O Secretário Municipal de Saúde é o gestor das políticas de saúde na esfera municipal. Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Constituição de 1988,e sua regulamentação pelas Normas Operacionais Básicas - NOBs e Normas Operacionais de Assistência em Saúde - NOAS, um dos princípios organizacionais do SUS está relacionado a hierarquia do sistema de saúde pública, cujo modelo preconiza a existência de um gestor em cada instância do poder público, ou seja, uma figura responsável pela articulação, administração, gerenciamento, desenvolvimento e toda a gestão inter-setorial, inter-pessoal e multi-profissional da rede de saúde, seja nos Municípios, Estados ou União. O gestor também é responsável por fazer cumprir todos os princípios do SUS.
Segundo o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), são atribuições do gestor munipal de saúde: planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal, viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas, participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais. As competências e responsabilidades de cada município variam de acordo com os compromissos assumidos.
O Prefeito Salomão Gurgel e o Secretário de Saúde Neto Freitas realizam um trabalho difícil, até procurar bons médicos que trabalhem em cidades do interior não é fácil atualmente. Muitos pacientes precisam ir para outras cidades fazer cirurgias ou acompanhamento médico mais complexos, para isso, o município contratou serviços de Eugênio Amaral, motorista que leva os pacientes até Natal e outras cidades e também de Antônio Batista (Cazuza) que marca os exames e acompanha os pacientes na capital.
A falta de recursos é um grave problema, até pouco tempo os pacientes precisavam viajar em ambulâncias velhas e desconfortáveis. Janduís precisa de uma pousada em Natal para os pacientes que passam mais de um dia esperando atendimento ou cirurgia na Capital.
Atualmente Janduís conta com uma nova ambulância e passa por um processo de reforma nos estabelecimentos de saúde. O Secretário Neto Freitas desempenha um grande trabalho, sempre é realizado trabalhos de prevenção e todo atendimento possivel para população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário