terça-feira, 24 de julho de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE GARANTE CIRURGIAS, ATRAVÉS DE PARCERIA COM HOSPITAL DE ALEXANDRIA



    
Pacientes acometidos por Catarata e Pterígio (doenças da visão), no município de Janduís, foram beneficiados com a retomada da parceria entre o Hospital Maternidade Maria Cristina Maia e o Hospital Maternidade Joaquina de Queiroz, do município de Alexandria.
Esse sistema, entre os dois municípios, vem sendo realizado desde o ano de 2008, mas havia sido paralisado em outubro de 2011.
A direção do Hospital de Alexandria informou que as próximas cirurgias já serão realizadas entre os dias 27 e 30 de julho e solicitou, ao município de Janduís, que encaminhasse vinte pacientes para passarem pelos procedimentos cirúrgicos, nesse período.
A Secretaria Municipal de Saúde convocou os pacientes que necessitavam passar por cirurgia, com mais urgência, para fazerem os exames preliminares. As consultas foram feitas pelo médico cardiologista, Dr. Gerson Barbosa do Nascimento. Segundo a secretária Cristina Régis, a parceria entre Janduís e Alexandria é muito importante por garantir esses tipos de cirurgias.
Doenças da visão - Inúmeras são as patologias oculares, a catarata é bastante comentada entre a população em geral e confundida com muita freqüência com outro distúrbio ocular que se chama pterígio. A diferença básica entre estes dois distúrbios é que a catarata é interna, dentro do olho, trata-se do cristalino que está turvo e a visão começa a perder a nitidez progressivamente. Já o pterígio é externo, na parte de fora do olho, trata-se de uma alteração da conjuntiva.

Fonte: Janduís Online

Nenhum comentário: