sábado, 7 de maio de 2011

Giro Turístico - Porto do Mangue




Atraídos pela movimentação cotidiana causada pelo pequeno porto marítimo localizado à beira de um mangue, várias famílias de trabalhadores em atividades marítimas deram início a um povoamento que devido a sua localização, recebeu o nome de Porto do Mangue.



A prosperidade alcançada com a pesca, a extração vegetal e o cultivo de pequenas lavouras, impulsionou o crescimento do povoado. A luta pela emancipação política contou com a participação de toda a comunidade e de várias lideranças regionais.



No dia 28 de Dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Mangue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Principais Pontos Turísticos

A Praia do Rosado, principal atração turística do município, destaca-se pelos ventos fortes, vindos de várias direções esculpindo as dunas que se movem sobre o solo, provocando belíssimas nuances de cores onde predomina a cor rosada.



Em outubro, os pescadores da colônia Z-17 se preparam para a tradicional Regata de Porto de Mangue; evento náutico que conta com a participação de 63 embarcações e uma programação que inclui oficinas de educação para a saúde, reciclagem de materiais, e apresentações culturais entre outras atividades. A regata acontece com a largada na Praia do Rosado e termina em Rio das Conchas.


Fonte: Prefeitura de Porto do Mangue

Nenhum comentário: