sexta-feira, 29 de abril de 2011

CRIANÇA MORRE AFOGADA DURANTE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAMPO GRANDE RN


Na manhã de hoje (28), uma aula de educação física acabou em tragédia na vizinha cidade de Campo Grande-RN, segundo as primeiras informações um professor levou sua turma para uma aula nas proximidades da barragem de Pepeta, durante um rápido banho a estudante da escola Municipal Joaquim Leal Pimenta, Aline de 11 anos de idade, acabou se afogando.

O momento na cidade de Campo Grande é de muita tristeza. As aulas da rede pública de ensino foram todas suspensas. Seu corpo foi sepultado as 9 horas no cemitério público daquela cidade.

É importante lembrar que estamos em período invernoso e que a maioria dos reservatórios (açudes e barragens) estão cheios, quando não, já estão sangrando. Este é um momento de muita admiração e também muito cuidado, principalmente aos mais afoitos (principalmente crianças e jovens). Não nadem para lugares com profundidade, pois muitas pessoas por falta de exercício físico podem terem câimbras e acabarem se afogando.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

O pagamento dos servidores será realizado nos dias 28 e 29


O pagamento dos servidores, referente ao mês de abril, será realizado nos dias 28 e 29 (quinta e sexta-feira) do mês corrente. Os servidores com matrículas terminadas entre 1 e 5 receberão no dia 28 de abril. Já aqueles de matrículas com final 6 a 0 receberão no dia 29 de abril. Com mais de 100 dias, o Governo ainda não tem um Calendário Anual de Pagamento.

Bolsistas do ProUni terão mais tempo para se formar


Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) terão mais tempo para concluir a graduação. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União de ontem estende o prazo máximo para obtenção do diploma para duas vezes o período total do curso. Antes, o limite era de uma vez e meia.

Com a mudança, o bolsista de um curso com formatura prevista em quatro anos, por exemplo, passa a ter oito anos para concluí-lo. Assim, segundo o Ministério da Educação, estudantes que não conseguiriam terminar o curso no tempo regular por necessidade de trancamento ou por não poderem cursar todas as disciplinas previstas para o semestre têm mais chances de manter a bolsa até concluir a formação.

Para o estudante que obtém a bolsa em curso no qual já esteja matriculado, o período cursado antes da concessão do benefício será deduzido do prazo total que ele terá para terminar a graduação pela nova regra. Para conseguir o benefício integral do ProUni, o candidato precisa ter renda familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo (R$ 817). No caso das bolsas parciais, que custeiam 50% das mensalidades, a renda por pessoa na família pode ser de até três salários mínimos (R$ 1.635).

quarta-feira, 20 de abril de 2011

EXIBIÇÃO DA MATÉRIA DE JANDUÍS NO PROJETO MINHA CIDADE DA CABUGI É ANTECIPADA PARA SEXTA-FEIRA (22 DE ABRIL)

A reportagem feita pelo jornalista Carlos Adams para o projeto Minha Cidade da InterTV Cabugi será exibida nesta sexta-feira, 22 de abril.

Adams entrou em contato, na manhã de hoje, com a assessoria de Comunicação de Janduís informando a antecipação da data. Anteriormente, a reportagem estava agendada para o dia 13 de maio.

A matéria será exibida no RN TV - 1ª edição que vai ao ar antes do Globo Esporte.

O Projeto - A série de reportagens 'Minha Cidade' é um projeto do RNTV primeira edição que está envolvendo todos os profissionais do telejornalismo da Intertv Cabugi.

Começando pela produção, onde o trabalho é de pesquisa jornalística. Seja pela internet ou por telefone. O mapa do RN tá sempre ali pertinho. A coleta de informações é fundamental para o trabalho.O desafio?Gravar em todas as regiões potiguares.

Então, fica agendado: Janduís no projeto Minha Cidade da InterTV Cabugi nesta sexta-feira, no RN TV 1ª edição.

Fonte: Janduís Online

Escolha da Garota e do Garoto Janduiense - Etapa 2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

Lula diz que vai exportar Bolsa Família para África


O Bolsa Família vai chegar à África pelas mãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele quer exportar o modelo de programas sociais do Brasil para países da África, continente que vai ser uma das ênfases de seu futuro instituto.

A "exportação" dos programas, segundo anunciou Lula durante sua viagem à Europa na semana passada, vai começar por países de língua portuguesa. A ênfase será em projetos de agricultura familiar de microcrédito e programas como o Bolsa Família.

Ainda não há nenhuma data prevista para a exportação dos projetos, que Lula disse querer adaptar à realidade dos países africanos.

"Tem que ser com muito cuidado, porque eu também não posso chegar lá com o pacote pronto e achar que pode ter resultado. A gente só abre a geladeira na casa dos outros depois que pedir para o dono. E se for educado não abre. Então não posso chegar com políticas prontas. Quero discutir com eles como nós fizemos para ver se há a possibilidade de fazermos nesses programas que deram certo no Brasil", disse.

Na semana passada, em Londres, o ex-presidente fechou parcerias com a presidente da Oxfam, Bárbara Stocking, para projetos na África.

"Ele [Lula] está muito interessado na África e para nós será ótimo usar sua experiência em projetos como o Bolsa Família", declarou Stocking à Folha após o encontro.

Em seus dois mandatos presidenciais, Lula visitou 29 países africanos. "Nós fizemos em oito anos o que não foi feito em um século na África."

"Nós fizemos em oito anos o que não foi feito em um século na África", disse o ex-presidente.

LUISA BELCHIOR
DE MADRI

A Voz de Janduís


O blog recomenda a Voz de Janduís, novo espaço virtual com notícias do município, atualizado pelo vereador Jozenildo Morais.

Outro blog que recomendo é o RN News com informações de todo estado!


Veja: http://www.avozdejanduis.blogspot.com/
http://newsrn.blogspot.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Festa de Outubro...

Resultado Final da Pesquisa - Eleição 2012


1° Zé Bezerra 810
2° Leandro Tomé 583
3° Jacinto 427

Os 3 primeiros colocados da pesquisa realizada pelo blog obtiveram números impressionantes de votos. No geral, a pesquisa obteve 3 mil votos, o que é um recorde entre os blogs do município e chega muito próximo do número de eleitores janduienses.

Jacinto, por aparecer em 1° lugar entre os nomes da oposição, mostra que os janduienses esperam novidades entre os candidatos para prefeitos no município e Jacinto é bastante conhecido pelo seu trabalho no município a bastante tempo.

Leandro Tomé é um dos candidatos que esperam o apoio do prefeito Salomão Gurgel nas eleições de 2012. Ele já realiza um trabalho no município e nas eleições de 2008 foi candidato a vereador, mas não obteve sucesso.

O Atual vice-prefeito Zé Bezerra já foi lançado como futuro candidato em 2012, mas dificilmente terá o apoio do prefeito Salomão Gurgel e o fracasso eleitoral dos candidatos a deputado estadual e federal que ele e outros membros do PT apoiaram em Janduís nas eleições de 2010 deixa em dúvida seu potencial eleitoral.

Curiosidade

Mais de 800 pessoas votaram em "Outros", ou seja, os nomes ainda não estão definidos. Podemos citar nomes como Dr. Chiquinho, Alexandre Nóbrega, Verônica Pinheiro, Ceição Gurgel, Jozenildo Morais, entre outras pessoas que buscam o cargo máximo municipal.

sábado, 16 de abril de 2011

PREFEITO DECLARA: “ DIZER QUE O ESTADO ESTÁ FALIDO É BALELA. A ECONOMIA CRESCE, ARRECADAÇÃO É GRANDE”


Salomão Gurgel afirma que suspensão de convênios com os municípios pela Governadora Rosalba Ciarline paralisou obras de hospital em Janduís e deixa a população prejudicada pela dificuldade no atendimento médico

Por Joaquim Pinheiro – Repórter de Política do Jornal de Hoje

A decisão da governadora Rosalba Ciarline de suspender os convênios com as prefeituras ainda repercute negativamente junto aos prefeitos em cujos municípios existiam obras em andamento e que devido à decisão governamental encontram-se paralisadas.

É o caso do município de Janduís, região Oeste do Estado, onde as obras do hospital iniciadas no governo Wilma de Faria, foram interrompidas.

O prefeito Salomão Gurgel, do PT, diz que foi feita a primeira etapa, teve continuidade na gestão de Iberê Ferreira e agora as obras estão paradas por decisão da governadora, segundo ele, mesmo sem ter sido constatada irregularidade.

“Um hospital não pode parar porque causa grande prejuízo à comunidade, mas é isso que está ocorrendo em Janduís”, observa o prefeito, apelando para um entendimento visando acabar com o impasse e a população voltar a ter os serviços médicos e hospitalares a sua disposição.

Salomão Gurgel, que é médico psiquiatra, não acredita que o Rio Grande do Norte esteja falido como, segundo ele, alardeia o governo dizendo que recebeu uma dívida superior a 800 milhões de reais.

“Dizer que o Estado está falido é balela. Rosalba Ciarline foi prefeita, sabe que existem dificuldades, mas sabe também que o poder de arrecadação do Estado é grande e estamos em fase de crescimento da economia. Ela tem que parar de chorar e mostrar que o Rio Grande do Norte é viável. Mas, dependerá da sua competência e criatividade. Ela não pode ficar o tempo todo se lastimando”, ressalta, acrescentando que desde o mês de janeiro também não estão sendo repassados os recursos em forma de contrapartida para hospitais de pequeno porte, inclusive, para o próprio município de Janduís.

Será que o Estado não tem 5 mil reais para cumprir essa obrigação?, questiona o prefeito, para em seguida completar: “É preciso que a governadora apresente um projeto de governo e diga que tem vontade política”.
Concluindo, Salomão Gurgel diz que o Brasil vive um bom momento na sua economia e que essa condição deve ser refletida também nos Estados brasileiros.

No caso do Rio Grande do Norte, ele lembra ser um Estado com potencialidades e promissor, principalmente no setor turístico, entretanto, observa que os administradores terão que ter competência para governar também na adversidade.

Fonte: Janduís Online

Pra não dizer que não falei das Flores

Especial: Ditadura Brasileira (1964-1985)

Ditador Castelo Branco

A exibição da novela Amor e Revolução pelo SBT fez o tema do regime militar voltar a ser notícia, para assombro dos antigos militares, que com um abaixo assinado tentam tirar a novela do ar.

Mas o que foi o Regime Militar?

O Regime militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da República de jure e de facto, João Goulart, assumindo provisoriamente o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves.

O regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968 a suspensão da Constituição de 1946, a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processo penal militar que permitiu que o Exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas "suspeitas", além de qualquer revisão judicial.


No início da década de 1970 a Ditadura Militar Brasileira aumentou o seu método repressivo e passou a adotar meios inteiramente ilegais de repressão, que implicavam em seqüestro, cárcere privado, tortura, assassinato e ocultação de cadáver. De acordo com o livro “Direito à memória e à verdade”, publicado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo Lula, 475 pessoas morreram ou desapareceram por motivos políticos naquele período. O termo desaparecido político passou a ser usado para designar os ativistas políticos que caíram vítimas da repressão brasileira nesta forma.

Durante décadas, sucessivos governos brasileiros, sejam eles militares e mesmo os civis que os sucederam, ignoraram o clamor dos familiares por alguma informação que esclarecesse o paradeiro de seus entes queridos. Dentre os grupamentos políticos que geraram os maiores números de desaparecidos no Brasil destacam-se: membros do Comitê Central (cúpula política) do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e vários ativistas do movimento conhecido como a Guerrilha do Araguaia.

Nomes da Ditadura

Atualmente os nomes dos velhos ditadores estão em nomes de ruas, bairro
s e cidades pelo Brasil como uma homenagem, mas porque homenagear pessoas que indiretamente são responsáveis por centenas de mortes e desaparecidos no Brasil?

Os Presidentes Ditadores foram:

Marechal Castelo Branco (1964 - 1967)
Marechal Costa e Silva (1967 - 1969)
General Garrastazu Medici (1969 - 1974)
General Ernesto Geisel (1974 - 1979)
Geral João Batista Figueiredo (1979 - 1985)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Paixão de Cristo

Wellington Menezes de Oliveira - Novo Video

Numa série de cinco vídeos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio na manhã desta sexta-feira (15), o atirador Wellington Menezes de Oliveira que invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo (Zona Oeste do Rio) e matou 12 crianças, alega que ele não é o responsável pelas mortes dos alunos e por sua própria morte.

Veja o vídeo em que Wellington afirma que "algo precisa ser feito contra". "Todos precisam saber que vocês têm irmãos preparados para matar e morrer", completa:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

UERN de Natal Oferece Curso Gratuito


A Uern abriu, nesta terça-feira (12), inscrições para os cursos gratuitos do projeto Tv Digital, que serão ministrados no Complexo Cultural de Natal. O projeto, elaborado e realizado pelos departamentos de Informática e Turismo do Campus de Natal, têm como objetivo prover formação integrada nas áreas de informática, turismo e vídeo, conteúdos necessários ao desenvolvimento de aplicações interativas para Tv digital. Estão sendo oferecidas 30 vagas, e o curso tem carga horária total de 240h, divididas em nove módulos nas áreas de Turismo (Planejamento estratégico e Roteiros turísticos); Cinema e Vídeo (Roteiro, Fotografia e Câmera, Produção, Captação de Áudio e Edição) e Informática (Design gráfico e noções básicas de programação para Web e TV Digital se faz com GINGA).

O aluno que participar do curso completo receberá o certificado de curso de extensão universitário. No entanto, quem for selecionado e não puder participar de todo o curso, receberá um certificado só pelo módulo do qual tenha participado. Para se inscrever na seleção para os cursos, são pré-requisitos ter conhecimentos básicos em informática e ensino médio completo. No ato da seleção, o interessado deve informar se tem interesse de participar da formação completa, pois nesse caso terá mais chances de ser selecionado.

As aulas serão ministradas por profissionais do mercado, monitores e professores colaboradores da UERN, no Complexo Cultural de Natal, sempre às terças e quintas-feiras à tarde, no período de 02 de maio a 22 de dezembro deste ano. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, respondendo a um questionário sobre suas habilidades, experiências e interesses profissionais. A ficha de inscrição estará disponível na secretaria do Complexo Cultural de Natal (Av. João Medeiros Filho, S/N – Potengi – Zona Norte), até o próximo dia 26, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os selecionados serão informados por e-mail. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3232-6120.

Ivete Sangalo - Easy

segunda-feira, 11 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

Ônibus Natal/Janduís/Natal - Semana Santa

Como já é Tradicional na Semana Santa janduiense, Cazuza está organizando um ônibus de Natal para Janduís. O ônibus vai sair de Natal na Quarta-Feira, dia 20, a passagem será 50 R$.

Roteiro: Natal/Janduís/Natal
Saída: Dia 20
Preço: 50 R$
Telefone p/ Contato: 3205-1028 / 88788013

3 Famílias Dominam o Rio Grande do Norte


Dos 13 parlamentares que assumiram o mandato pelo estado na atual legislatura, oito são dos clãs Maia, Alves e Rosado. Nenhuma bancada tem poder tão concentrado em núcleos familiares como a potiguar

O pai senador chama o filho de nobre deputado. O filho senador chama o pai de nobre senador e o primo, de nobre deputado. A deputada chama o primo, seu adversário político, de nobre deputado. Na bancada do Rio Grande do Norte no Congresso é assim: política se faz em família. Mais especificamente por três famílias.

Nenhuma bancada tem o poder tão concentrado nas mãos de tantos parentes como a potiguar. Dos 13 parlamentares que assumiram o mandato na atual legislatura pelo estado, oito carregam um dos três sobrenomes: Maia, Alves ou Rosado. Outros três deputados também têm parentes na política. Apenas dois parlamentares – a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e o senador Paulo Davim (PV-RN), suplente em exercício – não são de família política.

O senador que chama o filho de nobre deputado é José Agripino Maia (RN), ex-líder do DEM no Senado. O filho senador que chama o pai de nobre colega é o licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), herdeiro do também senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), tio do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A deputada que chama o primo de nobre deputado é Sandra Rosado (PSB-RN). Ela e o primo deputado Betinho Rosado (DEM-RN) representam duas alas da família que se digladiam pelo poder local.

Mídia e herdeiros

Além da tradição política iniciada em meados do século passado, as famílias Maia, Alves e Rosado têm em comum o controle de importantes veículos de comunicação, como rádios, TVs e jornais, e a preparação de herdeiros políticos na linha de sucessão, uma mostra de que seu poderio está longe de acabar.

Filho do ex-deputado e ex-governador Tarcísio Maia, primo do ex-governador Lavoisier Maia, Agripino tem no filho Felipe Maia, de 37 anos, seu sucessor político. Os dois são sócios da TV Tropical, afiliada da Record no Rio Grande do Norte, e de emissoras de rádio que fazem parte da Rede Tropical.
A influência política dos Maia transcende as divisas do Rio Grande do Norte. O tio de Agripino, João Agripino Maia foi senador e governador da Paraíba, berço da família. Recém-empossado na presidência do Democratas, o senador é também primo do ex-prefeito do Rio César Maia (DEM), pai do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente do DEM.

Pais e filhos

Licenciado do mandato desde o início do ano, quando assumiu o Ministério da Previdência, Garibaldi Alves Filho teve pouco tempo para dividir a bancada com o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Ex-vice-governador, Garibaldi Alves herdou a vaga da ex-senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), de quem era suplente, com a eleição dela para o governo do estado. Garibaldi pai e Garibaldi Filho já preparam sucessor: o deputado estadual Walter Alves (PMDB), de 30 anos, filho do ministro da Previdência.

Mais idoso entre todos os senadores, com 87 anos, Garibaldi Alves tem no sobrinho outro detentor de impressionante marca. Aos 62 anos, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves é atualmente o deputado mais antigo da Câmara, aquele que detém o maior número de mandatos. Na Casa desde 1971, Henrique Eduardo caminha para um recorde: está no 11º mandato, mesma marca alcançada pelo ex-deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP). Ele chegou ao Congresso logo após a cassação do pai, o ex-deputado, ex-governador e ex-ministro Aluizio Alves.

Historicamente ligada ao PMDB, a família Alves também tem hoje ramificações no PDT: é o irmão de Aluizio e Garibaldi, o deputado estadual Agnelo Alves (PDT-RN). Ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo chegou a ocupar uma vaga no Senado como suplente. O filho dele, Carlos Eduardo Alves (PDT), foi prefeito de Natal e concorreu no ano passado, sem sucesso, ao governo do Rio Grande do Norte.
A família Alves criou o Sistema Cabugi de Comunicação, do qual fazem parte a InterTV Cabugi, afiliada da Globo no Rio Grande do Norte, e emissoras como a Rádio Globo Natal e a Rádio Difusora (Mossoró), e o jornal Tribuna do Norte, periódico presidido por Henrique Eduardo Alves.

Rosado x Rosado

Os Rosado também têm seus veículos de comunicação, como a TV Mossoró, a FM 93, o jornal O Mossoroense, e a Rede Potiguar de Comunicação (RPC). Casada com o primo e ex-deputado Laíre Rosado, Sandra também tem herdeiro político: Lahyre Rosado Neto (PSB) é vereador em Mossoró e a filha Larissa Rosado (PSB) é deputada estadual.

Sandra e Betinho encabeçam dois grupos que rivalizam dentro da própria família. Os Rosado comandam a política em Mossoró, segunda maior cidade do estado, há mais de meio século (link para matéria sobre os Rosado). Na falta de rivais fora da família, os Rosado se tornaram os principais inimigos dos Rosado.

Uma ala, liderada por Sandra e seu marido, o ex-deputado Laíre Rosado, seu primo, deixou o antigo PDS para se abrigar no PMDB em 1985, onde ficou até 2004, quando passou para o PSB. A outra, capitaneada pelo ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (PFL), marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), comanda hoje o governo estadual. Carlos é irmão de Betinho Rosado e primo-adversário de Sandra e Laíre.

Fonte

Lista de vencedores do "Troféu Imprensa", que vai ao ar domingo no SBT

Ivete Sangalo vence como melhor cantora!

Foi gravado na última terça (5), nos estúdios do SBT em São Paulo, a 53ª edição do "Troféu Imprensa", que premia os melhores da televisão brasileira em 2010.

Rodrigo Faro, Nx Zero, Calcinha Preta, Patrícia Pilar e Marcelo Tas eram alguns dos convidados que estavam presentes na gravação deste ano.

Desta vez, Silvio Santos resolveu mudar a forma de entrega dos troféus de anos anteriores. Ao invés dele mesmo fazer, Silvio chamava um dos jurados ao palco, que dava o prêmio ao artista e ainda poderia o entrevistar.

Alguns resultados da premiação já vazaram na internet.

"CQC" e "Show do Tom" empataram como melhor humorístico de 2010. Já a novela "Ti Ti Ti", da Globo, faturou como melhor novela. Eliana ganhou como melhor apresentadora, enquanto Hebe Camargo como melhor entrevistadora.

O "53º Troféu Imprensa" vai ao ar no próximo domingo (10), a partir das 20h, com três horas de duração.

Confira a lista de vencedores do "Troféu Imprensa"

Apresentadora: Eliana
Apresentador
: Rodrigo Faro
Novela:
Ti Ti Ti
Telejornal
: Jornal da Globo
Atriz
: Mariana Ximenes
Ator:
Tony Ramos
Programa Infantil: Bom Dia & Cia
Humorístico:
CQC Show do Tom
Cantor
: Roberto Carlos
Cantora
: Ivete Sangalo
Dupla Sertaneja: Victor e Léo
Grupo: Exaltasamba
Revelação:
Luan Santana

Fátima Bezerra vai destinar mais R$ 850 mil para Janduís


A deputada federal Fátima Bezerra vai destinar mais R$ 850 mil em emendas parlamentares para o município de Janduís.

A definição das prioridades do município, para o exercício de 2011, aconteceu em reunião com o prefeito Salomão Gurgel, no escritório da parlamentar, em Natal, onde o chefe do executivo municipal apresentou as demandas consideradas importantes para o desenvolvimento do município.

Entre as obras que Janduís deverá receber está um Centro Integrado para o Idoso e a construção de uma Praça de Convivência para a terceira idade. Para Salomão Gurgel, esse espaço será de suma importância para os idosos de Janduís e para o fortalecimento das políticas públicas destinadas a esse segmento. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 300 mil para a concretização dessas obras.

O projeto de urbanização da cidade também vai receber recursos da ordem de R$ 250 mil que serão aplicados na revitalização da entrada da cidade. O prefeito Salomão Gurgel ainda solicitou mais R$ 100 mil para a pavimentação de novas ruas, reforçando, dessa forma a infra-estrutura local e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

O setor de esportes da zona rural do município de Janduís também será beneficiado. Salomão Gurgel solicitou um montante de R$ 100 mil para a construção de uma quadra de esportes na comunidade de Permissão. E o prefeito solicitou também mais R$ 100 mil para a compra de equipamentos necessários para o bom funcionamento do matadouro público.

Salomão Gurgel considerou a reunião bastante produtiva. Ele, voltou a destacar a importância do trabalho articulado da deputada federal Fátima Bezerra que está beneficiando Janduís e todo o Rio Grande do Norte. "A nossa deputada Fátima Bezerra é respeitada, pois a sua atuação é sinônimo de trabalho. E a população janduiense só tem a agradecer o seu esforço em construir uma nova Janduís, mais bonita, mais organizada e com obras importantes para a nossa comunidade", afirmou.

A parlamentar falou da sua imensa satisfação em trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Ela citou que Janduís é um município onde está sendo possível demonstrar o "Modo Petista de Governar", onde os recursos públicos são investidos com lisura, justiça social e beneficiando toda a população.

Fátima Bezerra destacou que o seu trabalho de articulação vem garantindo a aplicação desses recursos no município de Janduís. Ela ressaltou o papel do prefeito Salomão Gurgel e da sua equipe, que trabalha de forma planejada e organizada, assinalando que esse vem sendo o diferencial para a concretização de todas essas obras.

A deputada lembrou que essa união de esforços vem refletindo na melhoria significativa das condições de vida de todo o povo de Janduís. "E é assim que nós trabalhamos. Com responsabilidade, planejamento e observando e levando a sério os princípios da moralidade e da ética", assinalou a deputada federal Fátima Bezerra.

Fonte: Janduís Online

Cota do FPM tem aumento de 34%

O Tesouro Nacional divulgou ontem o repasse da primeira cota de abril do Fundo de participação dos Municípios (FPM). O dinheiro será depositado amanhã na conta da prefeituras e sai com aumento de 34% em relação à primeira parcela de março. Os municípios de menor porte, classificados como coeficiente 0.6, como é o caso de Vila Flor, Janduís, Messias Targino, Bodó, vão receber, brutos, R$ 270,7 mil. Os municípios 0.8 como Alexandria e Acari receberão R$ 360 mil. Parnamirim e Mossoró R$ 3 milhões e Natal R$ 10,2 milhões.

A primeira cota confirma previsão dos técnicos do Tesouro de que o FPM de abril será semelhante ao de fevereiro, recuperando a queda de 34% verificada em março. Em fevereiro os municípios 0.6 receberam, brutos (não descontado o Fundeb, nem o dinheiro da Saúde e do Pasep) R$ 547 mil. Nesta primeira cota, serão destinados R$ 4,7 bilhões para os municípios brasileiros.

RN Contabiliza 1.470 Casos Confirmados de Dengue


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa de Controle da Dengue, divulgou, ontem (7), o mais recente boletim epidemiológico da dengue no RN.

Desde o início do ano até o último dia 2 de abril, o RN contabiliza um total de 6.643 casos notificados, dos quais 1.470 foram confirmados.

Conforme os últimos dados, o número de municípios que apresentam incidência alta em dengue corresponde a 35, enquanto 45 estão com média, 68 com baixa e 19 com incidência silenciosa.

Segundo a técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, Lúcia de Fátima Araújo, "a Sesap recomenda às gestões municipais e à população em geral que eliminem criadouros do mosquito Aedes aegypti".

Além disso, destacou a técnica, "é preciso que os gestores municipais estruturem melhor os serviços de vigilância de suas localidades, de modo a possibilitar o controle efetivo da doença".

Prevenção

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
prevenção da dengue


Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Giro Turístico - Passa e Fica


Passa e Fica está localizada na Região Agreste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte, distando aproximandanete 100 km de Natal, é conhecida como Princesa do Agreste, encantando a todos com suas belezas naturais, sua rica manifestação cultural, artesanal e gastronômica.
Com uma população de aproximadamente 10.000 habitantes, possui o Parque Ecológico Pedra da Boca , possuindo seis trilhas, é possível a prática do turismo de aventuras, proporcionando ao visitante um encontro inesquecível com a natureza.

É possível a prática de vários esportes de aventura como rapel, escalada, trilhas, e vôo livre, ganhando cada dia que se passa mais adeptos e atraindo cada vez mais turistas a esse recanto da natureza.

História

Tudo começou quando Daniel Laureano de Souza construiu sua casa no desbitado território situado à beira da estrada que liga Nova Cruz à Serra de São Bento, em 1929, ele não sabia que estaria dando início a mais um povoado.

Daniel Laureano montou uma pequena bodega em sua casa, onde passou a bancar jogos e a vender aguardente. O pequeno negócio ficou logo conhecido, as pessoas que normalmente tinham que passar pela estrada eram atraídas pelos jogos e pela aguardente. Quem entrava na bodega não queria mais sair, com o passar dos dias, o minusculo empreendimento de Daniel Laureano, feito circunstancialmente e de maneira improvisada, começava exercer influencia em toda a redondeza, dando inicio a formação de um pequeno nucleo populacional em proximidades.
Na tentativa de explicar o sucesso que a bodega estava fazendo. Antonio Luiz Jorge de Oliveira, morador da area conhecido popularmente como Antonio Lulu, sempre brincalhão dizia a sua maneira que aquele lugar era o passa e fica, foi assim que surgiu o nome Passa e Fica.

No dia 10 de maio de 1962, pela lei n.º 2.782, Passa e Fica foi desmenbrado de Nova Cruz, tornando-se mais um municipio potiguar. localizado na região agreste do estado, Passa e Fica está a 119 km da capital, em uma area de 43 km quadrados, onde residem 8.032 habitantes. a Biblioteca Publica local reforça a cultura do Municipio colocando a desposição da comunidade um razoavel acervo de livros. com uma atividade economica representada pela produção agricola, Passa e Fica dispôe do Açude Calabouço, com capacidade para quase hum milhão e oitocentos mil metros cubicos de água. e no distrito de calabouço está localizado o Sitio Arqueologico de Calabouço, e a famosa pedra da boca, famosa por seus encantos arqueologicos e visitada por pessoas de outros estados vizinhos.
O seu artezanato trabalha com bordados e croché, com fabricação de renda do tipo frivolite, o folclore local conta com apresentações de João Redondo e Boi-de-Reis, alem da grande vaquejada anual no maior parque da Região Agreste: José Odon. na saida para São Jose de Campestre. outra festa tradicional da cidade é o “São João do Povão”, patrocionado pela Prefeitura Municipal a Cidade comemora a Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora de Fatima, no dia 13 de maio, com muita animação e religiosidade . na Zona Rural comemora - se as seguintes festas : São Sebastão, dia 19 de janeiro, no povoado de Fernando dos Inácios; Nossa Senhora das Dores, dia 15 de setembro no Povoado de Fernando dos Bezerra; e Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro no Povoado de Barra do Geraldo.

A Cidade dispõe de bons restaurantes, de posto de gasolina, bons aconchegantes barzinhos, além de um comércio emergente. o Municipio de Passa e Fica, por ser um dos maiores produtores de mandioca do estado, é composto por mais de duas dezenas de industias de farinha mecanizadas sem contar as artesanais. a Cidade conta também com bonita e acolhedora Praça Dr. Luiz Amancio Ramalho, com quiosques e jardins servindo de ponto de encontro da sociedade e juventude.

Prefeitura de Passa e Fica

domingo, 3 de abril de 2011

Novos blogs


Janduís Continua em um processo de desenvolvimento virtual, sempre surgindo novos blogs com informações interessantes. O Janduís Turismo recomenda os novos blogs janduienses:

4° lugar: João Neto


João Neto, Médico Cirurgião Dentista, foi um dos mais votados na pesquisa realizada pelo blog, apesar de uma vida política curta e marcada por uma derrota como vice prefeito em 2008, o filho de Chico Tampa (ex-prefeito que não pode ser candidato segundo a lei de ficha limpa) mostra que tem força para as eleições de 2012. Um dado interessante é que João Neto obteve mais votos que Cassinho, um possível aliado em 2012 onde os dois podem repetir a chapa derrotada em 2008, mas o grande destaque da oposição foi Jacinto que segunda a pesquisa é o candidato com maior potencial de votos entre eles.

PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS DUAS OBRAS

Espaço Cultural
Praça Verde

O prefeito Salomão Gurgel assinou ordem de serviço para a construção de mais duas obras em Janduís.

O evento foi realizado no gabinete oficial e contou com a presença de todos os secretários, assessores e coordenadores da Prefeitura de Janduís.

Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Adeilson Alves de Medeiros, e o vereador Paulo Silvano.

Uma dessas obras é a construção da Praça Verde onde serão investidos um montante de R$ 251.250,00 mil, emenda da deputada federal Fátima Bezerra, com contra-partida da Prefeitura de Janduís.


A obra, de responsabilidade da empresa Kairos Empreendimentos, será destinada à caminhadas, passeios, atividades recreativas, familiares e ambientais. Será mais um espaço de lazer dentro do projeto de urbanização do município de Janduís.

A outra ordem de serviço, assinada pelo prefeito Salomão Gurgel, garantiu a construção de um Espaço Cultural, localizado ao lado da Casa de Cultura Popular Vapor das Artes.

A obra, emenda do senador Garibaldi Alves, vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 101.489,95, incluindo a contra-partida da Prefeitura e será construída pela empresa Medeiros Edificações. A construção do Espaço Cultural será de suma importância para a realização de atividades artísticas dos vários grupos culturais existentes em Janduís.

Fonte: Janduis Online

Semana Santa em Janduís...

Festa de Outubro...