quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você sabia...

Walfredo Gurgel, filho de um janduiense!

Walfredo Dantas Gurgel (Caicó, 2 de dezembro de 1908 – Natal, 4 de novembro de 1971) foi um sacerdote católico e político brasileiro com atuação política no Rio Grande do Norte, estado do qual foi governador.

Filho de Pedro Gurgel do Amaral e Oliveira e Joaquina Dantas Gurgel. Sempre filiado ao PSD foi eleito deputado federal em 1945 e suplente de deputado federal em 1950 chegando a exercer o mandato mediante convocação. Em 1960 foi eleito vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa de Aluizio Alves, cargo ao qual renunciou após ser eleito senador em 1962. Em 1965 venceu a disputa pelo governo potiguar, última disputa pelo voto direto até 1982. Ávido opositor da Intentona Comunista em 1935, chegou ao título de Monsenhor em sua carreira eclesiástica. Faleceu vítima de embolia pulmonar.

O senhor Pedro Gurgel do Amaral que é pai de Walfredo Gurgel é natural de Janduís, ou mais precisamente da antiga Fazenda São Bento. Walfredo Gurgel é sobrinho de Canuto Gurgel e neto de Vicente Gurgel, fundadores de Janduís. Atualmente Walfredo Gurgel é homenageado em nossa cidade com seu nome em uma das principais ruas do Centro em Janduís e pelo estado com o mais importante hospital de urgência e emergência do RN.

Nenhum comentário: