tucano vencia por 42% a 34%; agora lidera por 44% a 35%. No Nordeste, Dilma avançou de 46% para 53% e ampliou sua vantagem de 19 para 29 pontos. A principal mudança ocorreu no Sudeste. Dilma saiu de uma situação de empate técnico (35% a 35%) para uma vantagem de nove pontos (41% a 32%).

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece com 31%, 12 pontos à frente de Serra. O Ibope também mediu a preferência para o segundo turno. Segundo o instituto, a petista venceria por 48% a 41%. Foram entrevistados 2.506 eleitores em 174 municípios, de 12 a 15 de agosto.



Fonte: Correio

Nenhum comentário: