quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Juízes pedem reforço de tropas federais para garantir eleições no RN


Juízes de 45 das 69 Zonas Eleitorais já formularam o pedido ao TRE argumentando pouco efetivo policial lotado nos municípios.



Mais da metade dos juízes eleitorais do RN já solicitaram apoio de tropas federais para garantir a segurança da votação e apuração do pleito eleitoral deste ano. De acordo com o assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, Luciano Hebert, 45 dos 69 juízes já formularam pedido ao tribunal.



Mesmo contando com batalhões da Polícia Militar, municípios como Mossoró, Caicó, Macaíba, Parnamirim e Nova Cruz solicitaram o reforço, sob o argumento de pouco efetivo policial lotado na cidade e o histórico do acirramento de ânimos entre candidatos e partidários no dia da votação. 



Os pedidos, entretanto, não garantem a presença dos militares das Forças Armadas nos 110 municípios requisitantes. “Recebemos os pedidos no TRE e agora estamos aguardando a decisão da governadora Rosalba Ciarlini para saber se ela acatará a presença da tropa federal aqui no RN. Se a resposta for sim, o TRE vai formalizar o pedido ao TSE”, explicou Hebert.



Antecipando-se ao pedido, praxe no RN durante as disputas eleitorais, mais de 2.000 militares, lotados no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, estão participando esta semana de um exercício de adestramento em operações de Garantia da Lei e da Ordem, no interior da Paraíba, com ênfase na segurança do pleito eleitoral deste ano.



No exercício, os militares simulam situações já vivenciadas em dias de votação e desenvolvem ações cívico-sociais voltadas para a comunidade como atendimentos médico-odontológico e emissão de documentos.



O prazo para a resposta da governadora Rosalba Ciarlini expira nessa sexta-feira (3).

Nenhum comentário: