Carros de som, santinhos e caminhadas são considerados os principais meios de marketing nas eleições em Janduís e na maioria das cidades do interior que não possui horário eleitoral televisionado, mas em 2012 a internet mostra que também é uma arma na conquista do eleitorado.
O uso da Internet e das Redes Sociais como plataforma por parte de candidatos e partidos terão papel decisivo nas eleições 2012, principalmente em cidades como Janduís, onde uma grande porcentagem da população tem acesso à internet. Esse tipo de meio vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil e no mundo inteiro e sua relevância já ficou evidente neste início de campanha eleitoral.
Analizando o caso específico de Janduís, é fácil notar a importância do uso de sites, blogs e de perfis em redes como Twitter ou Facebook no processo eleitoral da cidade, já que boa parte da classe política possuem Facebook, twitter e até blogs, facilitando o acesso direto aos candidatos. Entre outros fatores importantes está a grande quantidade de janduienses que estudam ou trabalham em outras cidades, tais votos podem ser decisivos em uma eleição e a internet é sem dúvida o principal meio de se aproximar deles.
Nailka, candidata pelo PT, lançou seu site há dias, nele é possível encontrar propostas da candidata e dos vereadores, assim como fotos, videos e uma linha de contato. Ela também possui Facebook e twitter atualizados com frequência. Lígia, do PSDB, não possui site ou blog, mas encontra-se com facebook e twitter também atualizados. Em relação a população é possível notar o empenho dos eleitores nas redes sociais, com destaque para o facebook, onde não é difícil presenciar debates e discussões eleitores em pleno meio virtual.
Mas coligações, candidatos e eleitores têm que ficar atentos. A Ética das campanhas no meio eletrônico deve ser parecida com a dos meios convencionais. É importante aparecer, pois quem não é visto não é lembrado, mas a exposição em excesso e sem conteúdo pode trazer o efeito contrário. E claro, as leis eleitorais também valem na internet!
Nenhum comentário:
Postar um comentário