sábado, 29 de dezembro de 2012

Saúde: Prevenção do Câncer de Mama

câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. Isso porque muitos dos casos são descobertos tardiamente, quando o tumor já está avançado. O diagnóstico precoce é a grande arma que as mulheres têm nas mãos e, quanto antes o câncer de mama for descoberto, maiores as chances de sucesso no tratamento.


Os fatores de risco para a doença podem ser o histórico familiar e a idade acima dos 50 anos, período em que geralmente ocorre a menopausa. Outros fatores como alimentação rica em gorduras, excesso de peso, vida sedentária, álcool e cigarro também são grandes vilões.


O que muitas mulheres não sabem é que, além das visitas periódicas ao médico e exames, pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir o câncer de mama.

Entre as alterações na rotina, uma das mais importantes é se movimentar. Fazer exercícios físicos é extremamente importante Se achar que não tem fôlego para encarar a academia, faça uma caminhada. Pelo menos trinta minutos, cinco dias por semana são suficientes.

Como orientação geral para prevenir o câncer de mama toda mulher após os 20 anos, mesmo que tenha hábitos saudáveis, deve se submeter à mamografia e fazer mensalmente o auto-exame.

Nenhum comentário: