sábado, 31 de julho de 2010

MUNICÍPIO ENCAMINHA PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE CONJUNTO HABITACIONAL COM 120 UNIDADES


A Secretaria de Planejamento encaminhou proposta ao Ministério das Cidades para a construção de um conjunto habitacional que vai beneficiar diversas famílias carentes do município de Janduís, cadastradas no banco de dados da Secretaria de Assistência Social.

O projeto, de acordo com o secretário Karlmarx Gomes Bezerra, deve contar com toda uma infraestrutura de saneamento básico, drenagem superficial de ruas, pavimentação e instalação de equipamentos comunitários. O projeto está orçado em R$ 5 milhões.

O conjunto será construído no Bairro São Bento. Atualmente, a Prefeitura está realizando importante trabalho de urbanização nessa localidade com a construção de praças, pavimentação de várias ruas, além da reforma e ampliação do Complexo Esportivo.

Segundo o secretário, o Ministério das Cidades deve priorizar propostas de municípios que já tenham terreno, projeto de engenharia já elaborado e licenciamento ambiental. "Janduís sai na frente, pois, desses itens, já contamos com projeto, terreno e estamos em fase de solicitação da licença ambiental", afirmou Karlmarx.

Fonte: Janduis Online

Circo Luzarte em Janduís




Janduís, depois de muito tempo recebe novamente um circo para alegrar a população. O Circo Luzarte abriu sua tenta e já está funcionando,o circo está localizado na BR 226 por trás da sede da Visão Mundial.

A coligação "Força da União" fará uma mobilização hoje (31/07), na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte.



A candidata Rosalba Ciarlini (DEM) e os candidatos ao senado, Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM), participarão da mobilização política denominada, "Grande carreata do Médio Oeste: É a Rosa", que vai sair de Campo Grande com destino a Umarizal, passando por nove municípios.

A concentração da movimentação política será no município de Campo Grande. Em seguida, a carreata segue pela estrada para Janduís, Messias Targino, Patu, Olho D´água do Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Lucrecia e Umarizal, onde acontecerá o comício de encerramento. Caravanas de outras 50 cidades deverão prestigiar o evento.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRE VAI INAUGURAR FÓRUM ELEITORAL EM JANDUÍS NO DIA 27/08

Antigo Fórum de Janduís

O Rio Grande do Norte passará a ter mais quatro fóruns eleitorais. O anúncio foi feito pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira de Souza.


Os novos fóruns já têm datas marcadas para inauguração: dia 26 de agosto, em Acari, às 17h; em 27 de agosto, o de Janduís, às 10h; em 30 de agosto, o de Cruzeta, às 17h e em 1º de setembro, o de Santo Antônio, às 17h.


Desde maio, o Tribunal já entregou para funcionamento os fóruns de São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Currais Novos, Alexandria e Pau dos Ferros.
JANDUÍS RECEBE TRILHAS POTIGUARES NA PRÓXIMA SEMANA






A comunidade janduiense recebe, durante toda a próxima semana, uma série de oficinas do projeto Trilhas Potiguares, proporcionadas através de convênio assinado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Janduís.


Para o desenvolvimento dessas atividades, uma equipe de vinte técnicos da UFRN, coordenada pelo professor Mário Cardoso, desembarca na cidade entre os dias 01 e 06 de agosto trazendo oficinas de temáticas variadas nas áreas de assistência social, agricultura, saúde, educação, agricultura familiar, cultura, dentre outras, escolhidas a partir da própria demanda da comunidade em reunião de sensibilização sobre o projeto, realizada no último mês de maio.


De acordo com o prefeito Salomão Gurgel, o projeto Trilhas Potiguares é importante por aproximar as ações desenvolvidas pela universidade dos pequenos municípios do Rio Grande do Norte. Essas ações, segundo Salomão, podem resultar em novos desdobramentos, pesquisas e projetos para o desenvolvimento das cidades que fazem parte do programa.


Durante a cerimônia de assinatura do convênio entre a UFRN e os municípios, o Reitor José Ivonildo do Rêgo destacou que, a cada edição, o Trilhas Potiguares vem ganhando espaço e ampliando sua atuação de forma significativa.


Para o Pró-reitor de Extensão e professor Cipriano Maia de Vasconcelos comentou sobre a importância dessa iniciativa para as comunidades locais e para a instituição, através da vivência e da troca de experiências envolvidas. Este ano o programa está sob a coordenação geral da professora Eriama Hackradt, e também é a maior de todas as edições já realizadas até o momento.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dia do PT em Janduís.

ontem os petistas marcaram presença no município, além de Geraldão, os candidatos a deputado estadual Mineiro e Zé Júlio também passaram em Janduís.

Zé Júlio, apoiado pelo prefeito Salomão Gurgel, também estava em Janduís.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Falando em Eleições...

Geraldão do PT, candidato a Deputado Federal, marca presença hoje no Dia do Trabalhador Rural em Janduís.


Pesquisa

PESQUISA APONTA NÚMEROS PARA O GOVERNO DO RN E PARA O SENADO


O Jornal Correio da Tarde divulga na edição de hoje à tarde os números da pesquisa do Instituto Start sobre a corrida sucessória estadual e o Senado federal.


Mas alguns números já circulam no território livre da internet.


Para o Governo do Estado, os números a serem confirmados pelo Correio da Tarde são os seguintes:


Rosalba Ciarlini (DEM) – 44%

Iberê Ferreira (PSB) – 24%

Carlos Eduardo (PDT) – 12%.

Para o Senado, os números a serem confirmados pelo Correio da Tarde são os seguintes:

Pesquisa estimulada

Garibaldi Filho (PMDB) – 43%

José Agripino (DEM) – 41,7%

Wilma de Faria (PSB) – 41%

Pesquisa espontânea

José Agripino (DEM) – 26,4%

Wilma de Faria – 26,4%

Garibaldi Filho (PMDB) – 26,2%

domingo, 25 de julho de 2010

Giro por Janduís



Eleição 2010

Cassinho e Chico Tampa prestigiaram Rosalba na sua passagem por Campo Grande.

Casa da Família

Nova Casa da Família de Janduís será inaugurada dia 2 de agosto.

Mais um Prêmio

O Janduis Futebol Clube conquistou o Torneio Regional da cidade de Messias Targino, o décimo regional do município.

Criança 2000

Janduís vai receber projeto criança 2000 do SESI no dia 21 de agosto.

Pesquisas

Vox Populi: Dilma abre 8 pontos e lidera com 41%; Serra tem 33%


candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 41% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Jornal da Band . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 8%. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais para mais ou para menos.


Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 4%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não responderam.


O Vox Populi também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra. Dilma aparece com 46% e Serra com 38%. Na espontânea, Dilma tem 28%, Serra 21%, Marina, 5% e Lula, 4%.


A rejeição de Serra é de 24%, de Marina, 20% e de Dilma, 17%.


A pesquisa entrevistou 3000 entre os dias 17 e 20 de julho. Ela foi registrada no dia 17 de julho junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19920/2010.



Datafolha



Já a Datafolha, divulgada neste sábado (24), aponta um empate técnico entre José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Marina Silva (PV) continua em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto.

Em um possível segundo turno, Dilma venceria Serra. A petista aparece com 46% dos votos, contra 45% de Serra. O total de votos brancos e nulos é de 5% e dos que disseram não saber em quem vai votar, 5%.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 2 de julho, Dilma e Serra apareciam tecnicamente empatados, com 39% para Serra e 38% para Dilma, o que configurava empate técnico. Marina tinha 10% em julho.

A pesquisa Datafolha tem margem de erro de dois pontos percentuais. A sondagem ouviu 10.730 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho a pedido do jornal Folha de S.Paulo e da TV Globo.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Será instalado em Janduís o SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas)
Em breve Janduís vai contar com mais um importante programa social, a coordenadora do SPE da Secretaria de Saúde do Estado, Maria da Conceição Ramalha, e Damiana Felix da Secretaria do município já planejam instalar o SPE em Janduís o mais rápido possível.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

Esse projeto, alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios.

NOVA UNIDADE DA CASA DA FAMÍLIA SERÁ INAUGURADA DIA 02/08

A Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social Nailka Saldanha informa que a nova unidade da Casa da Família de Janduís será inaugurada no próximo dia 2 de agosto.

O município de Janduís foi contemplado com recursos para a instalação de um novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). De acordo com a secretária de Assistência Social Nailka Alencar Saldanha, o conjunto de atividades realizadas pela Casa da Família em prol do Município contribuiu significativamente para a instalação de um novo CRAS em Janduís.

A unidade será instalada no bairro São Bento e vai contar com profissionais da área de asssistência social e de psicologia, atuando naquela região da cidade. Além disso, o Município deverá receber novo coletivo para o programa Projovem Adolescente Urbano beneficiando, dessa forma, mais 25 jovens janduienses.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PSE PROMOVE SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DAS ZONAS URBANA E RURAL DE JANDUÍS


Alunos da rede municipal e estadual de ensino de Janduís estão recebendo acompanhamento de equipe multifuncional de saúde, através do Programa Saúde na Escola.

O projeto conta com médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos que fazem esse atendimento nas escolas, bem como palestras de sensibilização sobre prevenção e promoção em saúde. O Município recebeu do Governo Federal balanças, aparelhos de medidas de pressão arterial, fitas métricas e outros aparelhos utilizados para acompanhar o desenvolvimento físico dos alunos. O PSE acontece através de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

Os profissionais da saúde fazem esse atendimento em dias agendados nas escolas da zona urbana e rural de Janduís. Cada aluno possui ficha individual com seus dados e informações das avaliações médicas. Higiene, reeducação alimentar, escovação dos dentes, aplicação de flúor e importância das atividades físicas são apenas alguns dos pontos trabalhados pela equipe de saúde. Os professores também recebem treinamento específico que auxilia todo esse trabalho.

Até pela vocação cultural do município de Janduís, as atividades são recheadas com produção de cartazes informativos, peças e esquetes teatrais, espetáculos de dança e música, programas radiofônicos, exposição dos trabalhos e mostras culturais.

De acordo com a avaliação dos enfermeiros as crianças são encaminhadas para consultas clínicas no Centro de Saúde de Janduís. No caso de identificação de baixo peso, por exemplo, os alunos são enviados para o projeto Sala Especial da Creche Tia Alice, onde recebem um acompanhamento mais aprofundado, sobretudo no quesito nutricional. O resultado desse empenho é que o Município comemora o fato de em Janduís não existirem crianças desnutridas.



Fonte: Janduis Online
MUNICÍPIO É CONTEMPLADO COM PROJETO CRIANÇA 2000 DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

O Serviço Social da Indústria (SESI) contemplou o município de Janduís com o projeto Criança 2000. A metodologia do programa será apresentado ao representante da Prefeitura de Janduís no próximo dia 23 de julho, na sede do SESI, em Natal.

De acordo com informações do SESI, o Projeto Criança 2000 trabalha saúde, cultura, educação, atividades preventivas e educativas, saneamento básico e programas de responsabilidade social, bem como a imagem institucional dos municípios e empresas visitadas.

O Criança 2000 já realizou diversas ações nos municípios do Rio grande do Norte e todo o trabalho visa a formação de multiplicadores na comunidade que possibilitem a sua continuidade.

domingo, 18 de julho de 2010

Conhecendo Janduís...

Banco do Bradesco
Fotos: Praça Santa Teresinha

A Praça Santa Teresinha, primeira do município, ainda é o principal ponto de lazer dos janduienses. Por isso, o blog mostra fotos de algumas mudanças que aconteceu na Praça durante esses anos.

Foto 1: Essa é uma das primeiras fotos da Praça de Santa Teresinha...

Foto 2: Muito mais recente, Praça de cor verde...


Foto 3: Praça de Cor Amarela e Laranja

Foto 4: Dia em que começou a reforma da Praça em 2009...

Foto 5: Nova Praça Santa Teresinha, a reforma ainda não foi concluida.

sábado, 17 de julho de 2010

Formatura de Eritânia

Eritânia Freitas, filha de Cazuza, é mais uma janduiense com Ensino Superior, depois de 5 anos de muito estudo no Curso de Turismo da Faculdade Câmara Cascudo em Natal. Na última Sexta-Feira, dia 16 de Julho, ela recebeu o diploma junto com outros alunos de Turismo no Hotel PraiaMar. Parabéns Eritânia, todos nós da família estamos muito orgulhosos de você!


JURAMENTO DO BACHAREL EM TURISMO

Prometo, como Bacharel em Turismo, dedicar-me à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo, empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no Brasil e no Mundo; preservar a atividade como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre os povos, respeitando os princípios éticos da profissão e as leis do país.

Conhecendo Janduís...

Nova loja no Centro do Município

terça-feira, 13 de julho de 2010

Discoteca

Uma grande discoteca aconteceu Sábado, 10 de Julho, no Ponto Frio. Realização de Rossiny Produções!!

Continuando...

A Igreja de São Bento passou todos os dias da festa completamente cheia, não tinha espaço para todas as pessoas sentarem na Igreja e muitas precisaram assistir do lado de fora. A procissão de encerramento contou com grande número de pessoas que percorreram as principais ruas do Bairro.


Festa de São Bento

Durante a festa de São Bento foi inaugurada duas praças no município: Praça Hermilo Vieira e Praça Damião Cosme Gurgel.


Praça da Igreja de São Bento

Prefeito participou da inauguração das praças e de todos os dias de festejo na Igreja.

Placa da Praça Hermilo Vieira.

Praça com Parque e Academia.

Brinquedos na Praça divertem as crianças janduienses.
Muitas pessoas frequentam as novas praças durante todo dia e também pela noite.
O Segredo do Polvo...

Giro por Janduís

Festa de São Bento

Foi realizada mais uma grande Festa de São Bento em Janduís, superando todas as expectativas de público que marcou grande presença todos os dias da festa.

Novas Praças

O Prefeito Salomão Gurgel inaugurou 2 praças no bairro de São Bento, importantes obras para o desenvolvimento do bairro e todo o município.

Política

O prefeito Salomão também participou de importante movimentação política em Pau dos Ferros junto com Iberê Ferreira.

Cobertura do Blog


Ainda hoje o blog irá comentar tudo o que aconteceu durante a festa de São Bento.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Festa de São Bento


História

A fonte de todos os acontecimentos da vida de São Bento são os Diálogos de São Gregório Magno, que se baseou em fatos narrados por monges que conheceram pessoalmente São Bento.

Segundo São Gregório, São Bento foi filho de um nobre romano, tendo realizado os primeiros estudos na região de Núrsia (próximo à cidade italiana de Spoleto). Mais tarde, foi enviado a Roma para estudar retórica e filosofia, mas, tendo se decepcionado com a decadência moral da cidade, abandona logo a capital e se retira para Enfide (atual Affile). Ajudado por um abade da região chamado Romano, instalou-se em uma gruta de difícil acesso, a fim de viver como eremita. Depois de três anos nesse lugar, dedicando-se à oração e ao sacrifício, foi descoberto por alguns pastores, que divulgaram a fama de santidade.

A partir de então, foi visitado constantemente por pessoas que buscavam conselhos e direção espiritual. É então eleito abade de um mosteiro em Vicovaro, no norte da Itália. Por causa do regime de vida exigente, os monges tentaram envenená-lo, mas, no momento em que dava a bênção sobre o alimento,saiu da taça que continha o vinho envenenado uma serpente e o cálice se fez em pedaços. Com isso, São Bento resolve deixar a comunidade. Volta à caverna onde, recebendo grande quantidade de discípulos, funda diversos mosteiros. Em 529, por causa da inveja de um sacerdote da região, tem de se mudar para Montecassino, onde funda o mosteiro que viria a ser o fundamento da expansão da Ordem Beneditina. Em 540 escreve a Regula Monasteriorum (Regra dos Mosteiros). Morre em 547.

As representações de São Bento geralmente mostram, junto com o santo, o livro da Regra, um cálice quebrado e um corvo com um pão na boca, em memória ao pão envenenado que recebeu de um sacerdote invejoso. São Gregório conta que, por sua ordem, o corvo levou o pão até onde ninguém o encontrasse.

As relíquias de São Bento estão conservadas na cripta da Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire (Fleury), próximo a Orleáns e Germigny-des-Prés, no centro da França.


Santificação

Detalhe do altar-mor da Igreja de São Bento em OlindaDe acordo com a tradição, São Bento de Núrsia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo Diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado.

Além disso, em inúmeras vezes fora tentado efetivamente pelo Inimigo, além de ser ofendido e insultado de tal maneira que os irmãos de hábito que estavam ao seu redor podiam escutar as ofensas que ele recebia.

O Santo Varão, como também é chamado, vencia o Tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.
PROJETO CULTURAL LEVA MPB PARA AS PRAÇAS DE JANDUÍS


Um projeto cultural, realizado pela Companhia de Artes Filhos do Sol, está levando música popular brasileira para as praças públicas do município de Janduís. Além de boa música, o projeto “Encanto MPB na Praça” está capacitando 25 jovens janduienses com oficina de voz e violão, ministrada pelo cantor e compositor Marcos Lima.

De acordo com a equipe dos Filhos do Sol, o Encanto MPB tem como finalidade revitalizar e fortalecer as várias expressões da cultura local, vinculada ao desenvolvimento social e humano da juventude janduiense.

De acordo com o artista popular Daniel Vieira, coordenador da companhia, a meta é aprimorar, criar e fomentar habilidades musicais existentes no município de Janduís e contribuir, dessa forma, para que os jovens despertem interesse pela MPB, priorizando, sobretudo, aqueles em situação de risco.

O Encanto MPB vai funcionar de forma itinerante levando aos bairros de Janduís os diversos estilos da música popular do Brasil. O curso terá uma duração de cinco meses e carga horária de 76 horas dentro de 38 aulas e serão realizadas em praça pública com estandes montados ao ar livre.

Ao término do projeto será realizada uma mostra cultural com os resultados alcançados, envolvendo alunos e toda a comunidade janduiense.

Outra iniciativa do projeto Encanto MPB na Praça é a realização do programa “Anoitecer Cultural” que, além de levar música brasileira para as praças de Janduís, dará oportunidade para os alunos da oficina de música mostrarem todo o seu talento para a comunidade.

O projeto “Encanto MPB na Praça” está sendo viabilizado com recursos do Governo Federal, através do programa Microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura com investimentos da ordem de R$ 12.925,00 que estão sendo aplicados na compra de equipamentos de som, projetores, violões e material pedagógico para as oficinas.

São parceiros culturais do projeto Encanto MPB na Praça: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Microprojetos Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Banco do Nordeste do Brasil, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com a colaboração da Prefeitura de Janduís, Igreja de Santa Teresinha e sonorização de Carlos Som.

Fonte: Janduis Online

MUNICÍPIO VAI RECEBER PROJETO COZINHA BRASIL DO SESI

A secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Nailka Alencar Saldanha, participa nesta terça-feira, 06, de reunião, em Natal, que vai definir as datas em que o município de Janduís receberá o projeto Cozinha Brasil do SESI.

O objetivo do projeto é preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios como forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Trata-se de um programa de alimentação inteligente, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como mais uma ação do Programa Fome Zero, do Governo Federal, com apoio das Federações das Indústrias e Departamentos Regionais do SESI de todo o país.

O programa visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir, preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade.

Além disso, o programa vai orientar e conscientizar a população sobre captação, tratamento, armazenamento e consumo de água - essencial para a manutenção das condições de saúde e de produção.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Resultado da Pesquisa do Blog

72% da população aprovam o mandato de Salomão Gurgel
59% votaram ótimo, 13% bom, 10% regular, 17% ruim e 1% não sabe

Eleição em 2008


Invasão do Hospital

Salomão Gurgel Pinheiro, prefeito de Janduís. Nasceu no dia 10 de setembro de 1948. É casado com a senhora Nina Vassilievna Barinova, médica-neurologista.

Em 1970, pleiteou uma bolsa de estudos na Universidade da Amizade dos Povos Patrice Lumumba na União Soviética, onde estudou Medicina e fez pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica, é de conhecimento da população que Salomão precisou deixar o país para não "desaparecer" como muito dos amigos dele na época da ditadura. Em 1983 foi eleito pela primeira vez em Janduís, um momento dificil para prefeitos socialistas, mas Salomão não desistiu e Janduís cresceu mesmo com todos os tipos de perseguições de pessoas poderosas no estado, inclusive o prefeito precisou invadir o hospital do município já que sua entrada era proibida.

Anos depois Janduís continuou o processo de desenvolvimento com Bastim Gurgel (Irmão de Salomão). Bastim Gurgel também foi um grande alvo das famílias poderosas do estado que tentaram derrubar Salomão Gurgel. Depois deste mandato Janduís retrocedeu, elegendo prefeitos medíocres e sem compromisso com o município.

2004, Salomão Gurgel volta como canditado em Janduís, uma vitória histórica, mais de 800 votos na frente do segundo lugar. Não foi diferente em 2008 onde Salomão venceu por 600 votos de maioria. Durante este tempo o município voltou a crescer e em 2010 Janduís é a cidade que mais recebe investimentos no Médio Oeste. É verdade que a crise financeira que atacou todos os municípios também está em Janduís, assim como é verdade que falsos membros do PT estão unidos com o que existe de mais baixo na política janduiense. Mas é como Salomão Gurgel falou via twitter: "Apesar de psiquiatra, ele sabe extirpar o tumor, fazer a sutura e salvar".
Brasil 2014


Copa de 2010 infelizmente acabou para o Brasil, mas o patriotismo contínua e em 2014 a copa é aqui. Pra frente Brasil...
Giro por Janduís

Copa do Mundo

O pior aconteceu, Brasil perdeu para Holanda por 2x1 e sai da copa do mundo.

Investimentos na Zona Rural I

Governo Iberê perfuração e instala poços tubulares na zona rural de Janduis.

Investimento na Zona Rural II

Jozenildo Morais solicita obras para a Permissão: Construção de Praça Pública e reforma da quadra de esportes.

Anoitecer Cultural

Grupo Filhos do Sol deu início ao projeto Anoitecer Cultural, música de qualidade nas Praças de Janduís.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Festa de São Bento em Janduís de 9 até 11 de Julho
O Santo, o município e uma história

Em 1912 Canuto Gurgel do Amaral, futuro fundador do nosso município construiu uma igreja em homenagem ao Santo Padroeiro dos intercessores, São Bento. Graças ao trabalho e esforço de Canuto Gurgel, e sua grande família, o pequeno povoado ganhou forma de cidade e em 1962 São Bento do Bofete tornou-se o município de Janduís.

Depois de alguns anos Santa Teresinha das Rosas, doutora da igreja, foi escolhida a nova padroeira do município pelo grande número de devotos janduienses. Em outubro, mês de Santa Teresinha é realizada uma das maiores festas religiosas do estado. É importante lembrar que São Bento, mesmo depois de tantos anos, sempre participou dos eventos religiosos do nosso município.

2007, 95 anos depois da construção da primeira Igreja do município, a população janduiense, liderada pelo prefeito Salomão Gurgel, construiram uma pequena Capela no Bairro de São Bento. No começo a Capela era simples e pequena, assim como o Bairro onde as ruas ainda não eram calçadas, mas os janduienses compareceram e em 2010 a festa de São Bento irá começar já consolidada como uma das maiores da Região Oeste. A estrutura também avançou, O Bairro de São Bento agora conta com duas novas praças e foi calçadas inúmeras ruas, inclusive de frente a Igreja.


Veja algumas fotos do Bairro e da Igreja de São Bento:

Igreja de São Bento
Ruas Calçadas


Bairro de São Bento
Bairro de São Bento
SEMUT INCENTIVA FESTEJOS JUNINOS EM JANDUÍS


A Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo vem incentivando os festejos juninos pelas ruas da cidade de Janduís. Dentro de uma programação acordada com a própria comunidade, a Secretaria garante toda a infraestrutura para a celebração de São João e São Pedro por toda a cidade.

A primeira festa ocorreu na comunidade de Permissão no último dia 20 de junho. A Prefeitura garantiu o sanfoneiro Chiquito e Forró do Queijo e prêmios para concursos de dança entre os moradores da comunidade rural.

Nos últimos dias 25 e 26 de junho, a SEMUT deu apoio para a realização do Arraiá da Rua Moisés Gurgel e para o Arraiá da Escola Estadual Daniel Gurgel.

De acordo com o calendário acordado com a comunidade, a Secretaria de Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo vai apoiar a continuação dos festejos juninos nas seguintes ruas e datas com animação de Márcio Show:



Dia 02 de julho - Arraiá da Rua João Pinheiro de Almeida
Dia 03 de julho - Arraiá da Rua Canuto Gurgel
Dia 16 de julho - Arraiá da Rua Willame Ubirajara
Dia 17 de julho - Arraiá da Rua São Bento

Suposto telefonema entre Micarla e Aquino Neto destaca que Paulo Vagner roubou cheque do prefeito de Areia Branca

Um áudio veiculado no Youtube supostamente envolvendo a prefeita de Natal, Micarla de Souza, e o vereador Aquino Neto, coloca uma saia justíssima no governismo da capital.


Na ligação, Aquino leva duras denúncias à prefeita Micarla envolvendo o nome de Vagner, fato que deve gerar uma grande crise na base da prefeita natalense.


Em meios problemas apresentados pela voz atribuída a Aquino encontra-se a denúncia de que apresentador de TV se elegeu com o apoio de bandidos, e até mesmo um suposto roubo de um cheque pertencente ao prefeito de Areia Branca.


A gravação promete gerar muitos desdobramentos.


Fumacinha preta pras bandas da capital.


Veja o conteúdo do áudio.

http://www.youtube.com/watch?v=UTooEUiSuas&feature=player_embedded

Fonte: Giro pelo Estado

Giro Turístico

Santa Cruz

Imagem de 56 metros de altura de Santa Rita de Cássia


Em 1831, José Rodrigues da Silva, proprietário da Fazenda Cachoeira aliou-se aos irmãos João da Rocha e Lourenço da Rocha, novos donos de terras na localidade de Malhada do rio Trairi, povoado de Santa Rita da Cachoeira. A escolha do local para a implantação do núcleo populacional foi feita porque na localidade de Cachoeira não havia água suficiente para suprir as necessidades de uma população.

Logo, muitas casas surgiram, de forma alinhada, em torno da capela construída em homenagem a Santa Rita de Cássia, a qual José Rodrigues era devoto. O povoado foi mudando de nome com o passar dos anos. Depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e por último, para Santa Cruz.

Há uma lenda que justifica a origem do vínculo de Cruz aos nomes dados ao lugar, contada em diversas versões pelos habitantes do município: um missionário, ouvindo falar que os habitantes das ribeiras do rio Trairi sofriam as inclemências das secas, bem como ataques de animais ferozes e que entre eles havia lutas e rivalidades, resolveu visitar o povoado. Chegando lá, mandou fazer uma grande cruz com os ramos de uma árvore chamada inharé. Em frente a capela, um enorme buraco foi aberto e o missionário ordenou que nele todos jogassem suas armas, cobrissem o buraco com terra e ali fincassem a cruz. Então, disse o missionário — “virá um padre, muito estimado, que mandará retirar esta cruz para um monte; não consintam, pois esta é a Santa Cruz do Inharé”. Contam ainda que a árvore inharé era sagrada e que atraía toda sorte de males quando seus ramos eram quebrados. Depois que o missionário ergueu a cruz de Inharé, os malefícios cessaram, as fontes jorraram água e os animais tornaram-se mansos. No ano de 1835, com o nome de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se distrito.

A luta para transformar o distrito em município contou com a participação fundamental do padre Antônio Rafael Gomes de Melo, do Tenente coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes e dos fazendeiros Trajano José de Faria e Félix Antônio de Medeiros. Desmembrado do município de São José de Mipibu, no dia 11 de novembro de 1876, o distrito de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se município.

Em 1890, passou a ser chamado simplesmente de Santa Cruz.