quarta-feira, 22 de junho de 2011

PESQUISA: COMO VOCÊ AVALIA A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO EM EXERCÍCIO ZÉ BEZERRA?

Zé Bezerra (PT) vem causando polêmica ao assumir a prefeitura por um curto período, apenas 25 dias, e demitir todos os secretários nomeados pelo prefeito Salomão Gurgel. O assunto é tema de inúmeros jornais que também mencionam a dificuldade de Zé Bezerra conseguir substitutos temporários para as secretarias. Mas como você avalia o curto período de administração de Zé Bezerra?

Você pode votar na nova pesquisa do blog Janduís Turismo.

III Arraiá da Comadre Teresinha e do Compadre PDA

CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS JANDUIENSES


A Câmara de Vereadores aprovou na tarde de ontem (21/05), a Proposição nº 5/2011, de autoria do vereador Jozenildo Morais, que versa sobre a sugestão para que o Poder Executivo Municipal apresente Projeto de Lei concedendo bolsa de estudantes para estudantes carentes do nosso Município, que residem fora ou na cidade, os quais estudam em outros centros e necessitam da contribuição da administração para prover os gastos básicos com locomoção, materiais e outros.

O auxílio deverá ser regulamentado, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. O requerimento teve aprovação unânime dos vereadores. Veja a íntegra da matéria:

PROPOSIÇÃO Nº 5/2011
O Vereador abaixo signatário nos termos regimentais, fundamentado no artigo 14, Incisos VI e VII, da Lei Orgânica Municipal e Artigo 39, Inciso III, alínea “e”, Artigo 122, parágrafo 1°, alínea “h”, combinado com o Artigo 216, inciso III, do Regimento Interno desta Casa, sugere ao Poder Executivo Municipal que seja apresentado projeto de lei de concessão de bolsa de estudos para estudantes carentes do nosso Município que residem fora ou na cidade e precisam custear despesas com transporte para locomação até uma unidade de ensino básico, médio, profissionalizante ou superior.

JUSTIFICAÇÃO:

Senhor Presidente,
Nobres parlamentares,

O Poder Executivo, como ente da federação responsável diretamente por aprovisionar todos os janduienses no tocante ao direito à educação, necessita garantir aos filhos de nossa terra que desejam alcançar melhores dias através do conhecimento um auxílio financeiro que, no mínimo, atenda as despesas com locomoção e estadia.

É sabido por todos nós gestores e representantes do povo desta Urbe que existe um significativo número de estudantes de nossa cidade e residentes em outras cidades em casa de parentes, familiares, amigos ou residências estudantis que não têm condições, nem a sua família, de prover às suas despesas sem prejuízo pessoal e/ou familiar.
Há, concomitantemente, um número volátil de acadêmicos de nosso Município que freqüentam a academia em Patu, Caraúbas, Assú e outras cidades que sequer têm condições de arcar com a contribuição financeira para complementar o custeio com transporte, embora a Edilidade já provenha parte desse ônus.

Assim sendo, requer este parlamentar que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal encaminhe a esta Egrégia Corte um Projeto de Lei com critérios estabelecidos, respeitando o aporte do limite de responsabilidade fiscal preconizado em lei, a fim de que não haja injustiça quanto a concessão do benefício e que atenda a essa demanda em comento, tendo em vista o enorme alcance econômico, social e humano para àqueles que num futuro breve devolverão à nossa cidade tudo que lhes for investido com trabalho e afinco.

Sala de Sessões Elpídio Gurgel de Brito, em 21 de junho de 2011.

Jozenildo Morais
VEREADOR - PV

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vice-prefeito de Janduís demite secretários ao assumir Prefeitura

Zé Bezerra demitiu o secretário de Educação, Cácio Santos, de Finanças, Marcosuel Arruda, o Controlador, Rômulo Gurgel e a secretária de Governo, Lourinalda Gurgel.


Uma ação motivada por "vingança política" afastou na tarde desta quarta-feira (15) três secretários municipais de Janduís. As demissões foram feitas pelo vice-prefeito Antônio José Bezerra (PT) que assumiu a administração da cidade por 25 dias, tempo de afastamento do prefeito Salomão Gurgel.

O vice-prefeito começou a "limpeza" dos cargos políticos ligados aos seu companheiro de administração pela pasta da Educação, Cácio Santos, seguido do secretário de Finanças, Marcosuel Arruda, do Controlador Geral do Município, Rômulo Gurgel e da secretária de Governo e irmão de Salomão Gurgel, Lourinalda Gurgel.

A situação de "rompimento político e administrativo" foi comentada pelo prefeito afastado, Salomão Gurgel em entrevista ao Nominuto. Por telefone, Salomão explicou que o rompimento estava "anunciado" e que quando retornar a cidade irá corrigir os "erros" do vice-prefeito. "O que ele fez representa o rompimento total da relação política e administrativa que tínhamos. Quando voltar vou renomear os meus bons secretários e mostrar a população que a nossa admnistração está correta", argumenta.

Mais informações no Portal nominuto

Notas de Corte do SISU - UFERSA, UFRN, IFRN



Inscrições para o Sisu seguem até domingo




Continuam abertas até as 23h59 de domingo (19) as inscrições para a quarta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Para o primeiro semestre de 2011, são oferecidas 26 mil vagas em 48 instituições. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.


Notas de Corte 17.06.2011:


UFERSA - Caraúbas:


Ciência e Tecnologia (Integral) ............................ 569


Ciência e Tecnologia (Noturno) ............................ 580


UFRN - Natal


Biomedicina (Noturno)........................... 774


Biomedicina (Integral)............................ 774


Gestão Hospitalar .................................... 672


Zootecnia .................................................. 680


Engenharia de Alimentos ......................... 720


IFRN - Natal


Redes de Computadores .......................... 640


Gestão Pública ......................................... 644


Gestão Ambiental ..................................... 645


Construção de Edificios............................. 665

INSTITUTO TIRADENTES APONTA JOZENILDO MORAIS COMO O VEREADOR MAIS ATUANTE DE JANDUÍS

O Instituto Tiradentes, em pesquisa de opinião pública, apurou que Jozenildo Morais é o vereador janduiense com a melhor avaliação da popular.

Com base nesta pesquisa, realizada com metodologia científica e por meio de processo seguro, o Instituto Tiradentes concederá a Medalha Imperador Dom Pedro II - Colar de Ouro para Jozenildo.

A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do 42º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, sendo realizado no dia 2 de Julho, no auditório do Recife Praia Hotel, na capital pernambucana.

Além do Vereador Jozenildo Morais também foram contemplados com a medalha os vereadores Braga (PT) e Lígia Félix (PSDB).

domingo, 12 de junho de 2011

História de Janduís





Durante o período colonial existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa portuguesa. Dentre estas uma das mais aguerridas era a dos Janduís, cuja denominação deriva de Nhandu-í-a ema pequena, o corredor, o veloz. As balas e as botas dos colonizadores quebraram essa resistência, assim como a escravidão e as doenças dissolveram as tribos. Restaram a lenda e o nome.
A área territorial onde hoje se localiza o município de Janduís era em 1878 uma propriedade agrícola conhecida por São Bento Velho, pertencente ao senhor Vicente Gurgel do Amaral, na qual ele criou sua família composta por 11 (onze) filhos dentre os quais se destacaram Canuto Gurgel do Amaral e Daniel Gurgel do Amaral, com a morte do patriarca da família o senhor Canuto Gurgel (1891-1951) assume a administração e liderança familiar.
Considerado o fundador do Município, doou terras à Padroeira (igreja), foi o animador local, construiu as primeiras residências, os prédios comerciais e instalou a 1ª (primeira ) feira em 1926. Durante as feiras era muito comum, a ocorrência de tumultos, confusões e troca de bofetes. Daí a alcunha de São Bento do Bofete, denominação pela qual o vilarejo ficou conhecido durante muito tempo. Antes de receber o nome Janduís, recebeu também o nome de Getúlio Vargas e só depois em 1962 o nome de Janduís.

É Hoje...



Raildon Lucena: Novo Cidadão Janduiense

Raildon Lucena





Raildon Lucena, jornalista que desempenha importante função na assessoria de comunicação da prefeitura de Janduís ganhou titulo de cidadão janduiense na Câmara Municipal nesta sexta-feira. Titulo mais que merecido, pois Raildon vem trabalhando a anos na cidade e já faz parte da história do nosso município, levando o nome de Janduís para todo Brasil no Blog Janduís Online que é um dos mais conceituados do estado.


Emancipação

Veja tudo que vem acontecendo na emancipação do município no Janduís Online

IFRN abre 232 vagas em cursos



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN abre inscrições para os cursos superiores de tecnologia- entre os dias 15 e 19 deste mês - adotando como processo seletivo o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), criado pelo MEC para as instituições públicas que usam a nota do ENEM como forma de seleção para seus cursos superiores. A inscrição é gratuita e podem ser feitas através do site http://sisu.mec.gov.br.

Poderão se inscrever nesta edição apenas os candidatos que participaram do Enem 2010. A divulgação do resultado será feita em duas chamadas. A primeira chamada será no dia 22 de junho e a segunda no dia 2 de julho. As 232 vagas oferecidas pelo IFRN através do Sistema de Seleção Unificada estão distribuídas entre os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Gestão Pública, Gestão Ambiental, Construção de Edifícios e Comércio Exterior, conforme o Edital nº 17/2011 (disponível no site do IFRN, na sessão Editais 2011).

ENEM 2011

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve mais de 6,2 milhões de inscrições, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). O exame anterior teve 4,6 milhões de inscritos.

As inscrições acabaram à zero hora deste sábado (11). Somente no último dia, 850 mil se inscreveram, de acordo com o ministério.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Programação - Sexta-Feira

Janduís 49 ANOS

Sexta-Feira: 10 de junho

16h – Sessão Solene

Câmara Municipal de Janduís

19h – Homenagem a ex-vereadores

Local: Adro da Igreja Santa Teresinha

19h45 – Concerto da Filarmônica 12 de Junho – Semearte

Praça Santa Teresinha

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Programa de Hoje

Janduís 49 Anos


Pórtico da Cidade

Quinta-Feira: 09 de junho

10h – Lançamento da Caderneta do Adolescente – PSE

Local: Escola Municipal Professor Leonel Cícero

16h – Chá dos Idosos

Local: Salão da SEMTHAS

quarta-feira, 8 de junho de 2011

#Fora Micarla

Acompanhe a Ocupação da Câmara Municipal de Natal por manifestantes ao vivo no link abaixo.

#Fora Micarla

Hoje, em mais uma manifestação promovida pelos e pelas integrantes do movimento #ForaMicarla, diversos grupos de atuação política (formais e informais, partidários e apartidários, todos unidos pela consciência do seu dever cívico para com a cidade onde vivem) ocuparam o pátio interno da Câmara Municipal de Natal. Esse é mais um ato que expressa o repúdio à péssima administração que vem sendo realizada pelo atual governo do município. Um grupo que tem como símbolo maior a própria prefeita, Micarla Araújo de Sousa Weber, mas que é composto também pela vice-prefeitura e pela maioria dos vereadores.
Nós defendemos não apenas uma simples retirada da prefeita do cargo que ocupa, mas também, impreterivelmente, que tanto a própria Câmara Municipal quanto o Ministério Público do Rio Grande do Norte ajam para investigar as ações da prefeitura e do poder legislativo com maior afinco. Que essas instituições se coloquem ao lado do povo, em uma defesa intransigente dos direitos das cidadãs e dos cidadãos. Nós do movimento #ForaMicarla acreditamos que fazemos a nossa parte ao provocar as autoridades da cidade para que tomem o rumo da moralização e do fortalecimento do poder público em benefício da sociedade natalense.

Se algumas dessas autoridades alegam que “não existem provas” para que o curso de uma ação mais contundente seja tomado, nós podemos certamente listar muitas evidências para nortear o caminho dos trabalhos que estamos exigindo.

Eis algumas das causas da nossa justa raiva, entremeadas por questionamentos e sugestões:

• Aluguéis e compras vêm sendo efetuadas com notório superfaturamento dos preços; há necessidade de uma CEI dos aluguéis isenta, que não esteja sob domínio da bancada situacionista (a relatoria e a presidência estão ocupadas por vereadores micarlistas).

• Descaso com o Transporte Público: buracos em inúmeras ruas e avenidas da cidade; sucessivos aumentos da passagem de ônibus; falta de licitação para a prestação do serviço de ônibus; falta de ampla discussão acerca de uma reforma ou cancelamento do Termo de Ajustamento de Conduta que regulamente os aumentos na tarifa.

• Descaso com o Meio Ambiente: derrubada de centenas de árvores sem que haja uma contrapartida satisfatória na criação de áreas verdes; caos administrativo na Urbana, afetando a coleta de lixo e abalando o vínculo empregatício dos garis que trabalham para a sociedade.

• Descaso com a Educação: merenda estragada nas escolas municipais; péssimas condições de trabalho e estudo, além da falta de vagas ofertadas para o ensino fundamental.

• Descaso com a Saúde: terceirização injustificada (ou justificada pela confissão de incompetência) do atendimento à população; propaganda enganosa acerca da real relação custo/benefício que ocorre na implementação de AMEs e UPAs, além da privatização do setor.

• Falta de canais de participação popular no processo orçamentário, o que resulta em absurdos como os R$200.000,00 destinados para um inexistente “Zoológico” da cidade.

• Ocorrência de nepotismo na administração pública; ocupação de cargos comissionados e secretarias por parentes e cabos eleitorais de políticos que estão no governo.

• Falta de transparência nas contas públicas; a dispensa de licitação (recurso emergencial) tornou-se a norma nos processos de contratação de serviços e na compra de materiais de custeio (como exemplo podemos citar o caso da compra de 2.500 copos descartáveis por R$3.765, informação que está no Diário Oficial).

• Falta de projeto de governo: daí decorre a substituição constante de secretários; além de diversas obras paralisadas ou atrasadas.

• Falta de fiscalização do Plano Diretor: verticalização excessiva em áreas onde a lei não permite que isso aconteça; aumento do IPTU sem que a população usufrua de maiores benefícios custeados pelo imposto.

• Falta de pagamento aos artistas que prestaram serviços à Funcarte, e proibição das manifestações artísticas de rua e demais locais públicos que não sejam previamente autorizadas pela administração municipal.

• Falta de pagamento a diversos fornecedores e prestadores de serviços, o que tem prejudicado, entre outras coisas, a manutenção da infra-estrutura e da qualidade do ensino nas escolas do ensino fundamental;

• Gasto excessivo e imoral com publicidade e propaganda, enquanto áreas essenciais estão sendo prejudicadas por falta de recursos; propaganda enganosa custeada com dinheiro público, que não condiz com a realidade que observamos no município.

Os pontos acima listados são uma parte dos motivos que tem feito milhares de pessoas saírem às ruas nas últimas semanas. Queremos pressionar e dialogar com o poder público para que as devidas averiguações e cabíveis providências legais sejam tomadas. Não vamos desistir dessa luta! Continuaremos vigilantes, empenhadas e empenhados em conscientizar e mobilizar a população de Natal contra governos como o da prefeita Micarla de Sousa.

Ass.: Coletivo Popular #ForaMicarla e #XoInseto

Programação de Hoje

Janduís 49 ANOS


Antiga Praça de Santa Teresinha


Quarta-Feira: 08 de junho

10h – Cine-Escola

Local: Salão da SEMTHAS

14h – Lançamento da Caderneta do Adolescente – PSE

Local: Escola Municipal Professor Leonel Cícero

15h30 – Jogo da IV Copa Municipal de Mini-Campo

Local:”Martinzão”

16h – Cine-Escola

Local: Salão da SEMTHAS

19h – Cine-Escola

Local: Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel

BRASAS DO FORRÓ VAI ANIMAR FESTA DO DIA 12


A banda cearense Brasas do Forró - A Máquina Quente do Sucesso vai animar a festa do próximo dia 12 de junho, em Janduís.

Na festa será feito o encerramento oficial da semana de Emancipação Política do Município.

Antes dessa apresentação, o grupo janduiense Swing Brasil levará muita swingueira para as ruas da cidade.

A ideia da comissão de organização da Emancipação Política é resgatar o chamado "forró das antigas".

A banda cearense Brasas do Forró já tem 21 anos de estrada e se auto-intitula a pioneira do 'forroneirão', ritmo que mistura o vaneirão gaúcho com o autêntico forró nordestino. A banda nasceu se chamando Som 5. Depois, Didi deu o nome de Brasas do Forró.

domingo, 5 de junho de 2011

Janduís Inicia as Comemorações de Emancipação Política Amanhã

Com o tema "49 Anos Desenhando Ideias e Reescrevendo a História", o município de Janduís inicia as comemorações alusivas a sua Emancipação Política na próxima segunda-feira (6), com o hasteamento da bandeira do Município e o pronunciamento oficial do prefeito Salomão Gurgel.

Dentro da programação, serão desenvolvidas atividades solenes, esportivas, culturais e sociais. Entre os eventos, o Município realiza a 7ª edição da Feira Cultural São Bento que, em 2011, trará várias inovações. A feira será transmitiva ao vivo pela rádio web www.vcnomundo.com e também contará com uma série de apresentações culturais preparadas para a atividade.

Na parte esportiva, serão realizados torneios de futsal, xadrez, tênis-de-mesa, corridas de bicicross e campeonatos de rua, envolvendo as crianças e os adolescentes da cidade. A cidade terá ainda o lançamento da peça cultural "Nordestinos" do Balai de Artes, na terça-feira (7) e, nas escolas, será feito o lançamento da Caderneta do Adolescente - PSE.

Concerto da Filarmônica 12 de Junho será uma das atrações
Ainda na programação, A Filarmônica 12 de Junho, do ponto de cultura Semearte, realiza grande concerto no próximo dia 10. A SEMTHAS também vai realizar uma nova edição do projeto Chá da Tarde na quinta-feira (9). Já a Câmara Municipal realiza Sessão Solene na sexta-feira (10) com a entrega de comendas e títulos de cidadão. E no Mercado Público terá o autêntico forró pé-de-serra de Janduís já na segunda-feira (6).

O encerramento da Semana de Emancipação Política de Janduís será no próximo domingo (12) com a inauguração das novas dependências do CRAS I e Festa Popular, na Praça Santa Teresinha.

Confira a Programação
Segunda-Feira: 06 de junho

08h – Hasteamento da Bandeira do Município

- Pronunciamento do Prefeito Salomão Gurgel

08h30 – I Campeonato Municipal de Futsal Masculino Estudantil Interclasse

Local: Módulo Esportivo

09h – Forró pé-de-serra

Local: Mercado Público

15h30 – Jogo da IV Copa Municipal de Mini-Campo

Local: “Martinzão”

quarta-feira, 1 de junho de 2011