domingo, 29 de agosto de 2010

FÓRUM ELEITORAL É INAUGURADO EM JANDUÍS


Salomão Gurgel e outras autoridades inauguram o fórum eleitoral do município.



Foi inaugurado na manhã do dia 27, o Fórum Eleitoral Procurador William Ubirajara, no município de Janduís.

A cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades: Desembargador Expedito Ferreira de Souza, Presidente do TRE/RN, Dr. Ricardo Mota, Juíz da Corte, Dr. Marcos Duarte, Juíz da Corte, Dr. Cláudio Mendes Júnior, Juíz da 58a. Zona Eleitoral, Dr. Jesualdo Marques Fernandes, Procuradora do Estado, Dra. Andréa Carla Campos, Diretora Geral do TRE, do Prefeito Salomão Gurgel, secretários municipais, assessores, coordenadores, vereadores, líderes religiosos e comunitários, representantes da sociedade civil organizada, além do Sr. João Batista Maia Pinheiro, representando a família do homenageado.


O desembargador destacou o fato da Prefeitura de Janduís ter feito a doação do terreno para a construção do fórum, ressaltando que essa ação foi importante para a efetivação da obra.

Ele classificou a construção do Fórum Eleitoral como uma “obra de arte arquitetônica”, condizente com os valores culturais expressos pelo povo de Janduís através da sua arte.


Durante o seu discurso, ele citou também o esforço dispensado pelo Tribunal Regional Eleitoral no sentido de padronizar os cartórios eleitorais em todo o Rio Grande do Norte, principalmente nos municípios do interior.

O prefeito Salomão Gurgel ressaltou que o município de Janduís hoje está equipado com novas instalações físicas da Promotoria, Fórum do Tribunal de Justiça e Fórum da Justiça Eleitoral.


“Hoje a existência da Promotoria, do Fórum do Tribunal de Justiça e da Justiça Eleitoral, em Janduís, representa para nós a consolidação do Estado Democrático de Direito no processo da construção da cidadania e do processo civilizatório”, afirmou.


O juiz da 58ª Zona Eleitoral, Cláudio Mendes Júnior destacou que o recinto simboliza a garantia dos modernos direitos referentes à liberdade e a democracia. “O espírito público de homens como o desembargador Expedito Ferreira de Souza contribuiu para que esta unidade viesse a ser uma realidade no sentido de criar condições para a autonomia e independência do TRE”, afirmou o magistrado.


Mendes Júnior fez menção ainda a atuação do corregedor regional eleitoral, desembargador Claudio Santos, que atuou para que a Justiça Eleitoral trabalhasse com maior celeridade com foco na preocupação e zelo com o eleitor. O magistrado entende que a Justiça Eleitoral se confunde com a própria definição de democracia.

Filho do homenageado, João Batista Maia Pinheiro, lembrou que William Ubirajara Pinheiro, veio de família humilde e dedicou-se sempre ao ramo do Direito, tendo nascido em São Tomé e criado uma relação muito forte com Janduís. Formado na área jurídica em 1963, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entrando poucos anos depois no Ministério Público Estadual, onde foi promovido ao cargo de Procurador em 1984.

Após as falações, houve o descerramento da placa oficial do Fórum Eleitoral Procurador William Ubirajara e as bênçãos do padre José do Egito.


Com informações do TRE-RN e Janduis Online

Nenhum comentário: