sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Giro Internacional: Lisboa

Tradição e Cultura
Um pedaço do Brasil na Europa


Lisboa possui inúmeras atrações turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.

Cultura

Lisboa é uma cidade com uma vibrante vida cultural. Epicentro dos descobrimentos desde o século XV, a cidade é o ponto de encontro das mais diversas culturas, o primeiro lugar em que Oriente, Índias, Áfricas e Américas se encontraram. Mantendo estreitas ligações com as antigas colónias portuguesas e hoje países independentes, Lisboa é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. É possível, numa só viagem de metro ouvir falar línguas como o cantonês, o crioulo cabo-verdiano, o gujarati, o ucraniano, o italiano ou o português com pronúncia moçambicana ou brasileira. E nenhuma delas falada por turistas, mas sim por habitantes da cidade.

Desde 1994, ano em que foi Capital europeia da cultura, Lisboa tem vindo a acolher uma série de eventos internacionais, da Expo 98 ao Tenis World Master 2001, Euro 2004), Gymnaestrada, MTV Europe Music Awards, Rali Dakar, Rock in Rio ou os 50 anos da Tall Ships' Races (Regata Internacional dos Grandes Veleiros). Em 2005, Lisboa foi considerada pela International Congress & Convention Association como a oitava cidade do mundo mais procurada para a realização de eventos e congressos internacionais.

Parques e Jardins

Existem em Lisboa mais de uma centena de Parques, Jardins, Quintas e Tapadas, entre eles o Parque Eduardo VII, o Parque Florestal de Monsanto, o Jardim Botânico da Ajuda, o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim da Estrela, a Tapada da Ajuda, entre muitos outros. O Parque Florestal de Monsanto é o maior e mais importante parque da cidade, chamado o seu "Pulmão Verde", ao ser a única grande floresta em Lisboa (as outras mais próximas são a Tapada de Mafra, a Tapada da Ajuda e a Serra de Sintra). Por sua vez, destacam-se entre os jardins o Parque Eduardo VII, o Jardim Botânico da Ajuda e o Jardim Botânico de Lisboa. O primeiro por ser a maior zona verde no centro antigo de Lisboa, e os outros dois por possuírem uma variadíssima colecção de espécies arborícolas. Possui um aquário: o Aquário Vasco da Gama; e um oceanário: o Oceanário de Lisboa. A cidade também possui diversos jardins, sendo de destacar o Jardim Zoológico de Lisboa, o Jardim da Estrela, o Jardim Botânico da Ajuda e o Campo de Santana. Existem ainda importantes parques urbanos como o Parque Eduardo VII, o Parque da Bela Vista e o Parque José Gomes Ferreira.


O Terremoto de 1755 e o Ouro brasileiro

Poucas catástrofes geológicas geraram tantas indagações e lançaram tantas dúvidas no homem moderno como ocorreu com o trágico terremoto de Lisboa de 1755. O mundo católico estarreceu-se porque a capital do Reino de Portugal era uma das cidades mais beatas que se conhecia. Não havia lisboeta que não deixasse encomendado junto à sua paróquia, para depois da sua morte, uma infinidade de missas e solicitações de velas acesas para a sua alma, para que descansasse em paz. Todas, missas e velas, quase sempre pagas antecipadamente. Porém nada disso adiantou e Lisboa foi punida como Sodoma o fora nos tempos bíblicos. No restante da Europa, o desaparecimento súbito de uma cidade inteira causou profundo abalo nas crenças otimistas geradas pela filosofia de Leibniz, segundo a qual vivíamos "no melhor dos mundos possíveis" (amplamente satirizada por Voltaire na sua narrativa Cândido, ou o otimismo, onde também dedicou trechos aos devastadores efeitos do terremoto de Lisboa). Pode-se considerar que as obras de reconstrução da cidade coordenadas durante o consulado pombalino foram facilitadas graças à existência do ouro vindo do Brasil que permitiu a construção de uma nova cidade, moderna, no lugar da Lisboa medieval que ainda subsistia nos finais do século XVIII.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ótimo Filme: De Pernas Pro Ar


Alice (Ingrid Guimarães) é uma executiva de 30 e poucos anos, casada com o dedicado João (Bruno Garcia), mãe de um filho e muito bem-sucedida profissionalmente. É uma típica workaholic, que tenta se equilibrar entre a rotina de trabalho e a família. Sua história se cruza por acaso com a da estonteante vizinha Marcela (Maria Paula). Como nas típicas comédidas de erros, Alice perde o emprego e o marido no mesmo dia. É aí que ela descobre, com ajuda da vizinha, que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Alice decide ajudar a nova amiga a salvar seu negócio - um sex shop falido - e Marcela decide ajudar Alice a descobrir os prazeres dos sex toys. O filme discute com leveza e humor os deliciosos conflitos das mulheres modernas.

Circo Kaoma em Janduís


Em julho de 2010, o nosso município apreciou os espetáculos circense do Circo Luzarte, o qual quebrou uma seqüência de quase três anos sem a presença de um circo na cidade.

Há menos de uma semana, contamos com a instalação do Circo Kaoma de Salvador/BA, próximo a Praça Hermilo Vieira, no Conjunto Verde Teto. É uma super companhia de verdadeiros guerreiros e resistentes da arte.

Quando não chove, o circo é sempre lotado por nossa comunidade que sabe tão bem abraçar e contemplar a cultura circense. Muitos adultos, crianças e idosos vão ao Circo ver as baianas, os trapezistas, malabaristas e os palhaços que os divertem.

Grupo Ciranduís

Os dez mandamentos para economizar água



1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada: USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Fonte: Rededasaguas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

VIATURA DA POLÍCIA DE JANDUÍS SOFRE CAPOTAMENTO NO CONTORNO DE CAMPO GRANDE


A viatura da polícia do município de Janduís capotou no contorno da cidade de Campo Grande. O acidente ocorreu por volta das 17 horas.

Dois policiais estavam no carro da polícia. Ambos foram transferidos para Mossoró. Um com o braço quebrado e o outro com forte pancada na cabeça, em estado grave.

Veja mais informações no Janduis Online

DEIXO: IVETE SANGALO




Eu me lembro sempre onde quer que eu vá
Só um pensamento em qualquer lugar
Só penso em você
Em querer te encontrar
Só penso em você
Em querer te encontrar

Lembro daquele beijo que você me deu
E que até hoje está gravado em mim
E quando a noite vem
Fico louca pra dormir
Só pra ter você nos meus sonhos
Me falando coisas de amor

Sinto que me perco no tempo
Debaixo do meu cobertor

Eu faria tudo pra não te perder
Assim
Mas o dia vem e deixo você ir

Deixo você ir
Deixo você ir
Deixo você ir
Deixo você ir

Governo do RN anuncia fim do programa Cheque Reforma


A nova gestão estadual do Rio Grande do Norte já definiu que acabará com o programa chamado Cheque Reforma, implantado na administração de Wilma de Faria (PSB) e continuado no Governo Iberê Ferreira (PSB). “Esse é um programa de grande assistencialismo que não se enquadra na nossa diretriz, inclusive na diretriz fixada pelo Governo Federal, que já tem um programa de habitação popular muito mais abrangente”, comentou o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

Ele afirmou que as análises dos programas sobre a continuidade ou não independe da mudança de administração, mas da análise criteriosa do fim a que se destinam. “Iremos continuar programas como o Restaurante Popular (onde são oferecidas refeições por preço subsidiado pelo Governo) e o Programa do Leite (que distribui leite para famílias carentes”, destacou o secretário.

Ele chamou atenção também para o programa Farmácia Popular. No final da gestão Iberê Ferreira as farmácias, que fornecem medicamentos a preços subsidiados, foram fechadas pela dívida com fornecedores, mas o atual Governo deverá reabrir as unidades.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Giro Turístico - Caraúbas/RN


Caraúbas é derivado da existência de uma densa mata povoada por Caraúbas (Jacarandá copaia) – árvores de casca amargosa e folhas amarelas, situada na margem direita de um afluente do Rio Apodi. Caraúbas é uma planta da família das Bignoniáceas.

Ainda hoje existem diversas caraubeiras em nossa cidade, principalmente nas ruas da Praça São Sebastião e em outros locais da cidade.

Conforme Manoel Jácome de Lima (1958), diz que sobre a origem do nome de Caraúbas, o Dr. Manoel Dantas escreveu:

“As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sobra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”

O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casaca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.

Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.

Fundação

O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em nosso município atendendo um convite do tenente General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e aqui instalou uma fazenda de gado.

Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.

Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Distritos, povoados e comunidades

Existem no Município Distrito de São Geraldo; os povoados de Cachoeira, Jordão e Mirandas; as comunidades: Rio do Umari, Santo Antônio, Mariana, Apanha-Peixe, Santana, além de outras. Mirandas, que hoje por erro técnico de políticos e funcionários do IBGE, desmembraram-na, favorecendo assim, ao município vizinho de Upanema.

MEC Divulga 1ª lista de aprovados pelo SISU




O Ministério da Educação (MEC) resolveu antecipar a divulgação da primeira lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para este domingo (23).
A princípio, a divulgação estava prevista para segunda-feira, mas já foi liberada no site do Sisu.

Consulte aqui a lista dos aprovados


De acordo com o MEC, foram selecionados 82.949 candidatos. A matrícula para estes aprovados deve ser feita diretamente nas instituições nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.


Parabéns aos janduienses aprovados na UFERSA, IFRN, UFRN e outras universidades pelo Brasil.

MAKING OFF: MINHA CIDADE - INTERTV CABUGI


A matéria do projeto Minha Cidade foi positiva. A equipe da InterTV Cabugi mostrou a potencialidade cultural, turística, gastronômica e religiosa de Janduís.

Veja tudo o que será transmitido sobre nossa cidade no jornal de maior audiência do estado no blog: http://www.janduisonline.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Notas de Corte do último Dia para entrar na UFERSA



Hoje é o último dia para poder participar do SISU, veja como está as notas de corte de alguns cursos:

Ciências e Tecnologia (Caraúbas-Noturno).............620
Ciências e Tecnologia (Caraúbas-Integral)............613
Medicina Veterinária (Mossoró) .................. 687
Ecologia (Mossoró) ............... 637
Direito (Mossoró) ................ 724
Administração (Mossoró) ............ 667

NOVAS RUAS SERÃO PAVIMENTADAS PELA PREFEITURA DE JANDUÍS


Dando continuidade ao projeto de desenvolvimento urbanístico do Município, a Prefeitura assina ordem de serviço, nessa semana, para a pavimentação de trechos de mais quatro ruas: Santa Teresinha, São Bento, Lourival Gurgel e Aluízio Gurgel.

De acordo com o secretário de Planejamento Karlmarx Gomes Bezerra, o orçamento para essa obra é de R$ 191.570,52, emenda da deputada federal Fátima Bezerra.

A empresa vencedora da licitação, Medeiros Edificações, terá um prazo de cinco meses para concluir a drenagem e a pavimentação desses trechos. Ainda segundo o secretário Karlmarx, com essas obras, o município de Janduís atinge um índice de 80% de ruas calçadas.

Para o prefeito Salomão Gurgel a drenagem e a pavimentação das ruas de Janduís está trazendo melhores condições de vida para a comunidade. Ele acrescenta que pretende, até o final desse mandato, intensificar os esforços para concluir esse trabalho, tendo em vista ser uma obra essencial para o planejamento urbanístico da cidade.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MUNICÍPIO UNE ESFORÇOS PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE


Reunião, realizada na tarde de ontem, no salão nobre da Câmara Municipal de Janduís, reuniu o prefeito Salomão Gurgel, secretários, coordenadores, vereadores, representantes de organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada para lançar a campanha municipal "Janduís sem Dengue".

O encontro, motivado pelo prefeito Salomão Gurgel, apresentou estatísticas atuais da equipe de vigilância sanitária sobre a situação da dengue, no âmbito do município de Janduís. Segundo o gestor municipal, é preciso intensificar os esforços e as campanhas educativas no sentido de sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção.

Para tanto, o secretário de Saúde e Saneamento Básico Neto Freitas anunciou que esse trabalho começa nesta quarta-feira, na comunidade de Permissão, onde toda a equipe da secretaria, incluindo agentes de saúde e de endemias, vai levar o alerta para os moradores da zona rural. Esse trabalho, segundo Neto Freitas, será intensificado nas demais comunidades rurais, tendo em vista a importância da campanha.


O secretário de Educação, Cultura e Desporto Cácio Santos informou que o alerta sobre a dengue será levantado na semana pedagógica, que será realizada no início do mês de fevereiro. Ele acrescenta que o alerta também será trabalhado nas salas de aula, com a finalidade de conscientizar os alunos e seus pais sobre a necessidade de promover um esforço conjunto para combater a dengue.

O assunto também será levado aos grupos sociais. A secretária de Assistência Social Nailka Saldanha disse que os idosos do grupo Conviver vão receber o alerta no projeto Chá da Tarde, desenvolvido pela Coordenação de Políticas Públicas para Idosos, que semanalmente discute temas de interesse para o grupo. Nailka também anunciou que a SEMTHAS fará um trabalho social de conscientização com as famílias cadastradas no programa Bolsa-Família, além dos integrantes do PETI e Projovem Adolescente.

Carla Regina, do PDA Carnaúba, falou que a organização não-governamental também vai participar da campanha. Ela falou que, hoje, a Visão Mundial conta com 1046 crianças cadastradas nos projetos desenvolvidos pela associação. Trimestralmente, as famílias dessas crianças recebem a visita dos educadores, o que se configura, segundo Carla Regina, como uma boa oportunidade para promover esse trabalho de conscientização.

As informações também serão levadas à comunidade através do projeto Calçada Amiga, idealizado pelo artista Lázaro Roberto, que também integra a equipe de saúde, e se prontificou a levar as informações preventivas para a população.

Salomão Gurgel destacou que a campanha contra a dengue começa forte, em Janduís, levando-se em consideração a mobilização inicial que atraiu vários parceiros. Além do reforço no trabalho dos agentes de saúde e de endemias, a Prefeitura também dá início a uma ampla campanha promocional que será veiculada em carro-de-som e no som da Igreja de Santa Teresinha.


Fonte: Janduis Online

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nota de Corte do 1° dia de SISU na UFERSA

O Portal do SISU já divulgou as notas de corte do 1° dia do SISU pela UFERSA, ou seja, a nota mínima que é preciso para ficar entre as vagas da universidade. Confira algumas notas:

Ciência e Tecnologia (Caraúbas-Noturno) ...................... 420
Ciência e Tecnologia (Caraúbas-Integral) ..................... 385
Engenharia Florestal (Mossoró-Integral) ...................... 521
Zootecnia (Mossoró-Integral)....................... 532
Ciências Contábeis (Mossoró-Noturno) ........... 592
Biotecnologia (Mossoró-Integral) ............. 632
Medicina Veterinária (Mossoró-Integral) ............ 634
Direito (Mossoró-Noturno) ........... 703

Veja mais no Portal do MEC

domingo, 16 de janeiro de 2011

Empresário é agredido em velório em Santa Cruz


Quando da realização do velório de um empresário carnaubense que atuava no ramo de Eletrodomésticos e, que acontecia na cidade de Santa Cruz.


Tendo inclusive muita gente presente a esse ato de fé e solidariedade cristã, eis que o empresário também carnaubense ZECA Pantaleão chega e se aproximou da Urna Fúnebre para prestar sua última homenagem ao amigo falecido.

Quando Zeca Pantaleão se afasta mais ou menos dois metros de onde estava o caixão com o corpo, foi agredido física e moralmente pelo irmão do prefeito de Carnauba do Dantas, tendo inclusive tomado uma tapa no rosto.

Um ato de extrema covardia e sem, no entanto, respeitar a dor dos familiares e amigos do morto, Zeca Pantaleão ficou sem entender o porquê das agressões e saio do local sem revidar as agressões sofridas.

Lembrando que Zeca Pantaleão já foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito da cidade de Carnauba dos Dantas, onde é presidente do PMDB local e empresário do ramo de panificação e da comunicção.

Esse fato aconteceu na presença de varias testemunhas e, inclusive familiares do agressor e assessores do prefeito da Cidade de Carnauba dos Dantas do qual o agressor alem de irmão é assessor. A agressão também testemunhada por Arilson Medeiros e o vereadores Nelson da Oficina.


Fonte: blog do chagas Silva

Maysa "O Barquinho"




Para uma noite de domingo nada é melhor que um clássico da música brasileira, então veja Barquinho da grande cantora Maysa.

Parabéns aos Vencedores da Pesquisa


1° Lugar
Raildon Lucena: Assessoria de Comunicação (48% dos votos)
2° Lugar
Neto Freitas: Secretaria de Saúde (37% dos votos)
3° Lugar
Nailka Saldanha: Sec. de Trabalho, Habitação e Assistência Social (17% dos votos)

O blog parabeniza todos os secretários de Janduís pelo trabalho realizado no município, muitos que ocupam o cargo já alguns anos e que estão ajudando ativamente o processo de desenvolvimento que nossa cidade está passando. Um parabéns especial aos mais votados pelos leitores do blog: Raildon Lucena, Neto Freitas e Nailka Saldanha.

Show do Swing Brasil


NINA RECEBE HOMENAGENS EM CAICÓ E JANDUÍS


Os 30 dias de falecimento de Nina Barinova, Primeira-Dama de Janduís, foram marcados por homenagens e muita emoção. Duas missas foram realizadas nas cidades de Caicó (dia 14) e Janduís (dia 15), levando centenas de parentes, amigos e pacientes da médica-neurologista russa, que morreu no último dia 15 de dezembro.


Em Caicó, a missa foi celebrada na Igreja de São José, comandada pelo Monsenhor Ausônio Tércio. Pacientes homenagearam a médica que curou e aliviou a dor de milhares de pessoas durante toda a sua carreira profissional. Amigos lembraram as principais características de Nina: inteligência, coragem e determinação.


Padre Tércio falou sobre duas mulheres: Santa Teresinha e Nina. Ambas, fragilizadas por enfermidades, porém, fortes na superação e no amor. Salomão Gurgel, esposo de Nina, agradeceu a solidariedade dos parentes e amigos, nesse momento de perda, ressaltando as inspiradoras palavras de Padre Tércio.

Em Janduís, a missa foi realizada na Igreja de Santa Teresinha, celebrada pelo Padre Tadeu. Muitos cântigos, homenagens, discursos e orações marcaram a celebração.

O advogado Vassili Barinov, filho mais velho de Nina, revelou o pedido dos avós, levar um pouco de terra do Cemitério de Janduís para a Rússia. Em nome do irmão Andrei, ele homenageou a mãe, lembrando os seus ensinamentos e sua lição de vida.

Bastante emocionado, Salomão falou sobre a dor, a saudade e o amor que os uniu, durante 39 anos. Agradeceu mais uma vez toda a solidariedade recebida durante esse período. Ao final da missa, o coral cantou o Hino de Santa Teresinha e crianças trouxeram pétalas de rosas para homenagear Nina Barinova.


Giro Turístico - São José do Seridó

Origem da Terra denominada "Bonita"


A Bonita é uma das comunidades que originou-se da sesmaria 406 ( terras abandonadas da Capitania Hereditária do Rio Grande do Norte). O crioulo alforriado Nicolau Mendes da Cruz, fez ao presidente das províncias do Rio Grande do Norte, o Sr. Tomás de Araújo Pereira uma petição solicitando posse das terras e foi atendido, tendo por objetivo desbravamento das terras do sertão seridoense utilizando-se a pecuária, petição concedida por volta de 1752, com o nome de sítio São José e localizado ao longo do rio São José, com meia légua para cada lado do rio. Nicolau percorria todas as suas terras e orgulhava-se de um poço profundo e de águas cristalinas, onde suas filhas adoravam tomar banho, por causa de suas rochas parecendo trampolins. Um certo dia uma de suas filhas foi surpreendida tomando banho por um pescador, que encantou-se com sua beleza e passou a admirá-la, que ao notar sua presença fugiu meio ao matagal, e o pescador nunca mais vê-la passou a chamar o local onde a virgem se banhava de POÇO DA BONITA.

A cidade de São José da Bonita

Em 28 de setembro de 1917 foi dado o primeiro passo para a fundação da cidade, com as dificuldades de acesso a cidade de Jardim do Seridó-RN, em virtude do impedimento do tráfego pelos rios São José, Cobra e Acauã, surgiu a idéia da criação da cidade, que após discutido pelos moradores o projeto foi levado até o Sr. Prefeito Heráclito Pires Fernandes (Prefeito de Jardim do Seridó-RN) que prontamente apoiou a idéia, providenciado o estudo do local, com isto, os senhores Justino Dantas e Joaquim Manoel do Nascimento, ( Joaquim Loló ) tiveram papel importante na fundação da cidade, mas foi Loló que se propôs a doar as terras para a fundação da cidade, oferecendo 12 braças de terra de sua propriedade, com meia légua de fundo, sendo muito aplaudido e reverenciado pelos moradores. Coube também a Joaquim Loló escolher o nome do padroeiro, São José, por ocasião da escrituração das terras ,isto porque o rio j era chamado de São José. De posse das escrituras o Sr . Heráclito Pires Fernandes, veio ao sítio Bonita acompanhado de autoridades e um topógrafo, e iniciou a demarcação da cidade, a partir da construção da igreja e o ,mercado, locando duas ruas , em seguida Manoel Theodoro, pediu que fosse feita uma enorme latada ao lado da demarcação do local onde seria construído o mercado, ficando responsáveis por estas construções os senhores Joaquim Loló e Justino Dantas. No dia 04 de Novembro de 1917 o então prefeito de Jardim do Seridó-RN, o Sr: Heráclito Pires Fernandes, declarou fundada a cidade de São José da Bonita e que com muita euforia foi iniciada a primeira feira da cidade.

Emancipação Política de São José do Seridó - RN

Em 26 de maio de 1962, o vereador MOIZÉS SÁTIRO DA SILVA, apresentou o projeto de lei n º 2.793, pedindo que fosse desmembrado a área de 186 Km² para o município de SÃO JOSÉ DO SERIDÓ - RN, na época governava Jardim do Seridó, o Sr. Prefeito municipal JOAQUIM ALVES DA SILVA, iniciando a criação do município de São José do Seridó -RN. A lei foi homologada pela Assembléia Legislativa em 26 de março de 1963 , Lei nº 2.841 e publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de março de 1963. Em 03 de abril de 1963, o SR. JOÃO RAIMUNDO PEREIRA foi nomeado prefeito interino de SÃO JOSÉ DO SERIDÓ - RN, pelo o Exmo. Sr: Dr. ALUIZO ALVES, Governador do stado, por decreto de 03 de abril de 1963 e publicado no Diário Oficial nº 205 de 04 de abril de 1963, na Escola Estadual JESUÍNO AZEVEDO, desta cidade, sob a presidência do sr". Juiz de Direito, da comarca de JARDIM DO SERIDÓ, Dr. MANOEL ARAÚJO SILVA, declarou empossado o prefeito o Sr. JOÃO RAIMUNDO PEREIRA. Autoridades presentes: DR. MANOEL DE MEDEIROS BRITO, Deputado Estadual, ARNALDO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE, agente de estatística, o Sr. Prefeito de Jardim do Seridó-RN, JOAQUIM ALVES DA SILVA e demais pessoas de nossa cidade. O prefeito recém empossado , usando da palavra declarou a todos presentes, que estava instalado o município de São José do Seridó- RN. O Sr. MANOEL DE MEDEIROS BRITO, parabenizou o novo prefeito, e o povo pelo brilhante acontecimento. E com muita euforia pelo dever cumprido foi encerrada sessão.

O Desenvolvimento

A indústria sempre foi um ponto forte de nossa cidade. O consórcio Epaminondas Dantas nasceu com a cidade, tinha a sua frente o industrial José Calasancio Dantas (Zezinho), irmão de Justino Dantas, um dos fundadores de nossa cidade. Hoje São José conta com 03 Supermercados de médio porte, algumas mercearias, duas churrascarias, bares, algumas lojas de confecções, 02 lan houses, facções para camisas e as fábricas de bonés, que hoje já distribuem suas mercadorias para todo o Brasil.

Fauna

Os principais animais nativos são: Preá, raposa, peba, tejuaçu, camaleão, cobras ( cascavel, jararaca, corre-campo, coral, etc.), seriema, marreca, paturi, jaçanã, asa branca, galinha d'água, juriti, papa-sebo, canário, graúna, garça, anu-preto, rolinha, e outros.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ibope de TV paga, DVD e games ultrapassa Record e é o novo vice-líder


Pela primeira vez, a audiência somada da TV paga, de DVDs e games chegou à vice-liderança do Ibope. Dados inéditos obtidos por Ooops! mostram que, em 2010, na Grande São Paulo, o uso da TV para ver canais fechados, assistir a DVDs ou brincar com games ultrapassou até a Record, chegando à vice-liderança.

No ano passado, na média monitorada pelo Ibope, das 7h à 0h, os chamados OCN e OAP ("Outros Canais", "Outros Aparelhos") superaram a todas as emissoras abertas, exceto a Globo (veja infográficos abaixo). A Globo marcou 16,5 pontos de média, os OCN e OAPs marcaram 7,7 pontos e a Record registrou 7,1 pontos.

Cada ponto de audiência equivale ao comportamento de cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

De 2009 para 2010, que foi ano de Copa do Mundo, a TV paga teve um crescimento de 18,4% no Ibope. Pelo menos desde 2005, o público da TV quase que dobrou e, sozinho, já é maior do que o da Band ou o da Rede TV!

O que chama a atenção é o crescimento do uso do aparelho de TV para assistir DVDs e para os games. Entre 2005 e 2010 esse uso cresceu 88%.

Estado divulga calendário de pagamento de Janeiro



O funcionalismo da rede estadual receberá os salários nos dias 28 e 31 de janeiro. O calendário de pagamento foi anunciado hoje pela gestão estadual.

No primeiro dia, 28, receberão os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas com matrícula que têm final de 1 a 5. No segundo dia de pagamento, 31, serão pagos aos ativos aposentados e pensionistas com matrículas de final 6 a 0.

A folha de pagamento está sendo elaborada pela Secretaria Estadual de Administração já com base no decreto 22.141, que determina a redução de despesas com cargos em comissão, funções gratificadas e gratificação com representação de gabinete em todos os órgão e entidades da administração direta e indireta do poder executivo, incluindo pensionistas, e também com base no decreto 22.142, que determina o levantamento dos servidores cedidos e do quadro de lotação dos cargos efetivos do Poder Executivo Estadual.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Giro Internacional - Itália, "Amate, amate, tutto il resto è nulla"


A história da Itália influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo.

A população da Itália remonta aos tempos pré-históricos, época da qual foram encontrados importantes vestígios arqueológicos.

Entre os diversos povos da Antiguidade são dignos de menção, em particular, os Lígures, os Vênetos e os Celtas no norte, os latinos e os etruscos Samnitas no centro, enquanto no sul prosperaram colônias Gregas (Magna Grécia), e na Sardenha desde o segundo milênio a.C. floresceu a antiga civilização dos Sardos.

Uma das mais importantes culturas antigas desenvolvidas em solo italiano foi a Etrusca (a partir do século VIII a.C.), que influenciou profundamente Roma e sua civilização, na qual muitas tradições importantes de origem Mediterrânea e Eurasiática encontraram a mais original e duradoura síntese política, econômica e cultural. Nascida na Península Itálica, desde sempre terra de origem e de encontro entre diversos povos e culturas, a civilização romana foi capaz de explorar as contribuições provenientes dos etruscos e de outros povos itálicos, da Grécia e de outras regiões do Mediterrâneo Oriental (Palestina - o berço do Cristianismo - Síria, Fenícia e Egito). Graças ao seu império, Roma difundiu a cultura Heleno-romana pela Europa e pelo Norte de África que foram os limites de sua civilização.

A Itália é o quinto país que recebe mais turistas no mundo e Roma é a terceira cidade mais visitada da União Europeia,sendo constantemente considerada como uma das mais belas cidades antigas do mundo.[9] Veneza também é considerada a cidade mais bonita do mundo, segundo o New York Times, que descreve a cidade como "sem dúvida a mais bela cidade construída pelo homem". O país também foi classificado com tendo a sexta melhor reputação internacional de 2009.

Os italianos podem-se vangloriar de uma longa tradição cultural das artes às ciências e tecnologia, e uma forte tradição de excelência em todas as artes, culturas, literatura e ciências,corroborado no facto do país possuir o maior número de patrimônios da UNESCO, totalizando 44. São nomes italianos, grandes polímatas, artistas e gênios, como Dante, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Enrico Fermi..

Coliseu de Roma

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico. Originalmente capaz de albergar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.

O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.

Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. Actualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno". Além disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.

Frases em Italiano

“Amore e desiderio sono due cose distinte: non tutto ciò che si ama si desidera, né tutto ciò che si desidera si ama.”
“Amor e desejo são duas coisas distintas: nem todos os que se amam se desejam, e nem todos os que se desejam se amam.” (Miguel de Cervantes)

“L’amore è come la pioggerella d’autunno: cade piano ma fa straripare i fiumi!”
“O amor é como um chuvinha de outono: cai de mansinho, mas faz transbordar os rios!” (Provérbio Africano)

“L’amore vero vuole il bene dell’amato.”
“O amor verdadeiro deseja o bem ao amado.” (Umberto Eco)

“L’amore è il desiderio fattosi saggio.”
“O amor é o desejo que se tornou sábio.” (Hermann Hesse)

“Amore non è guardarci l’un l’altro, ma guardare insieme nella stessa direzione.”
“Amar não é olhar um para o outro, mas olhar juntos na mesma direção.”(Antoine de Saint-Exupéry)

“Amate, amate, tutto il resto è nulla”
“Ame, ame, todo o resto é nada.” (Jean de La Fontaine)

Secretaria de Governo

Secretário: Lourinalda Gurgel


Função


A Secretária Lourinalda Gurgel tem como função planejar a gestão e promover a integração de todas as secretarias, para a execução do plano de governo. É também responsável pela elaboração de documentos relacionados ao Gabinete do Prefeito, tais como: Portarias, Ofícios, Decretos e demais documentos.
A Secretaria Municipal de Governo é o órgão administrativo que atua como braço direto da Prefeitura em sua ligação com a sociedade e o bem estar do cidadão. Além de responsável pelas articulações políticas do Governo.

Últimas Horas

Mais uma pesquisa está chegando ao fim, mas ainda está em tempo de votar. Para Você, qual área (Secretaria) da Administração Municipal é mais atuante?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Resultado do ENEM


O Ministério da Educação divulgou na noite desta terça-feira, dia 13, as notas de todos os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os participantes têm duas formas de consultar seus resultados no site do Enem: com o número de inscrição no exame e a senha ou com o cpf e a senha. A divulgação estava prevista para esta sexta-feira, mas foi antecipada.

Com a nota, os alunos podem se candidatar a 83.215 vagas distribuídas em 83 instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir das 6h do dia 16. As inscrições vão até as 23h59 do dia 18, período no qual os alunos podem escolher dois cursos, em ordem de preferência, para concorrer a vagas. Nos dias 17 e 18, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes possam trocar suas opções, em caso de não terem chances nas que colocaram no sistema.

Veja sua nota Aqui

Wilma de Faria: entre o DNOCS e o Governo de Pernambuco


O destino da ex-governadora Wilma de Faria deverá ser definido nos próximos dias com a escolha dos cargos de segundo escalão do Governo Dilma Rousseff.

Ela poderá ser indicada para o DNOCS, caso esse órgão seja colocado na cota do PSB, ou ser nomeada para uma pasta do Governo de Pernambuco, que tem como gestor o pessebista Eduardo Campos.

Festa do BBN em Janduís


Assessoria de Comunicação

Foto de Raildon Lucena


Assessoria de Comunicação é uma atividade que estabelece a ligação entre uma entidade e o público.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Janduís, comandada por Raildon Lucena, tem a função de divulgar as ações da administração municipal para o conhecimento público, cumprindo determinação constitucional.

Para isso, utiliza-se de matérias que são distribuídos à blogs, jornais e rádios locais e regionais. Estas mesmas matérias são disponibilizadas diariamente, no blog da Prefeitura: http://www.janduisonline.blogspot.com/.

Raildon Lucena foi grande responsável pelo desenvolvimento da comunicação na cidade, conquistas como Janduís contar com 3 canais locais em rede aberta (Inter TV, TV Ponta Negra e TV Tropical), a chegada da Tim no município e o aumento do número de blogs janduienses pela Internet foram avanços da assessoria de comunicação.



A Assessoria de Comunicação também apoia os grupos de teatro e a cultura do município, articulando apresentações importantes em outras cidades e levando a música, o folclore e a cultura janduiense para outras cidades.

CONVITE DE MISSA - 30 DIAS - DRA. NINA BARINOVA


Salomão Gurgel (esposo), Vassili e Andrei (filhos), Nadir (nora) e demais familiares convidam parentes, amigos e colegas de trabalho, para a MISSA DE 30º DIA, que será celebrada em sua memória, na seguintes datas e igrejas:

Sexta-feira, 14/11/2011, às 16 horas, na Igreja de São José, em Caicó.

Sábado, 15/01/2011, às 10 horas, na Igreja de Santa Teresinha, em Janduís.

Desde já agradecem a todos os que comparecerem a este ato de fé, solidariedade e esperança.

Música: Pensando Em Nós Dois



Ivete Sangalo e Seu Jorge, os dois principais cantores brasileiros da atualidade, juntos no Madison em Nova York.

Mudança na Direção da E.M. Antonia Eurli de Brito

GABINETE DO PREFEITO
PORTARIA Nº008/2011-GP


O PREFEITO MUNICIPAL DE JANDUÍS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Art. 49, Inciso I, Lei Orgânica do Município,



R E S O L V E:



Art. 1º) NOMEAR a Senhora MAÍRIA REVANÁRIA BRITO E SOUZA, para exercer o Cargo em Comissão de Diretora da Escola Antonia Eurli de Brito e para exercer cumulativamente a Direção do Centro Municipal de Ensino Rural – Símbolo CC3 - SEMECD, Lei nº. 381/2010, que dispõe sobre a Organização do Poder Executivo.



Art. 2º) Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.



Registre-se,
Publique-se e
Cumpra-se.



Gabinete do Prefeito Municipal de Janduís.
Em 04 de janeiro de 2011

SALOMÃO GURGEL PINHEIRO
Pefeito


Publicado por:
Antônio Estevam Sobrinho

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Em Janduís: Conheça O Cangaíra

Uma das mais belas propriedades particulares do Rio Grande do Norte!
Ruína do Antigo Engenho

Fotos das paisagens da Fazenda




A fazenda Cangaíra possui um acervo particular, histórico e cultural, com artefados do século passado, como peças de trabalho, móveis, utensílios domésticas, auto-retratos, coleção de armas, azulejos, louças, pisos e cerâmicas. Tem um dos maiores açudes de propriedade privada do Nordeste e um engenho desativado.
Obs: Os donos têm uma preocupação com a preservação de um animal conhecido como mocó, com grande quantidade deles existente na fazenda.

PRIMEIROS PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO 2011


Os primeiros passos de articulação para a realização do espetáculo A Paixão de Cristo 2011 já foram dados.

A informação é do coordenador de Cultura Rogério Silva. Segundo ele, o texto trabalhado no espetáculo será o mesmo utilizado na edição passada, inspirado nos evangelhos de Mateus e João, adaptação do artista janduiense Amilton Lima.

Ainda de acordo com o coordenador de Cultura, o espetáculo terá o acréscimo de várias cenas, em comparação ao ano passado.

O elenco também já está sendo formado e deverá contar com cinquenta artistas janduienses. Em breve, a equipe técnica da peça será divulgada, completou o coordenador.

Fonte: Janduis Online

Giro Turístico - São Vicente/RN


O município de São Vicente surgiu às margens do Riacho da Luíza, cujo nome foi dado em homenagem a uma velha índia cariri que habitou na região antes de 1726.
Por ser uma região tradicionalmente agrícola, aproveitada pelos aborígenes em grandes plantações de milho, em determinado momento histórico, mereceu o nome de Milharada dos Gentios.

Em 9 de janeiro de 1719 a região era detalhada em Sesmaria sob a titularidade de Gervásio Pereira de Morais, compreendendo o Riacho das Milharadas dos Gentios e o Riacho de Olho D’água das Pedras, a Serra do Quinqüê e outros toponímios.

Em 1787 a região se apresenta como de propriedade de Domingos Alves dos Santos.

A fundação da municipalidade, todavia, é atribuída a Joaquim Adelino de Medeiros, conhecido por Capitão Cocó e casado com Vicência Maria da Conceição.

A fazenda Luíza, do citado capitão, continha grande, robusta e antiga quixabeira (tombada pela força da natureza em 1958), sob a qual viajantes, comerciantes e moradores reuniam-se, dando incício a um pequeno mercado.

Casas, então, começaram a ser construídas, facilitando, inclusive a vida daqueles que tinham negócios a realizar entre Florânia e Currais Novos.

Uma capela foi erguida, sob o regime de mutirão, em 1898, homenageando São Vicente Férrer.

Em 31 de outubro de 1938, o povoado ao redor daquela quixabeira foi considerado legalmente um Distrito do município de Florânia, chamado São Vicente.

Entretanto, em 1943, o Distrito teve seu nome alterado para Luíza, voltando a ser São Vicente, após cinco anos, e em 11 de dezembro de 1953, torna-se município autônomo do Rio Grande do Norte (Lei Estadual nº 1.030 de 11 de dezembro de 1953).


Ecologia

O Projeto Zuza, juntamente com os colaboradores da Matriz de São Vicente, a padaria Center Pães, a Prefeitura, a Câmara Municipal, Pastoral da Criança, C.A.C., PETI, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores, Lan House, Polícia Civil, Academia Physicus, Emater, Casa das Famílias, Caern e Radio Líder FM, organizaram a partir de 17 de março de 2007 estratégia para conscientização da população acerca do aquecimento global e da necessidade de preservação do meio ambiente. Estima-se que, por dia, 80 sacolas plásticas deixam de ser encaminhadas ao lixo quando trocadas pelas sacolas de pano, gratuitamente, distribuídas entre os fregueses.

Pinturas Rupestres

As inscrições rupestres são uma atração local, com pinturas em rochas abrigadas do sol na cor vermelha, todas elas localizadas no Sitio Piauí, todavia, ainda de difícil acesso por conta de trilhas em matas fechadas e altas serras. O Sítio Arqueológico chama-se Cascata.


Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social

Nailka Saldanha
Objetivo

Garantir os direitos e o acesso a bens e serviços, a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio da formulação, coordenação e avaliação da política de Assistência e Desenvolvimento Social e da realização de parcerias e transferência e geração de renda.

A secretária de Assistência Social Nailka Alencar Saldanha realiza grande trabalho no município, atualmente Janduís conta com 2 unidades do CRAS que contam com assistentes sociais e psicóloga, o município também conta com inúmeros projetos sociais. A geração de trabalho e renda é algo sempre planejado, apesar da dificuldade já que Janduís não conta com empresas e a população que não possui carteira assinada é bastante elevada.

Na habitação, Janduís está a um passo de receber um projeto ousado em parceria com o Governo Federal que deve minimizar de forma contundente o déficit habitacional de Janduís.

INICIADA REFORMA DA UNIDADE DE SAÚDE DONA DIONÍZIA, NA ZONA RURAL DE JANDUÍS


A Prefeitura de Janduís deu ordem de serviço para a reforma da antiga Casa de Parto Dona Dionízia, localizada na comunidade de Permissão, zona rural do Município. A nova Unidade de Saúde será reformada com recursos da ordem de R$ 100 mil do Ministério da Saúde e contra-partida da Prefeitura, no valor de R$ 9 mil.

A reforma da Unidade de Saúde Dona Dionízia era uma das metas do prefeito Salomão Gurgel, tendo em vista a importância da obra para a comunidade rural de Janduís. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou com a presença de toda a equipe da Prefeitura de Janduís, vereadores, associações rurais, moradores e familiares de Dona Dionízia.

O secretário de Planejamento Karlmarx Bezerra relatou os trâmites e as dificuldades enfrentadas pelo Município para conseguir os recursos necessários para a realização da obra que, segundo o cronograma de trabalho, deverá ser entregue à população no prazo de 90 dias. Para o secretário de Saúde Neto Freitas, a unidade Dona Dionízia vai permitir um trabalho curativo e preventivo ainda mais eficiente, beneficiando sobretudo os moradores das comunidades rurais de Janduís.

O prefeito Salomão Gurgel relatou toda a história da Casa de Parto, inaugurada na sua primeira gestão em meados da década de 80. Segundo o gestor, os investimentos feitos pelo Ministério da Saúde e Prefeitura de Janduís vão permitir a realização de um trabalho de referência na zona rural.

Além do novo prédio, a comunidade vai continuar recebendo o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde, que inclui a Equipe do Programa Saúde da Família, agentes comunitários de saúde, serviços de odontologia, entre outros, agora com uma estrutura moderna para otimizar a prestação desses serviços.

Salomão Gurgel também falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Janduís para dar sustentabilidade ao homem do campo. A gestão vem garantindo o corte de terras, recuperação das estradas vicinais, seguro garantia-safra, cursos de capacitação, aquisição de maquinário, saúde, educação, além da implantação de programas como o Balde Cheio e o Melhoramento Genético. O prefeito também anunciou que, em breve, a zona rural vai receber 30 casas do programa Minha Casa, Minha Vida Rural.

Todo esse trabalho, afirma o prefeito, mostra que a Prefeitura de Janduís vem contribuindo de forma decisiva para a melhoria das condições de vida dos moradores da zona rural do Município. "A nossa Administração tem compromisso com o desenvolvimento da zona rural e estamos garantindo melhores condições para o homem do campo, com uma visão empreendedora e sustentável", assegurou Salomão Gurgel.

Fonte: Janduis Online

Dicas de reciclagem de lixo




Hoje em dia com o tempo cada vez mais escasso muita das vezes esquecemos-nos de fazer coisas primordiais em nossas vidas que porventura podem refletir negativamente em nossas vidas ao longo dos anos.

Vocês já pararam e pensaram por que precisamos reciclar ?

A quantidade de lixo e outras coisas que deixamos diariamente não é brincadeira, por isso que o objetivo de reciclar é reaproveitarmos os materiais utilizados por nós. Os benefícios da reciclagem são muitos como: economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais entre outros.

Interessante não é mesmo ?

Pois bem, agora que vocês aprenderam um pouco do motivo de reciclar, vamos ver como podemos reciclar ajudando o meio ambiente e contribuir com toda sociedade.

Dicas de Reciclagem


Separar o lixo para reciclagem;

Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);

Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;

Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;

Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;

Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;

Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam;

Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente. Agora imaginem se todo mundo pensasse da mesma maneira e cada um ajudasse mesmo que fosse só um pouco, com certeza teríamos um cenário diferente no Brasil.

Crédito Universitário


Você sabia que de cada 10 brasileiros com idade universitária, apenas 1 está estudando numa faculdade?! E depois que entram na faculdade, muitos deles não conseguem concluir seu curso, principalmente pela dificuldade de pagamento.

Para ajudar a mudar esse cenário foram criados projetos como o PRA VALER e o FIES que financiam até 100% da curso desejado.

Então, para quem está pensando em entrar em uma universidade este ano, veja como funciona o FIES e o Pra Valer:

O que é o Crédito PRAVALER

PRAVALER uma forma mais fácil para você pagar seus estudos.
O Crédito PRAVALER é um financiamento privado que permite você pagar seus estudos, ao longo do tempo, de uma maneira mais leve.

E como isto é possível? Simples, você já deve estar acostumado parcelar muita coisa hoje em dia, a casa, o carro, o celular, o computador. Pois então, o que o Crédito PRAVALER oferece é a possibilidade de você parcelar também a sua faculdade, a pós-graduação, o MBA, ou um curso.

O que eu ganho contratando o PRAVALER?
Com o PRAVALER você ganha facilidade para pagar seu curso e tranqüilidade para se dedicar ao que realmente importa estudar.

Com a ajuda do PRAVALER você não precisa mais:

• Trancar ou desistir do seu curso;
• Contratar menos matérias/créditos para a mensalidade caber no seu bolso;
• Esperar muito tempo para começar uma faculdade ou pós-graduação;
• Comprometer todo o salário com o pagamento das mensalidades;
• Entrar no cheque especial, no cartão de Crédito, ou pedir um empréstimo pessoal, que são formas que podem custar 4, 5, 6 vezes mais.
Que tipo de cursos atende?
O Crédito PRAVALER financia cursos de graduação, pós-graduação (MBA, especialização, mestrado, doutorado) e cursos técnicos. Em algumas faculdades, já financia estes cursos na modalidade EAD - ensino a distância.

Quem pode solicitar?
O Crédito PRAVALER pode ser usado por aqueles que estão começando agora seus estudos quanto por alunos que já estão matriculados nas faculdades parceiras do programa. Ou seja, pode ser usado por calouros e veteranos.

Quais faculdades possuem?
O Crédito PRAVALER já está disponível em mais de 160 faculdades e universidades privadas de todo o Brasil, atendendo mais de 7 mil cursos. Confira a lista completa de faculdades parceiras e cursos.

Quanto custa?
O Crédito PRAVALER está entre as formas mais baratas para você financiar a educação, pois é um Crédito que só pode ser usado para pagar os estudos. Seus juros variam de 0% a 1,89% ao mês dependendo da faculdade e do curso.

Uma das vantagens em contratá-lo é evitar que você entre no cheque especial, no cartão de Crédito, ou peça um empréstimo pessoal, que são formas que podem custar 4, 5, 6 vezes mais. Fazendo uma simulação você pode conferir o valor da parcelas.

Como Funciona?
O Crédito PRAVALER funciona assim: você parcela o pagamento de cada mensalidade em 2 vezes. Com isso você paga menos por mês durante o curso e tem pelo menos o dobro do tempo para pagar. Na prática fica desta forma:



O 1º semestre você paga no 1º ano, o 2º semestre no 2º ano, e assim sucessivamente, sem acumular parcelas!

OBS: No Rio Grande do Norte o Pra Valer é usado na FATERN, FAL e UnP

FIES


Saiba mais sobre o Financiamento Estudantil - FIES

Para se inscrever o aluno deve estar regularmente matriculado e atender às exigências do agente financeiro (Caixa). Todas as informações e ficha de cadastro estão disponíveis nos sites do Ministério da Educação - MEC, e do Fies.

O que é Financiamento Estudantil?

O FIES é um fundo criado pelo Governo Federal para financiar o ensino superior a estudantes. O Financiamento Estudantil - FIES veio substituir, com maior eficiência, o Programa do Crédito Educativo.


Quem pode participar?

Todo estudante regularmente matriculado em curso de graduação.


Onde se inscrever?

A inscrição deverá ser feita pela internet. Os candidatos devem acessar a página do MEC, www.mec.gov.br/fies ou www.caixa.gov.br/fies , ir ao ícone FIES e procurar o formulário. O estudante emite o comprovante de sua inscrição e, com ele, vai até o protocolo da sua Unidade, para confirmar sua inscrição.

Obs: Toda informação terá que ser comprovada através de documentação.


Qual o percentual de financiamento?

Até 50% da mensalidade e 75% para os cursos prioritários( graduação tecnológica e Medicina).


Quais as garantias exigidas pelo FIES?

O estudante deve possuir idoneidade cadastral e apresentar fiador com renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade.


Quais as condições exigidas pelo FIES?

Para o candidato selecionado, o financiamento é formalizado mediante contrato de abertura de crédito entre o estudante e o agente financeiro (CEF).


Quanto se pode financiar a mensalidade?

O FIES é um financiamento flexível. Você pode financiar o quanto precisar para estudar O percentual você escolhe no momento da sua inscrição, sendo limitado a 50% ou 75% do valor do semestre do curso escolhido. Esse valor pode ser reduzido no decorrer do curso, se você quiser, e o novo percentual passa a ser o limite máximo para financiamento.


Como são cobrados os juros?

A taxa de juros é fixa e será determinada no ato da assinatura do contrato (6,5% ao ano). Serão cobrados juros de até R$ 50,00, no trimestre, como forma de amortização.


E o financiamento, qual é o prazo para pagá-lo?

A partir da conclusão ou interrupção do curso, o estudante beneficiado pagará, nos primeiros 12 meses de amortização, um valor igual ao da parcela não financiada no semestre imediatamente anterior. Após esse período, o saldo devedor poderá ser parcelado em até uma vez e meia o prazo de utilização do Financiamento Estudantil- FIES.


Quais as obrigações do estudante financiado com o FIES?

Para continuar financiando a sua mensalidade escolar, o aluno deve:


•Estar regulamente matriculado no curso, não podendo se afastar por um período superior a um ano;
•Após ingressar no Fies, ter um bom desempenho acadêmico com, no mínimo, 75 % da aprovação nas disciplinas cursadas;
•Não apresentar restrição cadastral no período da renovação do contrato, inclusive o responsável legal, fiador e cônjuge;
•Estar em dia com as parcelas trimestrais dos juros;
•Comparecer no período a ser fixado pelo MEC para assinar a renovação do contrato (aditamento);

Faça sua inscrição, via internet, através do site www.mec.gov.br ou www.caixa.gov.br


Mais Informações

•www.mec.gov.br ;

•www.caixa.gov.br ;

•fies@sesu.mec.gov.br;

•Fala Brasil 0800 616161;


A partir do primeiro semestre deste ano, o FIES ganha novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano e os candidatos devem ter obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Parabéns ao Blog O Carinha da Net


No dia 11 de Janeiro de 2009 nascia em Janduís um dos blogs mais importantes do Médio Oeste Potiguar. Moderado por Romário Dantas, um amigo com grande vocação para o jornalismo. Romário inovou no estado já que mesmo com a pouca idade dele, 16 anos, o blog graças ao trabalho realizado conseguiu o destaque que possui atualmente no município e todo estado.



Veja o Blog Aqui

Nota de Lindemberg Bezerra



Após três anos a frente da Casa de Cultura de Janduís, onde tive uma experiência impar como profissional da cultura na área administrativa, o novo Governo do Estado exonerou todos os cargos, em publicação sábado, 08, no Diário Oficial do Estado, onde estou listado.

É uma exoneração natural, sem surpresas, haja vista que não comunguei politicamente com o projeto lançado pelo grupo do Governo atual, e sim, com as orientações do Partido dos Trabalhadores – PT, seguindo o projeto derrotado nas urnas em 2010.

A Casa de Cultura pra mim não foi território de emprego e sim uma missão concedida para desenvolver um trabalho cultural naquela instancia. Pena que a petulância da politicalha interiorana dificultou muitos projetos e realizações locais. Coisa natural! Sem ressentimentos.

Foi como Agente Cultural que aprendi a ser forte com as barreiras impostas durante o processo. Tudo isso, por questões de posturas e definições claras de lado e posicionamento político cultural, o que pra muitos não se vê a olho nu, e prefiro ser claro.

Saio da Casa de Cultura sem nenhum vício de cargo, mágoa, arrependimento de não ter feito inúmeras coisas que não aconteceram; saio de cabeça erguida e com o olhar adiante de ter feito aquilo que pude fazer, diante de tantos entraves “normais”.

Enquanto militante da cultura vou continuar contribuindo com o trabalho da Casa de Cultura, uma vez que sei o quanto foi duro conseguir tal espaço junto ao Estado. Estou também com a cultura no geral. Diante disso, não só desejo sorte e sucesso ao meu sucessor; desejo garra e aplicabilidade.

Contudo, para que se tenha um trabalho promissor é preciso do olhar principalmente dos artistas – o que não faltou – dos Poderes públicos Municipal, Estadual e Federal. É preciso união em torno de um projeto cultural sustentável que não enxergue partido nem “lideranças” políticas.

É preciso inaugurar a Casa de Cultura, ter ASG, Vigia, material de limpeza, reparar portas, teto, piso e acredito que um olhar especial principalmente do Governo do Estado. É importante que o Agente de Cultura tenha respaldo financeiro e administrativo do Governo.

Sou grato ao Partido dos Trabalhadores de Janduís e do estado, a gestão municipal 2005/2008 a qual participei, ao Deputado Mineiro, Crispiniano Neto, vereadores Braga e Raimundo Canuto e claro a todos os artistas que estiveram comigo em todos os momentos.

Muito obrigado mesmo pela oportunidade. Me sinto bem mais preparado e tranqüilo para enfrentar os novos desafios me impostos.

Lindemberg Bezerra
Artista popular/ex-Agente da Casa de Cultura de Janduís

Fonte: Cultura de Ferro

Nota do Blog: O Blog parabeniza Berg pelo grande trabalho realizado na Casa de Cultura de Janduís.