terça-feira, 27 de março de 2012

Ação de cidadania atendeu mais de 700 pessoas em Janduís e Frutuoso Gomes

O Governo do Estado, por meio do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), promoveu nesta sexta-feira (23) e sábado (24), uma ação de cidadania que beneficiou mais de 700 pessoas nas cidades de Janduís e Frutuoso Gomes, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O Itep emitiu carteiras de identidade - um dos serviços mais requisitados em eventos desse tipo - enquanto a Sejuc emitia CPFs e Carteiras de Trabalho. Para o diretor do Instituto Técnico-Científico de Polícia, Nazareno de Deus Medeiros Costa, ações como a ocorrida sexta-feira aproximam mais o Governo do povo e atende necessidades de todas as classes sociais, mas, principalmente, dos mais carentes, que muitas vezes não têm dinheiro para obter a documentação que, naquela oportunidade, foi gratuitamente oferecida pelos órgãos governamentais.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, que está respondendo interinamente pela Sejuc, reforçou as palavras do diretor do Itep, lembrando que esse é um dos papéis do Governo, oferecer condições para que todos tenham acesso à cidadania. Aldair da Rocha ainda lembrou que, no próximo dia 31, haverá a segunda edição da Ação Cívico-Social (Aciso) no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal.

domingo, 25 de março de 2012

Vídeo: Rabo de palha do Agripino


Em 1985 quando José Agripino Maia (DEM/RN) era governador do Rio Grande do Norte pelo PFL (antigo nome do DEM), houve a primeira eleição direta para prefeitos das capitais após a ditadura.

Ele, como governador, convocou 120 prefeitos do interior (onde não haveria eleições naquele ano) para uma reunião, acertando o que constituiria o maior escândalo eleitoral da história do Rio Grande do Norte, muito antes do mensalão do DEM em Brasília.

José Agripino simplesmente instruiu os prefeitos a comprar títulos eleitorais, distribuir presentes, incentivar tumultos nos processos de votação e apuração e, ainda, usar veículos oficiais com placas frias para transportar eleitores do interior para a capital. O caso ficou conhecido como Escândalo Rabo-de-Palha, rótulo fornecido pelo próprio José Agripino, que ao final de uma reunião pediu:

- Não podemos deixar rabo-de-palha.

Alguém gravou e vazou. O vídeo mostra alguns dos "melhores" momentos.


Em 2012, o Zé estará em Janduís e outras cidades do RN na sua rotineira visita de 2 em 2 anos atrás de votos do povo, onde irá apoiar um(a) candidato(a) da eterna aliança DEMo/PSDB. E então, o que fazer com o Zé Rabo de palha...

terça-feira, 20 de março de 2012

[Especial] 35 Anos sem Maysa Monjardim

No dia 22 de janeiro de 1977 o Brasil perdia uma das mais brilhantes cantores da MPB. Maysa Figueira Monjardim, também conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa foi uma brilhante cantora, compositora e atriz brasileira. Ao longo da sua carreira imortalizou uma discografia com mais de 25 títulos. Cristalizou uma das mais sensíveis obras da Música Popular Brasileira.

Carreira

Anos 50 e o inicio da carreira

Em 1956, Maysa foi convidada pelo produtor Roberto Côrte-Real para gravar um disco, durante uma reunião familiar. O álbum Convite para ouvir Maysa (todo preenchido com composições próprias) foi gravado logo após o nascimento de seu único filho Jayme Monjardim. O disco gravado apenas em caráter beneficente (toda sua renda fora destinada ao Hospital do Câncer de Dona Carmen Annes Dias Prudente), logo começou a fazer sucesso, tocando nas rádios paulistas e cariocas. Pouco a pouco, a carreira de Maysa foi adquirindo um caráter profissional, o que descontentou seu marido André Matarazzo e logo levou seu casamento à ruína. Já em 1957 (ainda não desquitada), Maysa era contratada da TV Record paulista, com um programa só seu patrocinado pela Abrasivos Bombril, acabava de gravar seu segundo disco, de 10 polegadas, intitulado Maysa.

Em 1957, com menos de um ano de carreira, no julgamento anual dos cronistas de Rádio de São Paulo, para a escolha de Os Melhores do Ano de 1956, Maysa foi apontada como 'A maior revelação feminina, O melhor compositor e O melhor letrista. O Clube dos Cronistas de Discos concedeu-lhe o título de A maior cantora do ano. No ano seguinte, foi premiada com o disputado Troféu Roquette Pinto de A melhor cantora de 1958. No ano anterior, ela já havia recebido o mesmo prêmio como cantora revelação de 1957. O jornal O Globo, que em 1957 havia conferido a ela o Disco de Ouro de cantora revelação, agora também a premiava como a principal voz feminina do país. Também seria de Maysa naquele ano o Troféu Chico Viola, para o melhor disco de 1958.

Em 1958 (já desquitada) muda-se para o Rio de Janeiro, então Capital Federal e se torna também contratada da TV Rio, com um programa só seu patrocinado pelos Biscoitos Piraquê. Lança seu terceiro disco (agora de 12 polegadas) intitulado Convite para Ouvir Maysa nº 2. O disco foi considerado pela crítica musicalmente irretocável, tornou-se campeão de vendas e lançou a canção Meu Mundo Caiu como o maior sucesso do ano. Até o fim da década Maysa seguiria sua carreira acumulando diversos prêmios, vendo a carreira e popularidade, em crescente ascensão . Seus discos eram campeões de vendas e seus programas de televisão eram muito prestigiados. Ainda em 1958 ela se tornaria a melhor e mais bem paga cantora do Brasil.

Anos 60

 

Durante os anos 60, Maysa aprimorou constantemente a técnica vocal, registrando em discos de grande qualidade técnica o auge de sua carreira. A partir de 1960, empreendeu inúmeras excursões pelo mundo, se apresentando em vários países, além de aderir ao movimento da Bossa Nova, com o qual pode expandir referências musicais. Junto a um grupo formado por Roberto Menescal, Luiz Eça, Luiz Carlos Vinhas, Bebeto Castilho, Hélcio Milito e Ronaldo Bôscoli, foram responsáveis pelo lançamento da Bossa Nova no exterior. Em um histórica turnê à Argentina e o Uruguai, em 1961. Maysa teve uma intensa carreira internacional. Em 1960, tornou-se a primeira cantora brasileira a se apresentar no Japão, a convite da companhia área brasileira Real Aerovias, que acabara de estrear o vôo Rio de Janeiro - Tóquio. Excursionou pela América Latina, passando diversas vezes por Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Leste, Lima, Caracas, Bogotá, Porto Rico e Cidade do México. Apresentou-se em Paris, Lisboa, Madri, Nova Iorque, Itália, Marrocos e Angola. Lá, se apresentava em casas noturnas e gravava discos. Entre 1960 e 1961 realizou temporada nos Estados Unidos, gravando o lendário álbum Maysa Sings Songs Before Dawn pela Columbia Records norte-americana. Lá, também se apresentou no sofisticado Blue Angel Night Club, a mais requintada casa noturna de Nova Iorque, à época.

Ainda em 1963, empreendeu um histórico concerto no Olympia de Paris, naquela que é a mais famosa casa de espetáculos da capital francesa. Em 1966 participou do II Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, classificando para a finalíssima a canção Amor-Paz de sua autoria, com a compositora Vera Brasil, juntamente com Disparada, com Jair Rodrigues e A Banda, com Chico Buarque e Nara Leão. No mesmo ano, Maysa também participou da primeira edição Festival Internacional da Canção. Neste último alcançou o terceiro lugar na fase nacional e o prêmio de melhor intérprete brasileira do festival, defendendo a canção Dia das Rosas de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo. Desbancando totalmente a vencedora Saveiros, interpretada por uma então novata: Nana Caymmi.

Retornou definitivamente ao Brasil em 1969. Neste ano, estreou Maysa Especial com Ítalo Rossi na TV Tupi carioca e o espetáculo A Maysa de Hoje, gravado em disco, com temporadas no Canecão do Rio de Janeiro e no Urso Branco de São Paulo, obtendo sucesso de crítica e público. Pouco tempo depois, participou como jurada do V Festival da Música Popular Brasileira da TV Record. E do IV Festival Internacional da Canção, com a música Ave Maria dos Retirantes, de Alcyvando Luz e Carlos Coqueijo, que não se classificou para a final. Naquela edição, o Troféu Galo de Ouro (premiação máxima do festival), ganhou o nome de Maysa Monjardim.

Anos 70

 

Em 1970, Maysa lança pela Philips o álbum Ando Só numa Multidão de Amores, que não obteve sucesso de público. Maysa passou então a investir na carreira de atriz e já em 1971 estreou na telenovela O Cafona da Rede Globo, interpretando Simone, seu alter-ego. Por esse papel, Maysa acabou ganhando o prêmio de Coadjuvante de Ouro. No mesmo ano, integrou o elenco da telenovela Bel-Ami da TV Tupi, interpretando Márica, mas abandonou a produção. Ela ainda montaria o espetáculo teatral Woyzeck de George Büchner, sem sucesso.

Após algumas temporadas em boates do Rio de Janeiro e São Paulo, desde o fim de 1972, Maysa se afasta do meio artístico e vai morar em uma casa de praia, localizada no município de Maricá, litoral fluminense. Lá, Maysa morou até o fim da vida, na maior parte em companhia do namorado, o ator Carlos Alberto. Durante este período, quase não gravou discos nem fez shows, fazia poucas aparições na mídia e reservava suas aparições a participações especiais, como no Fantástico e no Brasil Especial, da TV Globo.

Realizou alguns dos últimos shows de sua carreira, na boate Igrejinha, localizada em São Paulo, em 1975. A temporada, pouco tempo depois, ficaria marcada como “a turnê do adeus”. Até ali já havia feito inúmeras temporadas de grande sucesso em diversas casas noturnas de São Paulo como a Cave, o Oásis, Urso Branco, Di Mônaco e Igrejinha. E do Rio de Janeiro como o Club 36, Au Bon Gourmet, Meia-Noite do Hotel Copacabana Palace, Canecão, Flag, Sucata, Fossa e Number One, dentre outras casas tradicionais e famosas.

 Últimos Momentos

Vivendo isolada na casa de praia em Maricá, desde 1972, para onde ia todo o fim de semana, Maysa morreu a caminho da mesma casa de praia em Maricá, enquanto dirigia a “Brasília azul” em alta velocidade, no dia 22 de Janeiro de 1977, por volta das 5 horas da tarde, na Ponte Rio-Niterói. O efeito de anfetaminas somado à ingestão excessiva de álcool e ao cansaço físico e psicológico que a cantora vinha sofrendo teriam provocado o fatídico acidente. Porém, a conclusão dos laudos periciais mostrou que no momento do acidente ela estava completamente sóbria, não havia resquícios de álcool em seu organismo.



Forró das Antigas em Janduís e Campo Grande!

 Na Semana Santa em Janduís as atrações principais são: Tropkália e Banda Líbanos no dia 6, já no dia 7 em Campo Grande será Cavalo de Pau.



sexta-feira, 16 de março de 2012

Cursos Gratuitos Online

Cursos Gratuitos FGV - Inscrição GratisSempre preocupada com sua modernização, a Fundação Getúlio Vargas oferece inúmeros cursos gratuitos online para facilitar a vida de todos. A FGV, que desde 1944, é um dos principais Centros de Ensino do País, tem a solução ideal para você que quer entrar no mercado de trabalho ou mesmo para quem deseja apenas aperfeiçoar seus conhecimentos e não possui dinheiro ou tempo para investir em um curso presencial. 

 

Site da FGV 

 

quinta-feira, 15 de março de 2012

15 anos do curso de Odontologia da UNP

O curso de Odontologia da Universidade Potiguar (UnP) comemora em 2012, os 15 anos de fundação. A unidade, considerada pelo MEC o 2° melhor curso de odontologia do Nordeste, que sempre foi sinônimo de inovação e inserção na comunidade não poderia comemorar a data histórica pensando apenas no passado. Para estimular ainda mais a visão de futuro dos estudantes e professores em maio será realizada a Jornada Odontológica. Com profissionais de destaque nas áreas de atuação.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Carta de Apoio [Eleição 2012]


Nós, da família Morais (Cazuza, Edileuza e filhos) declaramos que novamente iremos caminhar nestas eleições junto a candidatura do PT em Janduís, desta vez, como candidata Nailka Saldanha. E sabem por que o apoio? Porque temos acompanhando o seu trabalho e suas idéias enquanto política e secretária, onde desempenha um papel que está realmente melhorando a vida dos janduienses. Também fazemos questão de declarar nosso apoio porque ao lado dela está Salomão Gurgel, que é inegavelmente o melhor prefeito da história da cidade e do outro lado estão prefeitos com mandatos pífios, inclusive com um que é proibido pela justiça de se candidatar. Ao lado de Nailka está Fátima Bezerra, uma deputada federal de honra que sempre olhou com bons olhos para o município e o estado, diferente de outros que passam na cidade de 2 em 2 anos em busca de votos e nunca ajudaram a cidade. A família Morais, assim como a população de Janduís, sabe o que será realmente melhor para a cidade.

Ass. Cazuza e Família!

14 de Março- Dia da Poesia

O Dia Nacional da Poesia comemora-se, não por acaso, no dia do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, 14 de março de 1847. Poeta do Romantismo que ficou conhecido como “poeta dos escravos” por ter lutado bravamente pela abolição da escravidão.
Uma das poesias mais conhecidas de Castro Alves é “Navio Negreiro”, na qual ele mostra indignação ao preconceito racial e a situação em que viviam os negros.  Seus poemas eram movidos por amor e pela luta por liberdade e justiça.
O termo “poesia” é aplicado a estrutura de texto que é dividida em versos. Cada linha de um poema é considerada um verso e um conjunto de versos forma uma estrofe.
Não há poesia sem ritmo, estrofe e rima, mas esses três quesitos nem sempre são apresentados juntos num mesmo texto. Outra característica do poema é a métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos.
Com o passar dos anos a poesia foi se dividindo por fases: barroco, arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo, até chegar à forma que se escreve hoje.
Navio Negreiro
 I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta. 
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro... 
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?... 
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas... 
Donde vem? onde vai?  Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam, 
Galopam, voam, mas não deixam traço. 
Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade! 
Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!
Que música suave ao longe soa!
Meu Deus! como é sublime um canto ardente
Pelas vagas sem fim boiando à toa! 
Homens do mar! ó rudes marinheiros,
Tostados pelo sol dos quatro mundos!
Crianças que a procela acalentara
No berço destes pélagos profundos! 
Esperai! esperai! deixai que eu beba
Esta selvagem, livre poesia
Orquestra — é o mar, que ruge pela proa,
E o vento, que nas cordas assobia...
.......................................................... 
Por que foges assim, barco ligeiro?
Por que foges do pávido poeta?
Oh! quem me dera acompanhar-te a esteira
Que semelha no mar — doudo cometa! 
Albatroz!  Albatroz! águia do oceano,
Tu que dormes das nuvens entre as gazas,
Sacode as penas, Leviathan do espaço,
Albatroz!  Albatroz! dá-me estas asas.
 
II
    
Que importa do nauta o berço,
Donde é filho, qual seu lar?
Ama a cadência do verso
Que lhe ensina o velho mar!
Cantai! que a morte é divina!
Resvala o brigue à bolina
Como golfinho veloz.
Presa ao mastro da mezena
Saudosa bandeira acena
As vagas que deixa após. 
Do Espanhol as cantilenas
Requebradas de langor,
Lembram as moças morenas,
As andaluzas em flor!
Da Itália o filho indolente
Canta Veneza dormente,
— Terra de amor e traição,
Ou do golfo no regaço
Relembra os versos de Tasso,
Junto às lavas do vulcão! 
O Inglês — marinheiro frio,
Que ao nascer no mar se achou,
(Porque a Inglaterra é um navio,
Que Deus na Mancha ancorou),
Rijo entoa pátrias glórias,
Lembrando, orgulhoso, histórias
De Nelson e de Aboukir.. .
O Francês — predestinado —
Canta os louros do passado
E os loureiros do porvir! 
Os marinheiros Helenos,
Que a vaga jônia criou,
Belos piratas morenos
Do mar que Ulisses cortou,
Homens que Fídias talhara,
Vão cantando em noite clara
Versos que Homero gemeu ...
Nautas de todas as plagas,
Vós sabeis achar nas vagas
As melodias do céu! ...
 
III
    
Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!
Desce mais ... inda mais... não pode olhar humano
Como o teu mergulhar no brigue voador!
Mas que vejo eu aí... Que quadro d'amarguras!
É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ...
Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!
 
IV
     
Era um sonho dantesco... o tombadilho 
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite... 
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar... 
Negras mulheres, suspendendo às tetas 
Magras crianças, cujas bocas pretas 
Rega o sangue das mães: 
Outras moças, mas nuas e espantadas, 
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs! 
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente 
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala, 
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais... 
Presa nos elos de uma só cadeia, 
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece, 
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri! 
No entanto o capitão manda a manobra,
E após fitando o céu que se desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..." 
E ri-se a orquestra irônica, estridente. . .
E da ronda fantástica a serpente
          Faz doudas espirais...
Qual um sonho dantesco as sombras voam!...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
          E ri-se Satanás!... 
 
V
    
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! 
Quem são estes desgraçados
Que não encontram em vós
Mais que o rir calmo da turba
Que excita a fúria do algoz?
Quem são?   Se a estrela se cala,
Se a vaga à pressa resvala
Como um cúmplice fugaz,
Perante a noite confusa...
Dize-o tu, severa Musa,
Musa libérrima, audaz!... 
São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . . 
São mulheres desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael. 
Lá nas areias infindas,
Das palmeiras no país,
Nasceram crianças lindas,
Viveram moças gentis...
Passa um dia a caravana,
Quando a virgem na cabana
Cisma da noite nos véus ...
... Adeus, ó choça do monte,
... Adeus, palmeiras da fonte!...
... Adeus, amores... adeus!... 
Depois, o areal extenso...
Depois, o oceano de pó.
Depois no horizonte imenso
Desertos... desertos só...
E a fome, o cansaço, a sede...
Ai! quanto infeliz que cede,
E cai p'ra não mais s'erguer!...
Vaga um lugar na cadeia,
Mas o chacal sobre a areia
Acha um corpo que roer. 
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar... 
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoute... Irrisão!... 
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!...
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! ...
 
VI
       
Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio.  Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto! ... 
Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança...
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha!... 
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! ... Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!

terça-feira, 13 de março de 2012

IFRN: Inscrições para Vestibular que usa as notas do Enem

Instituto está oferecendo 747 vagas em cursos presenciais e 166 em Letras a distância.


  O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está com as inscrições abertas até as 22h do dia 18 de março para o Vestibular 2012/1. O processo seletivo utiliza as notas das edições de 2010 e 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério único de seleção.


Faça aqui sua inscrição

Entre os cursos presenciais, o IFRN oferece 507 vagas em graduações de licenciatura e 240 em cursos superiores de tecnologia. Essas vagas são para Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Natal, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Também são oferecidas 166 vagas para o curso a distância de licenciatura em Letras-Espanhol, para os polos em Caraúbas, Grossos, Marcelino Vieira, Natal e Parnamirim.

Os cursos presenciais de licenciatura oferecidos são em Biologia, Geografia, Informática, Física, Matemática, Química. Os de tecnologia são em Agroecologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Energias Renováveis, Gestão Desportiva do Lazer, Produção Cultural e Sistemas para Internet.
Metade das vagas será destinada a candidatos que cursaram a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, exclusivamente em escolas públicas. Não estão incluídas escolas filantrópicas ou cenecistas ou escolas particulares com bolsa de estudos ou certificação/proficiência pela Secretaria de Educação ou pelo Enem.

A classificação dos candidatos será feita utilizando apenas as notas de uma das edições do Enem. O resultado será divulgado no dia 23 de março, com matrícula para os dias 29 e 30 do mesmo mês. 

Outras informações podem ser obtidas no Edital.

domingo, 11 de março de 2012

Rogério Marinho participa do Encontro Municipal do PSDB em Janduís


O deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, participou nesta sexta-feira (09) do Encontro Municipal da legenda em Janduís. O evento foi organizado pela vereadora Lígia Félix, que preside o partido no município e é pré-candidata a prefeita da cidade.
Em seu discurso, Rogério Marinho elogiou o trabalho desenvolvido pela aliada em Janduís. “O PSDB se preocupa com o futuro, e o futuro está aqui, esperando a oportunidade do povo de Janduís. Você está no caminho certo Lígia, ouvindo o povo e identificando os problemas da cidade, aliás, como nós também estamos fazendo em Natal”, afirmou o deputado em referência ao projeto Pensar Natal, desenvolvido pelo PSDB na capital potiguar.
Também estiveram presentes a solenidade os ex-prefeitos Cassio Targino, Chico Tampa e José Danta, além do vereador Jacinto Fernandes e do presidente da Câmara Municipal da Caraúbas, Vinícius Amorim.
Veja Mais Fotos Aqui

Fonte: Portal do Dep. Rogério Marinho

Estágio Ensino Médio - TRE-RN


Estão abertas as inscrições para selecionar estudantes de nível médio para o Programa Social de Estágio do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.  No estado, serão contratados 117 estagiários e em Janduís será 1 vaga para alunos que devem estar cursando o nível médio, para atuar junto aos cartórios eleitorais no período de 16 de abril a 16 de outubro deste ano.


Para participar da seleção o estudante do ensino médio,  deve estar regularmente matriculado, no mínimo, no segundo ano, e possuir frequência regular na respectiva instituição de ensino. Para realizar a inscrição o estudante deve apresentar os seguintes documentos:


a)Ficha de Inscrição com todos os dados do estudante;
b)Histórico escolar com todas as disciplinas cursadas até dezembro de 2011;
c) RG e CPF
d) Declaração da Instituição de Ensino constando a ano em que o aluno está matriculado;
e) Declaração de ausência de parentesco;
f) Declaração de que não foi estagiário no TRE-RN

O critério de classificação dos candidatos será o  maior coeficiente de rendimento escolar. A carga horária a ser cumprida pelo estagiário é de 20 horas semanais, 

VALOR DA BOLSA:   R$ 300,00 (Trezentos reais)
VALOR DO AUXÍLIO TRANSPORTE:  R$ 3,75 (três reais e setenta e cinco centavos)  por dia de efetivo estágio


As incrições para o estágio de nível médio a ser cumprido no interior devem ser feitas na sede da Zona Eleitoral do município onde o estudante estiver pleiteando a vaga, no horário de funcionamento do cartório eleitoral.